Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2257
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDOLIVEIRA, E. F. S.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5446924530198606pt_BR
dc.contributor.advisor1CAVALCANTI, Alexsandro Bezerra.-
dc.contributor.advisor1IDCAVALCANTI, Alexsandro Bezerrapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9910076421632091pt_BR
dc.contributor.referee1LOURÊDO, Aldo Trajano.-
dc.contributor.referee2MATOS, Gilberto da Silva.-
dc.description.resumoNeste trabalho, será feita uma análise dos capítulos referentes ao conteúdo de Matemática Financeira em três livros didáticos do Ensino Médio; dois deles, datados de 2010 e 2014, adotados em escolas públicas de Campina Grande(PB), e o terceiro, mais antigo, publicado em 1995, para que seja possível ter, também, uma ideia da evolução da abordagem desse conteúdo ao longo desse período. Como referências para a análise dos livros, foram usadas as orientações oficias, da Constituição Federal do Brasil, e, principalmente, as leis e as diretrizes da educação básica, que norteiam as metas e os objetivos a serem alcançadas pelo sistema de ensino do país. Dessa forma, sob um olhar crítico em torno dos livros analisados pelos parâmetros elencados, foram feitas considerações, prestigiando os pontos positivos de cada livro e, simultaneamente, propondo mudanças quando assim for necessário.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Ciências e Tecnologia - CCTpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA EM REDE PROFMAT (SBMAT)pt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqMatemáticapt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.titleMatemática financeira em alguns livros didáticos: um olhar crítico.pt_BR
dc.date.issued2018-10-10-
dc.description.abstractIn this work, an analysis of the chapters concerning the content of Financial Mathematics will be done in three high school textbooks: two of them, dated 2010 and 2014, adopted in public schools in Campina Grande (PB), and the third, published in 1995, so that it is also possible to have an idea of the approach of this content throughout this period. As reference for the analysis of the books, the official guidelines of the Federal Constitution of Brazil were used, and especially the laws and guidelines of basic education, which guide the goals and objectives to be achieved by the country’s education system. Thus, under a critical look around the books analyzed by the parameters listed, considerations were made, highlighting the positive points of each book and simultaneously proposing changes when necessary.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2257-
dc.date.accessioned2018-11-22T16:40:46Z-
dc.date.available2018-11-22-
dc.date.available2018-11-22T16:40:46Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectLivros didáticospt_BR
dc.subjectMatemática financeirapt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectDidatic bookspt_BR
dc.subjectFinancial mathpt_BR
dc.subjectHigh schoolpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorOLIVEIRA, Émerson Fittipaldi Suassuna de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.description.sponsorshipCapespt_BR
dc.identifier.citationOLIVEIRA, É. F. S. de. Matemática financeira em alguns livros didáticos: um olhar crítico. 2018. 108 f. Dissertação (Mestrado profissional em Matemática) – Programa de Pós-Graduação em Matemática, Centro de Ciência e Tecnologia, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2257pt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Matemática em Rede PROFMAT

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ÉMERSON FITTIPALDI SUASSUNA DE OLIVEIRA – DISSERTAÇÃO (PPGMAT) CCT 2018.pdfÉmerson Fittipaldi Suassuna de Oliveira – DISSERTAÇÃO (PPGMAT) CCT 20182.32 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.