Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22585
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDRIBEIRO, E. P.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0270143236356835pt_BR
dc.contributor.advisor1ARAÚJO, Sérgio Murilo Santos de.
dc.contributor.advisor1IDARAÚJO, S. M. S.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6693832655779279pt_BR
dc.description.resumoEste artigo científico versa sobre a utilização do cinema como ferramenta pedagógica para o ensino de Geografia, tendo como objeto de estudo a Escola Estadual de Ensino Fundamental Nossa Senhora do Rosário, em Campina Grande-PB. A pesquisa teve como objetivo principal diagnosticar a realidade de inserção do cinema nas aulas de geografia da Escola e, posteriormente, discutir maneiras para a melhoria da inclusão desse recurso audiovisual nas aulas da disciplina. A utilização de filmes em sala de aula, já é uma prática relativamente difundida nas escolas, porém, a maior dificuldade talvez resida na escolha desses filmes e na maneira de como utilizá-los em sala de aula. É partindo desta perspectiva que se justifica a relevância do presente estudo. Os procedimentos metodológicos adotados foram sistematizados da seguinte maneira: a) Estudo bibliográfico; b) Contato com a escola e professores de geografia da mesma; c) Levantamento, por meio de questionários, com os professores e alunos; d) Analise e sistematização dos dados coletados no levantamento; e) Estudo e analise de gabinete. Em termos gerais, percebemos que os filmes são instrumentos pedagógicos bastante difundidos na escola do Rosário, tendo em vista que, os professores de geografia afirmaram considerar importante a utilização do mesmo e que utilizam o recurso sempre que possível em suas aulas e de maneira adequada. Quanto aos alunos, observa-se que a maioria dos entrevistados afirmou gostar de assistir filmes e que conseguem prestar mais atenção às aulas e consequentemente aprender mais quando o professor utiliza o recurso audiovisual nas aulas de Geografia.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqGeografiapt_BR
dc.titleA utilização de filmes como ferramenta pedagógica na Escola Nossa Senhora do Rosário em Campina Grande - PB.pt_BR
dc.date.issued2015
dc.description.abstractThis scientific paper deals with the use of film as a pedagogical tool for teaching geography, with the object of study Primary Education State School Our Lady of the Rosary in Campina Grande-PB. The research aimed to diagnose the reality of insertion of the film in geography classes at school and then discuss ways to improve the inclusion this visual aid in class discipline. The use of films in the classroom, it is a relatively common practice in schools, however, perhaps the greatest difficulty lies in the choice of these films and the way of using them in the classroom. It is starting from this perspective that justifies the relevance of this study. The adopted methodological procedures were summarized as follows: a) bibliographic study; b) Contact with the school and geography teachers of the same; c) Survey, using questionnaires, with teachers and students; d) Review and systematization of data collected in the survey; e) Study and analysis of case. In general, we see that the films are educational tools widespread in the Rosary school, considering that, geography teachers said consider important to use the same and using the resource whenever possible in their classes and appropriately. As students, we observe that the majority of respondents stated enjoy watching movies and who can pay more attention in class and consequently learn more when the teacher uses the visual aid in Geography lessons.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22585
dc.date.accessioned2021-12-17T17:54:51Z
dc.date.available2021-12-17
dc.date.available2021-12-17T17:54:51Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEnsino de Geografiapt_BR
dc.subjectFilme como ferramenta pedagógicapt_BR
dc.subjectCinema e educaçãopt_BR
dc.subjectEscola Nossa Senhora do Rosário - Campina Grande - PB.pt_BR
dc.subjectGeografia e cinemapt_BR
dc.subjectRecurso didático - filmept_BR
dc.subjectTeaching geographypt_BR
dc.subjectFilm as a teaching toolpt_BR
dc.subjectCinema and educationpt_BR
dc.subjectNossa Senhora do Rosário School - Campina Grande - PB.pt_BR
dc.subjectGeography and cinemapt_BR
dc.subjectTeaching resource - filmpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorRIBEIRO, Estanley Pires.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe use of films as a pedagogical tool at Escola Nossa Senhora do Rosário in Campina Grande - PB.pt_BR
dc.identifier.citationRIBEIRO, Estanley Pires. A utilização de filmes como ferramenta pedagógica na Escola Nossa Senhora do Rosário em Campina Grande - PB. 2015. 23f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo), Curso de Licenciatura em Geografia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22585pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Geografia CH - Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ESTANLEY PIRES RIBEIRO - TCC ARTIGO LIC GEOGRAFIA CH 2015.pdfEstanley Pires Ribeiro - TCC Artigo Lic Geografia CH 2015.351.49 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.