Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22587
Title: Educação inclusiva: o ensino de Geografia para alunos surdos na Escola Estadual Deputado Carlos Pessoa Filho em Aroeiras - PB.
Other Titles: Inclusive education: teaching Geography for deaf students at the State School Deputado Carlos Pessoa Filho in Aroeiras - PB.
???metadata.dc.creator???: ANDRADE, Dannilo Egito de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: AZEVEDO, Sérgio Luiz Malta de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: ARAÚJO, Sérgio Murilo Santos de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: ONOFRE, Eduardo Gomes.
Keywords: Educação inclusiva;Ensino de Geografia;Educação Especial;Alunos surdos;Surdez e educação;Escola Estadual Deputado Carlos Pessoa Filho - Aroeiras - PB;Educação de surdos;Inclusive education;Teaching geography;Special education;Deaf students;Deafness and education;State School Deputy Carlos Pessoa Filho - Aroeiras - PB;Deaf education;Educación inclusiva;Enseñanza de la geografía;Educación especial;Estudiantes sordos;Sordera y educación;Diputado de la Escuela del Estado Carlos Pessoa Filho - Aroeiras - PB;Educación para sordos
Issue Date: 14-Apr-2015
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: ANDRADE, Dannilo Egito de. Educação inclusiva: o ensino de Geografia para alunos surdos na Escola Estadual Deputado Carlos Pessoa Filho em Aroeiras - PB. 2015. 31f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo), Curso de Licenciatura em Geografia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22587
???metadata.dc.description.resumo???: A geografia em sua essência traz o desafio como ciência de explicar as transformações ocorridas no espaço geográfico. Dessa forma este trabalho visa elencar as complexidades de trabalhar a disciplina com alunos surdos e têm como objetivo analisar as estratégias e dificuldades encontradas no ensino de Geografia para alunos surdos inclusos no ensino regular da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Deputado Carlos Pessoa Filho, em Aroeiras-PB. Nesse sentido tomamos como pressuposto a necessidade educacional dessa parcela do corpo discente e a relação professor/aluno, para compreender o nível de aprendizagem dos alunos portadores de surdez através das atividades realizadas em sala de aula. Constatou-se com a pesquisa que, os alunos surdos têm condições de compreensão dos conteúdos, bem como de desenvolver a alfabetização geográfica. Porém para que o ensino de Geografia seja melhor ensinado e aprendido é necessário utilização de materiais didáticos que não fiquem presos apenas à escrita, visto que para o portador da surdez a língua portuguesa é por vezes complexa e só pode ser compreendida se houver anteriormente um domínio da Língua de Sinais. Para atingir o objetivo proposto neste trabalho fez-se necessário: 1) estudos bibliográficos e documentais com o intuito de analisar tal problemática; 2) observação direta em sala de aula para compreender na prática como se dá a formação dos professores para o atendimentos à pessoa surda e, as dificuldades para ensinar geografia; 3) aplicação de questionário semiestruturado aos professores, intérpretes e alunos surdos, de modo a registrar as principais questões que norteiam ou impedem o processo de inclusão.
???metadata.dc.description.resumen???: La geografía en su esencia plantea el reto de la ciencia para explicar los cambios que se producen en el espacio geográfico. Así, este trabajo pretende enumerar las complejidades de trabajar con estudiantes sordos y disciplina han de analizar las estrategias y las dificultades encontradas en Geografía de enseñanza para los estudiantes sordos incluido en la educación general en la Escuela Estatal de Educación Básica y Media Deputado Carlos Pessoa Filho, en Aroeiras-PB. En este sentido tomamos por sentado las necesidades educativas de esta porción de la población estudiantil y la relación profesor / alumno, a entender el nivel de aprendizaje de los estudiantes sordos a través de actividades en el aula. Se encontró a través de la investigación que los estudiantes sordos son capaces de entender el contenido y el desarrollo de la alfabetización geográfica. Pero para la Geografía de la educación es mejor enseñar y aprender es necesario uso de materiales de enseñanza que no se capturan sólo a la escritura, en cuanto a soporte sordera portugués es a veces complejo y sólo se puede entender si hay previamente un dominio de la Lengua de Signos. Para lograr el objetivo propuesto en este trabajo fue necesario: 1) estudios bibliográficos y documentales con el fin de examinar esta cuestión; 2) la observación directa en el aula para entender en la práctica cómo es la formación de profesores para atender a las personas sordas y las dificultades para enseñar geografía; 3) cuestionario a profesores, intérpretes y estudiantes sordos semi-estructurada con el fin de registrar las cuestiones clave que impulsan u obstaculizan el proceso de inclusión.
Keywords: Educação inclusiva
Ensino de Geografia
Educação Especial
Alunos surdos
Surdez e educação
Escola Estadual Deputado Carlos Pessoa Filho - Aroeiras - PB
Educação de surdos
Inclusive education
Teaching geography
Special education
Deaf students
Deafness and education
State School Deputy Carlos Pessoa Filho - Aroeiras - PB
Deaf education
Educación inclusiva
Enseñanza de la geografía
Educación especial
Estudiantes sordos
Sordera y educación
Diputado de la Escuela del Estado Carlos Pessoa Filho - Aroeiras - PB
Educación para sordos
???metadata.dc.subject.cnpq???: Geografia
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22587
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Geografia CH - Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DANNILO EGITO DE ANDRADE - TCC ARTIGO LIC GEOGRAFIA CH 2015.pdfDannilo Egito de Andrade - TCC Artigo Lic Geografia CH 2015.1.57 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.