Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22588
Title: Filmes de animação como recurso didático para o ensino de Geografia na educação básica.
Other Titles: Animation films as a didactic resource for teaching Geography in basic education.
???metadata.dc.creator???: LAURINO, Maria do Socorro Vieira.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: DIAS, Angélica Mara de Lima.
Keywords: Ensino de Geografia;Filme como recurso didático;Recurso didático filme;Cinema e educação;Filmes de animação e ensino de Geografia;Geografia escolar;Recursos cinematográficos - sala de aula;Teaching geography;Film as a teaching resource;Film teaching resource;Cinema and education;Animation Films and Geography Teaching;School geography;Cinematic Resources - Classroom
Issue Date: 11-Nov-2015
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: LAURINO, Maria do Socorro Vieira. Filmes de animação como recurso didático para o ensino de Geografia na educação básica. 2015. 25f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo), Curso de Licenciatura em Geografia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22588
???metadata.dc.description.resumo???: Na tentativa de analisar como se utilizar recursos cinematográficos em sala de aula, em especial nas aulas de Geografia, na ânsia de torná-la mais atrativa, esse artigo se propõe a discutir como trabalhar os conteúdos geográficos a partir de recursos midiáticos, neste caso, filmes de animação. Acreditamos que esta seja uma proposta metodológica significativa capaz de auxiliar o professor no processo do ensino-aprendizagem na educação básica. Para tanto, usamos autores como Pontuscka (2007), Carvalho (1925), Albuquerque (2011), Dias (2013), dentro outros como aporte teórico e nos embasamos nos pressupostos da pesquisa qualitativa para a prática empírica. Esta se deu na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio José Joffily – CAIC - Campina Grande-PB como parte das atividades desenvolvidas no Programa de Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência- PIBID/subprojeto Geografia.
Abstract: In the attempt to analyse how o use cinematographic resources in the classroom, especially in geography classes, this article proposes to discuss how to work the geographic content from media resources, in this case, animated movies. We belive this is a significant methodological proposal capable of helping the teacher in the teaching-learning process in basic education. To do so, we use authors as Pontuscka (2007), Carvalho (1925), Albuquerque (2011), Dias (2013), and other theoretical support and we base ourselves on the assumptions of qualitative research to empirical use. This took placr in the state middle and high school Jose Joffily -CAICCampina Grande-PB as part of the activities developed in the program of establishing the teaching initiation scholarship -PIBID/ Geography Subproject.
Keywords: Ensino de Geografia
Filme como recurso didático
Recurso didático filme
Cinema e educação
Filmes de animação e ensino de Geografia
Geografia escolar
Recursos cinematográficos - sala de aula
Teaching geography
Film as a teaching resource
Film teaching resource
Cinema and education
Animation Films and Geography Teaching
School geography
Cinematic Resources - Classroom
???metadata.dc.subject.cnpq???: Geografia
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22588
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Geografia CH - Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARIA DO SOCORRO VIEIRA LAURINO - TCC ARTIGO LIC GEOGRAFIA CH 2015.pdfMaria do Socorro Vieira Laurino - TCC Artigo Lic Geografia 2015.649.42 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.