Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22596
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDCOSTA, G. B. S.pt_BR
dc.contributor.advisor1CARVALHO, Luiz Eugênio Pereira.
dc.contributor.advisor1IDCARVALHO, L. E. P.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6289433533777830pt_BR
dc.description.resumoAtualmente, a escola vem sendo palco de grandes transformações diante das novas tecnologias. E os profissionais da educação tem que desenvolver suas competências para acompanhar os avanços das novas tecnologias de aprendizagem. Estas ferramentas de ensino estão cada vez mais em concorrência com os professores, de tal forma que, se estes não acompanharem essas mudanças, ficarão empobrecidos de conhecimentos. Diante dessa realidade, o objetivo desta pesquisa foi analisar o uso das novas tecnologias e a competência dos professores nas atividades de ensino e aprendizagem de Geografia em escolas públicas no Município de Remígio-PB. Os objetivos específicos foram: a) identificar de que maneira são utilizadas as novas tecnologias no ensino de geografia; b) listar os equipamentos tecnológicos disponíveis aos professores de geografia; c) diagnosticar as dificuldades enfrentadas pelos professores no uso das novas tecnologias. Para tanto, foi realizada uma revisão bibliográfica, um levantamento sobre a disponibilidade dos aparelhos usados como material didático nas escolas estudadas, e em seguida foi aplicado um questionário online contendo perguntas objetivas e discursivas acerca das competências dos professores de Geografia sobre as novas tecnologias. Conforme análise dos dados obtidos pela pesquisa, conclui-se que os resultados apontam para a necessidade de uma melhor capacitação profissional dos professores em suas competências para com o uso de novas tecnologias, diante do enlace ensino-aprendizagem em Geografia.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqGeografiapt_BR
dc.titleCompetências do professor do século XXI e novas tecnologias no ensino de Geografia: estudo de caso em escolas do município de Remígio - PB.pt_BR
dc.date.issued2015
dc.description.abstractCurrently, the school has been the scene of great change in the face of new technologies. The education professionals have to develop your competences to accompany this technological advancement. These teaching tools are increasingly in competition with the teachers and if they will not follow, they will become poorer knowledge. Given this reality, the objective of this research was to analyze the use of new technologies and the competence of teachers in teaching and learning Geography in public schools in the municipality of Remigio-PB. The specific objectives were: a) identify how new technologies are used in teaching geography; b) list the technological equipment available to teachers of geography; c) diagnose the difficulties faced by teachers in the use of new technologies. Therefore, a literature review was conducted a survey on the availability of devices used as teaching material in schools studied, and then was applied an online questionnaire containing and open-ended questions about the competence of Geography teachers on new technologies. As analysis of the data obtained from the survey, it can be concluded that the results point to the need for better professional training of teachers in their competences towards the use of new technologies on the teaching-learning link in Geography.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22596
dc.date.accessioned2021-12-17T19:02:10Z
dc.date.available2021-12-17
dc.date.available2021-12-17T19:02:10Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEnsino de Geografiapt_BR
dc.subjectCompetência do professorpt_BR
dc.subjectNovas tecnologias e ensino de Geografiapt_BR
dc.subjectEstudo de casopt_BR
dc.subjectRemígio - PB - ensino de Geografiapt_BR
dc.subjectPrática docentept_BR
dc.subjectFormação do professor de geografiapt_BR
dc.subjectRelação professor-alunopt_BR
dc.subjectTecnologia e educação básicapt_BR
dc.subjectTecnologias da informação e comunicação - TICpt_BR
dc.subjectFotos - Escola Estadual Dr. Cunha Lima - Remígio - PBpt_BR
dc.subjectFotos - Escola José Bronzeado Sobrinho - Remígio - PBpt_BR
dc.subjectFotos - Laboratório de informática - Escola Gercina Eloy - Remígio - PBpt_BR
dc.subjectTeaching geographypt_BR
dc.subjectTeacher competencept_BR
dc.subjectNew Technologies and Geography Teachingpt_BR
dc.subjectCase studypt_BR
dc.subjectRemigio - PB - teaching Geographypt_BR
dc.subjectTeaching practicept_BR
dc.subjectGeography teacher trainingpt_BR
dc.subjectTeacher-student relationshippt_BR
dc.subjectTechnology and basic educationpt_BR
dc.subjectInformation and Communication Technologies - ICTpt_BR
dc.subjectPhotos - Dr. Cunha Lima State School - Remígio - PBpt_BR
dc.subjectPhotos - José Bronzeado Sobrinho School - Remígio - PBpt_BR
dc.subjectPhotos - Computer Laboratory - Gercina Eloy School - Remígio - PBpt_BR
dc.subjectPhotos - Computer Laboratory - Gercina Eloy School - Remígio - PBpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorCOSTA, Gabrielly Balbino de Souza.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternative21st century teacher competences and new technologies in geography teaching: a case study in schools in the city of Remígio - PB.pt_BR
dc.identifier.citationCOSTA, Gabrielly Balbino de Souza. Competências do professor do século XXI e novas tecnologias no ensino de Geografia: estudo de caso em escolas do município de Remígio - PB. 2015. 47f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em Geografia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22596pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Geografia CH - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GABRIELY BALBINO DE SOUZA COSTA - TCC MONOGRAFIA LIC GEOGRAFIA CH 2015.pdfGabrielly Balbino de Souza Costa - TCC Monografia Lic Geografia 2015.820.36 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.