Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/225
Title: O letramento literário e a poesia popular: leitura crítica de Patativa do Assaré para o 9º ano do Ensino Fundamental.
Other Titles: Literary literacy and popular poetry: critical reading of Patativa do Assaré for the 9th year of Elementary Education.
???metadata.dc.creator???: ROCHA, Wagner David.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SOUSA, Elri Bandeira de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: RODRIGUES, Manoel Freire.
???metadata.dc.contributor.referee2???: MEDEIROS, Lígia Regina Calado de.
Keywords: Poesia popular;Letramento literário;Leitura crítica;Patativa do Assaré;Ensino de língua portuguesa;Critical reading;Literary literacy;Popular poetry;Ensino de língua portuguesa
Issue Date: 3-Nov-2016
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: ROCHA, Wagner David. O letramento literário e a poesia popular: leitura crítica de Patativa do Assaré para o 9º ano do ensino fundamental. 2016. 131f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS), Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras - Paraíba - Brasil, 2016.
???metadata.dc.description.resumo???: Esta dissertação versa sobre o tema do letramento literário por meio da leitura crítica da poesia popular de Patativa do Assaré na sala de aula. A hipótese aqui desenvolvida é de que a literatura de cordel seja entendida como um recurso lúdicodidático que possibilita aproximar os alunos dos textos literários, fazer presente a leitura literária na escola e, através dela, formar os educandos para o letramento literário. A análise e a interpretação dos dados aqui apresentados são fundamentados, inicialmente, em obras que abordam questões essenciais sobre o ensino de literatura, sobre o letramento literário, sobre a literatura de cordel, sobre Patativa do Assaré, sobre o uso da poesia popular na formação de leitores e sobre sequência didática. Para tanto, o trabalho divide-se em quatro partes. O primeiro capítulo analisa a literatura na sala de aula com seus problemas e suas perspectivas. O segundo capítulo discute o letramento literário, contrapondo o cenário ideal e o cenário real. O terceiro capítulo trata da poesia popular de tradição oral e sua relação com a cultura, com a cultura popular e com o folclore. O quarto e último capítulo discute especificamente a poesia na sala de aula, enfatizando a poesia popular de Patativa do Assaré na formação de leitores, bem como apresenta uma sequência didática básica como proposta de intervenção em letramento literário para o 9º ano do ensino fundamental. Na conclusão são traçados os paralelos entre o letramento literário e a literatura popular, ressaltando seus pontos de contato e indicando que esta última pode ocupar um importante lugar na formação de leitores literários.
Abstract: This thesis deals with the theme of literary literacy through critical reading of popular poetry Patativa do Assaré in the classroom. The hypothesis developed here is that the literature of twine is understood as a ludic didactic resource that allows students to approach literary texts, to present the literary reading in school and, through it, to train students to literary literacy. The analysis and interpretation of the data presented here are initially based on works that address essential questions about literature teaching, literary literacy, cordel literature, Patativa do Assaré, the use of popular poetry in Formation of readers and on didactic sequence. To this end, the work is divided into four parts. The first chapter reviews the literature in the classroom with their problems and prospects. The second chapter discusses the literary design, opposing the ideal scenario and the real scenario. The third chapter deals with the popular poetry of oral tradition and its relation with a culture, with a popular culture and with folklore. The fourth and last chapter specifically describes a poetry in the classroom, emphasizing a popular poetry of Patativa do Assaré in the formation of readers, as well as present a basic didactic sequence as a proposal of intervention in literary text for the 9th year of elementary school. In conclusion are the parallels between the literary literacy and popular literature, highlighting their points of contact and indicating that the latter can occupy an important place in the formation of literary readers.
Keywords: Poesia popular
Letramento literário
Leitura crítica
Patativa do Assaré
Ensino de língua portuguesa
Critical reading
Literary literacy
Popular poetry
Ensino de língua portuguesa
???metadata.dc.subject.cnpq???: Letras.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/225
Appears in Collections:Mestrado em Letras em Rede - PROFLETRAS - (Cajazeiras).

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
WAGNER DAVID ROCHA - DISSERTACAO PROFLETRAS. 2016.pdfWagner David Rocha - Dissertação PROFLETRAS. 2016.1.56 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.