Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22600
Title: Ensino de Geografia: uma análise da construção espacial rural-urbana.
Other Titles: Teaching Geography: an analysis of rural-urban spatial construction.
???metadata.dc.creator???: COSTA NETO, José Geraldo da.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: LIRA, Sônia Maria de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: DIAS, Angélica Mara de Lima.
???metadata.dc.contributor.referee2???: FARIAS, Paulo Sérgio Cunha.
Keywords: Ensino de geografia;Construção espacial rural-urbana;Espaço rural;Espaço urbano;Estudo do meio;Escola Municipal Tertuliano Maciel - Campina Grande - PB;Bairro do Ligeiro - Campina Grande - PB;Comunidade do Ligeiro - Campina Grande - PB;Fotos - Comunidade do Ligeiro - Campina Grande - PB;Geography teaching;Rural-urban spatial construction;Rural space;Urban space;Middle study;Tertuliano Maciel Municipal School - Campina Grande - PB;Ligeiro District - Campina Grande - PB;Photos - Comunidade do Ligeiro - Campina Grande - PB;Ligeiro Community - Campina Grande - PB
Issue Date: 18-Mar-2015
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: COSTA NETO, José Geraldo da. Ensino de Geografia: uma análise da construção espacial rural-urbana. 2015. 51f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em Geografia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22600
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho busca analisar o processo de construção do conhecimento geográfico a partir da metodologia do estudo do meio realizada com alunos da Escola Municipal Tertuliano Maciel. Desse modo, verificamos de que forma os estudantes observam a configuração espacial da comunidade de Ligeiro bem como a influência da cidade de Campina Grande sobre esta franja urbana-rural. A área estudada compreende uma zona intermunicipal entre Campina Grande e Queimadas no Estado da Paraíba. Os procedimentos metodológicos adotados durante a construção desta monografia seguiram etapas fundamentais, a saber: levantamento bibliográfico, caracterização da área, planejamento do roteiro de campo, preparação da turma para a realização do estudo do meio, registro de fotografias e vídeos, atividade de retorno de campo e análise empírica dos resultados alcançados. Partimos da concepção pedagógica que considera os estudantes como sujeitos ativos na elaboração do saber sistematizado. Tal fato acontece perante uma ação planejada e mediada pelo professor para que o aluno chegue ao nível de internalização de conceitos. Uma das etapas pretendidas com o estudo do meio é que os alunos pensem o seu espaço, confrontando os conceitos científicos (geográficos, outros) e os conceitos cotidianos, aqueles adquiridos pela prática socioespacial. Por isso, foi encaminhado o estudo do meio no distrito de Ligeiro, a partir da análise conceitual sobre urbano, rural, franja urbana, entre outros. Além disso, foi feita a representação destes territórios, analisando suas inter-relações socioespaciais.
Abstract: This work aims to analyse the process of construction of the geographic knowledge from the study methodology of the environment used with students of Municipal School Tertuliano Maciel. Thus, we verified the way the students observe the spatial configuration of the community of Ligeiro as well as the influence of the city of Campina Grande on this urban-rural fringe. The studied area covers an intermunicipal zone between Campina Grande and Queimadas, in the State of Paraíba. The methodological procedures adopted during the construction of this monograph followed fundamental stages, namely: bibliographical research, characterization of the area, planning field script, preparation of the group for the realization of the environmental study, recording photos and videos, field return activity and empyrical analysis of the results achieved. It starts with the pedagogical conception that considers the students as active subjects in the preparation of the systematized knowledge. Such fact happens before a planned action mediated by the teacher for the student reaches the level of internalization of the concepts. One of the intended stages with the study of the environment is that the students think their space, confronting the scientific concepts (geographical, others) and everyday concepts, those acquired by the sociospatial practice. Therefore, it was referred a study of the environment of the district of Ligeiro, from the conceptual analysis of urban, rural, urban fringe among others. As well, it was made a representation of these territories, analysing the socio-spatial interrelationships.
Keywords: Ensino de geografia
Construção espacial rural-urbana
Espaço rural
Espaço urbano
Estudo do meio
Escola Municipal Tertuliano Maciel - Campina Grande - PB
Bairro do Ligeiro - Campina Grande - PB
Comunidade do Ligeiro - Campina Grande - PB
Fotos - Comunidade do Ligeiro - Campina Grande - PB
Geography teaching
Rural-urban spatial construction
Rural space
Urban space
Middle study
Tertuliano Maciel Municipal School - Campina Grande - PB
Ligeiro District - Campina Grande - PB
Photos - Comunidade do Ligeiro - Campina Grande - PB
Ligeiro Community - Campina Grande - PB
???metadata.dc.subject.cnpq???: Geografia
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22600
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Geografia CH - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JOSÉ GERALDO DA COSTA NETO - TCC MONOGRAFIA LIC GEOGRAFIA CH 2015.pdfJosé Geraldo da Costa Neto - TCC Monografia Lic Geografia 2015.1.91 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.