Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22602
Title: Uma análise política do Programa PNLD na Escola Raul Córdula: viabilidade, efetividade e processo.
Other Titles: A political analysis of the PNLD Program at Escola Raul Córdula: feasibility, effectiveness and process.
???metadata.dc.creator???: SILVA, Severino Prudêncio da.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: DIAS, Angélica Mara de Lima.
???metadata.dc.contributor.referee1???: RAMALHO, Maria do Socorro.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SOUSA, Thiago Romeu.
Keywords: Programa Nacional do Livro Didático - PNLD;Livro didático de Geografia;Análise política - Programa Nacional do Livro Didático - PNLD;PNLD - Programa Nacional do Livro Didático;Escola Raul Córdula - Campina Grande - PB;Ensino de Geografia;Fotos - Escola Raul Córdula - Campina Grande - PB;National Textbook Program - PNLD;Geography textbook;Political analysis - National Textbook Program - PNLD;PNLD - National Textbook Program;Raul Córdula School - Campina Grande - PB;Teaching geography;Photos - Raul Córdula School - Campina Grande - PB
Issue Date: Nov-2015
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SILVA, Severino Prudêncio da. Uma análise política do Programa PNLD na Escola Raul Córdula: viabilidade, efetividade e processo. 2015. 40f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em Geografia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22602
???metadata.dc.description.resumo???: No contexto no qual está inserida a educação no Brasil, o ensino básico na rede pública brasileira é um problema complexo no qual se ligam diversos caminhos entrelaçados por um fator comum, o ensino e aprendizagem. Caminhos estes que podem sofrer influências de eventos e processos de várias escalas nos quais muitas vezes a prioridade não é a educação, consequentemente pode acarretar uma precarização do ensino público. Assim sendo, este trabalho tem como objetivo, realizar uma análise do programa PNLD na escola Raul Córdula, buscando entender o processo de escolha do livro didático e qual a efetividade do mesmo no ensino de Geografia na instituição. Para chegarmos ao nosso propósito, foi realizado um diagnóstico físico e pedagógico, com a finalidade de entender em qual cenário se estabelece o livro na escola campo de pesquisa, isso posto, a coleta de dados foi feita através de questionários semiestruturados sobre o tema abordado e aplicados para a diretoria e os professores de Geografia, por entendermos que são as fontes mais seguras das que podemos consultar sobre a temática na instituição citada. Com a análise da escola, percebemos que a mesma possui boas condições, com relação ao espaço físico, material didático, e outros recursos disponíveis através de programas governamentais, o livro didático é o principal recurso em sala de aula, nesse contexto, a escolha do livro na mesma embora seja bem elaborada pelos professores, é um pouco equivocada, devido a os professores não analisarem todas as obras oferecidas pelo PNLD.
Abstract: The context in which it operates education in Brazil, Basic education in Brazilian public schools is a very complex issue on which binds many ways intertwined by a common factor, teaching and learning. These paths that can be influenced by events and processes of various scales in which many times the priority is not education thus can lead to a precarious public education. Therefore, the this paper aims, conduct an analysis of PNLD program, in school Raul Cordula, trying to understand the process of choosing the textbook and that the effectiveness of it in geography teaching at the institution. To reach our purpose, we performed a physical and pedagogical diagnosis, in order to understand in which scenario is established book at school search field, it said, the data collection was made through semi-structured questionnaires on the topic and applied to the board and Geography teachers, because we believe that are the strongest sources from which we can consult on the subject in this institution. With the school's analysis, we realize that it has good conditions with respect to physical space, educational materials, and other resources available through government programs, the textbook is the main resource in the classroom, in this context, the choice of book at the same although it is well thought out by teachers, it is somewhat misleading, because the teachers do not analyze all the works offered by PNLD.
Keywords: Programa Nacional do Livro Didático - PNLD
Livro didático de Geografia
Análise política - Programa Nacional do Livro Didático - PNLD
PNLD - Programa Nacional do Livro Didático
Escola Raul Córdula - Campina Grande - PB
Ensino de Geografia
Fotos - Escola Raul Córdula - Campina Grande - PB
National Textbook Program - PNLD
Geography textbook
Political analysis - National Textbook Program - PNLD
PNLD - National Textbook Program
Raul Córdula School - Campina Grande - PB
Teaching geography
Photos - Raul Córdula School - Campina Grande - PB
???metadata.dc.subject.cnpq???: Geografia
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22602
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Geografia CH - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SEVERINO PRUDÊNCIO DA SILVA - TCC MONOGRAFIA LIC GEOGRAFIA CH 2015.pdfSeverino Prudêncio da Silva - TCC Monografia Lic Geografia CH 2015.629.46 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.