Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22607
Title: Conhecimentos de língua portuguesa e relações com a prática profissional em concursos públicos de nível médio.
???metadata.dc.creator???: LIVRAMENTO, Kátia Bezerra do.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: RAFAEL, Edmilson Luiz.
???metadata.dc.contributor.referee1???: ARAÚJO, Denise Lino de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: RIBEIRO, Roziane Marinho.
???metadata.dc.contributor.referee3???: XAVIER, Manassés Morais.
Keywords: Concurso público;Provas escritas;Língua portuguesa;Prática profissional;Examen público;Exámenes escritos;Conocimiento de la lengua portuguesa;Práctica profesional
Issue Date: 17-Sep-2021
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: LIVRAMENTO, Kátia Bezerra do. Conhecimentos de língua portuguesa e relações com a prática profissional em concursos públicos de nível médio. 106 f. Dissertação (Mestrado em Linguagem e Ensino) - Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22607
???metadata.dc.description.resumo???: Nesta dissertação, investigamos a presença dos conhecimentos de Língua Portuguesa em concursos públicos de nível médio realizados no ano de 2018, nas áreas de Segurança e de Saúde, e suas implicações para a prática profissional. Assim, nossa finalidade é responder às questões da pesquisa: Que conhecimentos de Língua Portuguesa são requeridos em concursos públicos de nível médio? Que relação há entre o que é solicitado como conhecimento de Língua Portuguesa e a prática profissional? Propomos como objetivo geral: analisar os conhecimentos de Língua Portuguesa em editais e provas de concursos públicos de nível médio. Como objetivos específicos, pretendemos: (1) descrever a apresentação e os tipos de conhecimentos nos editais e nas provas; (2) verificar a abordagem teórica subjacente às questões das provas; e (3) perceber e discutir as relações entre os tipos de conhecimentos e a prática profissional. Como fundamentos metodológicos, a pesquisa situa-se no âmbito da Linguística Aplicada crítica e indisciplinar (MOITA LOPES, 2006), de natureza quali-quantitativa (KNECHTEL, 2014) e se apresenta como uma pesquisa documental (LE GOFF, 1997). No que concerne ao aparato teórico que fundamenta o trabalho e norteia nossa análise e discussão, utilizamos as contribuições de Barchelard (1996), Ropé & Tanguy (1997), Sacristán & Gomez (1998), Zabala (1998), Trinquet (2010), Perrenoud (2013), Paz & Costa (2017), cujas discussões permeiam a problematização dos conhecimentos científicos, conteúdos de ensino e sua relação com o letramento laboral; Kleiman (1995; 2007), Travaglia (2002), Marcuschi (2008), Castilho (2010, 2012), Street (2013), Bezerra & Reinaldo (2013), Koch & Elias (2018), entre outros pesquisadores que evidenciam as abordagens teóricometodológicas sobre os conhecimentos de leitura, escrita, gramática e análise linguística; Afonso (2005), Luckesi (2011, 2018), Libâneo (2013), Moretto (2014), Lino de Araújo (2017), Vasconcellos (2018), que nos proporcionam uma reflexão sobre avaliação e suas implicações. Com base na análise, foi possível perceber os seguintes resultados: (I) os conhecimentos de Língua Portuguesa requeridos em provas de concursos públicos da área de Segurança e Saúde dizem respeito aos eixos Análise Linguística e Gramática, Linguística e Textualidade, Leitura; (II) as análises das 107 (cento e sete) questões demonstraram que 48 (quarenta e oito) delas avaliaram os conteúdos que correspondiam ao eixo de Análise Linguística e Gramática, 32 (trinta e duas) ao eixo de Linguística e Textualidade e 27 (vinte e sete) ao eixo de Leitura; (III) com relação ao tratamento dos conhecimentos avaliados, observamos 60 (sessenta) questões alinhadas ao paradigma tradicional do estudo da língua e 47 (quarenta e sete) delas alinhadas ao paradigma emergente; (IV) as provas de Língua Portuguesa em concursos públicos da área de Segurança e Saúde compreendem a avaliação dos conhecimentos cognitivos dissociados dos conhecimentos que seriam requeridos pela prática profissional; (V) por fim, as abordagens dos conhecimentos apresentam um distanciamento dos saberes investidos (letramento laboral) e uma aproximação dos saberes constituídos (saber escolarizado).
???metadata.dc.description.resumen???: En esta tesis, investigamos la presencia del conocimiento de la Lengua Portuguesa en los exámenes públicos de nivel medio realizados en 2018, en las áreas de Seguridad y Salud, y sus implicaciones para la práctica profesional. Así, nuestro propósito es responder a las preguntas de investigación: ¿Qué conocimientos de portugués se requieren en los exámenes públicos de nivel medio? ¿Cuál es la relación entre lo que se requiere como conocimiento de la Lengua Portuguesa y la práctica profesional? Proponemos como objetivo general: analizar el conocimiento de la Lengua Portuguesa en convocatorias y exámenes para concursos públicos de nivel medio. Como objetivos específicos, pretendemos: (1) describir la presentación y tipos de conocimiento en convocatorias y exámenes; (2) verificar el enfoque teórico subyacente a las preguntas de la prueba; y (3) comprender y discutir las relaciones entre los tipos de conocimiento y la práctica profesional. Como fundamento metodológico, la investigación se ubica en el ámbito de la Linguística Aplicada crítica y no disciplinaria (MOITA LOPES, 2006), de carácter cuali-cuantitativo (KNECHTEL, 2014) y se presenta como una investigación documental (LE GOFF, 1997). En cuanto al aparato teórico que sustenta el trabajo y orienta nuestro análisis y discusión, utilizamos los aportes de Barchelard (1996), Ropé&Tanguy (1997), Sacristán &Gomez (1998), Zabala (1998), Trinquet (2010), Perrenoud (2013), Paz & Costa (2017a; 2017b), cuyas discusiones permean la problematización del conocimiento científico, los contenidos docentes y su relación con la alfabetización laboral; Kleiman (1995; 2007), Travaglia (2002), Marcuschi (2008), Castilho (2010, 2012), Bagno (2011), Street (2013), Bezerra& Reinaldo (2013), Koch &Elias (2018), entre otros investigadores que demuestren enfoques teórico-metodológicos del conocimiento de lectura, escritura, gramática y análisis lingüístico; Afonso (2005), Luckesi (2011, 2018), Libâneo (2013), Moretto (2014), Lino de Araújo (2017), Vasconcellos (2018), que nos brindan una reflexión sobre la evaluación y sus implicaciones.A partir del análisis, fue posible percibir los siguientes resultados: (I) el conocimiento de la Lengua Portuguesa requerido en los concursos públicos en el área de Seguridad y Salud se refiere a los ejes Linguística y Análisis Gramatical, Linguística y Textualidad, Lectura; (II) el análisis de las 107 (ciento siete) preguntas arrojó que 48 (cuarenta y ocho) de ellas evaluaron los contenidos correspondentes al eje de Análisis Linguístico y Gramatical, 32 (treinta y dos) al eje de Linguística y Textualidad y 27 (veintisiete) al eje de Lectura; (III) en cuanto al tratamiento del conocimiento evaluado, se observaron 60 (sesenta) preguntas alineadas con el paradigma tradicional de estudio del lenguaje y 47 (cuarenta y siete) de ellas alineadas con el paradigma emergente; (IV) Las pruebas de Lengua Portuguesa en los exámenes públicos del área de Seguridad y Salud comprenden la evaluación de los conocimientos cognitivos disociados de los conocimientos que requeriría la práctica profesional; (V) finalmente, los enfoques del conocimiento presentan un alejamiento del conocimiento invertido (alfabetización laboral) y una aproximación del conocimiento constituido (conocimiento educado).
Keywords: Concurso público
Provas escritas
Língua portuguesa
Prática profissional
Examen público
Exámenes escritos
Conocimiento de la lengua portuguesa
Práctica profesional
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22607
Appears in Collections:Mestrado em Linguagem e Ensino.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
KÁTIA BEZERRA DO LIVRAMENTO - DISSERTAÇÃO PPGLE CH 2021.pdfKátia Bezerra do Livramento - Dissertação PPGLE CH 2021931.71 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.