Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22618
Title: Músicas populares nordestinas como alternativa de ensino-aprendizagem em Geografia.
Other Titles: Northeastern popular music as an alternative for teaching-learning in Geography.
???metadata.dc.creator???: ALVES, Leandro Fidelis.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: AZEVEDO, Sérgio Luiz Malta de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: CARVALHO, Luiz Eugênio Pereira de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: FARIAS, Paulo Sérgio Cunha.
Keywords: Ensino de Geografia;Música ensino de Geografia;Músicas populares nordestinas;Música e educação;Ensino aprendizagem em geografia;Recurso didático - cartilha;Cartilha - recurso didático;Teaching geography;Music teaching geography;Northeastern popular songs;Music and education;Teaching learning in geography;Didactic resource - booklet;Primer - teaching resource
Issue Date: 2015
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: ALVES, Leandro Fidelis. Músicas populares nordestinas como alternativa de ensino-aprendizagem em Geografia. 2015. 48f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Recurso Didático), Curso de Licenciatura em Geografia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22618
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho tem como objetivo apresentar o recurso didático CARTILHA: músicas populares nordestinas como alternativa de ensino aprendizagem em geografia. A utilização desse recurso tem como finalidade, dinamizar as aulas e aproximar o estudante do cotidiano de sua região tendo, em vista o ensino de Geografia, a partir da análise de músicas. Buscou-se construir um instrumento no qual o aprendente fosse o protagonista de todo processo, valorizando-o como um construtor de conhecimentos geográficos. Além disso, pretendeu-se, com tal recurso, propiciar a necessária interação entre professores e alunos na perspectiva de tornar mais dinâmicas e criativas as atividades da referida matéria nas escolas. Ressalta-se que este recurso consiste numa cartilha e CD elaborada por meio da interação do professor-estagiário-alunos da Escola Carlota Barreira, tendo como ponto de partida o projeto da componente curricular Estagio Supervisionado IV. O projeto foi desenvolvido com diferentes turmas do Ensino Fundamental II e Ensino Médio interessados em tematizar músicas populares nordestinas, mediada pelo professor e estagiário. Enfatiza-se que, as músicas escolhidas pelos alunos, trazem temas e conceitos da Geografia, atendendo as indicações dos PCN’s, organizado em um CD com 10 músicas e uma cartilha. Apresenta-se, uma explicação metodológica de como foi produzida e também algumas indicações de meios de como usar a cartilha nas aulas de Geografia. Traz, também, uma análise teórica sobre a música, voltada para a aprendizagem Geográfica. Logo após é apresentado as letras das músicas e em seguida as temáticas que abordam, os conteúdos, as séries sugeridas para sua utilização e um texto crítico construído pelos alunos, que pode ser utilizado como base, a fim de destacar os conceitos geográficos que a música apresenta.
Abstract: This work aims to present the teaching resource PRIMER: popular songs Northeast as a teaching and learning alternative geography, Using this feature aims, dynamic classes and approximate daily student in your area having in view the educational | Geography, from the music analysis. We sought to build an instrument in which the learner was the protagonist of the whole process, valuing it as a geographical knowledge builder. In addition, it was intended with this feature, provide the necessary interaction between teachers and students in the prospects become more dynamic and creative activities of that subject in school. It is emphasized that this feature is a booklet and CD developed through the interaction of the teachertrainee students of the School Carlota barrier, taking as its starting point the curricular component of the project Supervised Internship IV. The project was developed with different classes of elementary school II and high school interested in foregrounding popular songs Northeast, mediated by the teacher and trainee. Emphasized that the songs chosen by students bring themes and concepts of geography, given the signs of NCP's, organized on a CD with 10 songs and a book. Present, a methodological explanation of how it was produced and also some indications means of using the primer in Geography lessons, also has a small theoretical analysis of the music, facing Geographic learning, is presented after the lyrics and followed the themes that address, the content, the series suggested for use, and a critical text constructed by the students, which can be used as a basis in order to highlight the geographical concepts that musichas.
Keywords: Ensino de Geografia
Música ensino de Geografia
Músicas populares nordestinas
Música e educação
Ensino aprendizagem em geografia
Recurso didático - cartilha
Cartilha - recurso didático
Teaching geography
Music teaching geography
Northeastern popular songs
Music and education
Teaching learning in geography
Didactic resource - booklet
Primer - teaching resource
???metadata.dc.subject.cnpq???: Geografia
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22618
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Geografia CH - Recursos Didáticos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LEANDRO FIDELIS ALVES - TCC REC DIDÁTICO LIC GEOGRAFIA 2015.pdfLeandro Fidelis Alves - TCC Rec Didático Lic Geografia 2015.885.82 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.