Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22618
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDALVES, L. F.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7286115278390634pt_BR
dc.contributor.advisor1AZEVEDO, Sérgio Luiz Malta de.-
dc.contributor.advisor1IDAZEVEDO, S. L. M.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3664258994348544pt_BR
dc.contributor.referee1CARVALHO, Luiz Eugênio Pereira de.-
dc.contributor.referee2FARIAS, Paulo Sérgio Cunha.-
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo apresentar o recurso didático CARTILHA: músicas populares nordestinas como alternativa de ensino aprendizagem em geografia. A utilização desse recurso tem como finalidade, dinamizar as aulas e aproximar o estudante do cotidiano de sua região tendo, em vista o ensino de Geografia, a partir da análise de músicas. Buscou-se construir um instrumento no qual o aprendente fosse o protagonista de todo processo, valorizando-o como um construtor de conhecimentos geográficos. Além disso, pretendeu-se, com tal recurso, propiciar a necessária interação entre professores e alunos na perspectiva de tornar mais dinâmicas e criativas as atividades da referida matéria nas escolas. Ressalta-se que este recurso consiste numa cartilha e CD elaborada por meio da interação do professor-estagiário-alunos da Escola Carlota Barreira, tendo como ponto de partida o projeto da componente curricular Estagio Supervisionado IV. O projeto foi desenvolvido com diferentes turmas do Ensino Fundamental II e Ensino Médio interessados em tematizar músicas populares nordestinas, mediada pelo professor e estagiário. Enfatiza-se que, as músicas escolhidas pelos alunos, trazem temas e conceitos da Geografia, atendendo as indicações dos PCN’s, organizado em um CD com 10 músicas e uma cartilha. Apresenta-se, uma explicação metodológica de como foi produzida e também algumas indicações de meios de como usar a cartilha nas aulas de Geografia. Traz, também, uma análise teórica sobre a música, voltada para a aprendizagem Geográfica. Logo após é apresentado as letras das músicas e em seguida as temáticas que abordam, os conteúdos, as séries sugeridas para sua utilização e um texto crítico construído pelos alunos, que pode ser utilizado como base, a fim de destacar os conceitos geográficos que a música apresenta.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqGeografiapt_BR
dc.titleMúsicas populares nordestinas como alternativa de ensino-aprendizagem em Geografia.pt_BR
dc.date.issued2015-
dc.description.abstractThis work aims to present the teaching resource PRIMER: popular songs Northeast as a teaching and learning alternative geography, Using this feature aims, dynamic classes and approximate daily student in your area having in view the educational | Geography, from the music analysis. We sought to build an instrument in which the learner was the protagonist of the whole process, valuing it as a geographical knowledge builder. In addition, it was intended with this feature, provide the necessary interaction between teachers and students in the prospects become more dynamic and creative activities of that subject in school. It is emphasized that this feature is a booklet and CD developed through the interaction of the teachertrainee students of the School Carlota barrier, taking as its starting point the curricular component of the project Supervised Internship IV. The project was developed with different classes of elementary school II and high school interested in foregrounding popular songs Northeast, mediated by the teacher and trainee. Emphasized that the songs chosen by students bring themes and concepts of geography, given the signs of NCP's, organized on a CD with 10 songs and a book. Present, a methodological explanation of how it was produced and also some indications means of using the primer in Geography lessons, also has a small theoretical analysis of the music, facing Geographic learning, is presented after the lyrics and followed the themes that address, the content, the series suggested for use, and a critical text constructed by the students, which can be used as a basis in order to highlight the geographical concepts that musichas.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22618-
dc.date.accessioned2021-12-20T11:06:09Z-
dc.date.available2021-12-20-
dc.date.available2021-12-20T11:06:09Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEnsino de Geografiapt_BR
dc.subjectMúsica ensino de Geografiapt_BR
dc.subjectMúsicas populares nordestinaspt_BR
dc.subjectMúsica e educaçãopt_BR
dc.subjectEnsino aprendizagem em geografiapt_BR
dc.subjectRecurso didático - cartilhapt_BR
dc.subjectCartilha - recurso didáticopt_BR
dc.subjectTeaching geographypt_BR
dc.subjectMusic teaching geographypt_BR
dc.subjectNortheastern popular songspt_BR
dc.subjectMusic and educationpt_BR
dc.subjectTeaching learning in geographypt_BR
dc.subjectDidactic resource - bookletpt_BR
dc.subjectPrimer - teaching resourcept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorALVES, Leandro Fidelis.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeNortheastern popular music as an alternative for teaching-learning in Geography.pt_BR
dc.identifier.citationALVES, Leandro Fidelis. Músicas populares nordestinas como alternativa de ensino-aprendizagem em Geografia. 2015. 48f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Recurso Didático), Curso de Licenciatura em Geografia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22618pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Geografia CH - Recursos Didáticos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LEANDRO FIDELIS ALVES - TCC REC DIDÁTICO LIC GEOGRAFIA 2015.pdfLeandro Fidelis Alves - TCC Rec Didático Lic Geografia 2015.885.82 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.