Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22619
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDBARBOSA, E. G.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1470349849402531pt_BR
dc.contributor.advisor1DIAS, Angélica Mara de Lima
dc.contributor.advisor1IDDIAS, A. M. L.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7174712865881726pt_BR
dc.contributor.referee1ÂNGELO, Maria Deusia Lima.
dc.contributor.referee1IDÂNGELO, M. D. L.pt_BR
dc.contributor.referee2DINIZ, Lincoln da Silva.
dc.contributor.referee2IDDINIZ, L. S.pt_BR
dc.description.resumoNo contexto de uma sociedade marcada pelos avanços tecnológicos, tanto nos setores econômicos, políticos como também educacionais, se faz necessário uma análise sobre as configurações que a educação assume e dentro desta questão. Destacar o papel do livro didático, como “instrumento pedagógico”, no processo de ensino-aprendizagem, bem como este recurso vem sendo utilizado em sala de aula e mostrar a relevância deste dentro de tal processo. Assim sendo, este trabalho tem como objetivo analisar a importância do livro didático de Geografia no contexto escolar, bem como fazer uma avaliação de como este recurso vem sendo usado. Para tanto, escolhemos como recorte os professores de Geografia de duas escolas públicas da cidade de Boa Vista – PB. Visamos diagnosticar se o livro didático (LD) nestas escolas é usado como única fonte de conhecimento ou como um recurso auxiliador. Para identificarmos tais objetivos, utilizamos a pesquisa bibliográfica e aplicação de questionários com professores de Geografia das escolas Francisca Leite Vitorino e Teodósio Oliveira Ledo, ambas localizadas na cidade de Boa Vista - PB. Com base nos dados obtidos através dos questionários aplicados, vimos que os quatro professores, das duas escolas, responderam de forma unânime que o colegiado de professores da própria escola que realizaram a escolha dos LD, de forma conjunta com os colegas de disciplina. Isso é extremamente positivo, pois mostra um rigor nas diretrizes apresentadas pelo PNLD, para o processo de escolha. Infelizmente, não tivemos maiores detalhes sobre quais pontos foram levados em consideração para o processo de escolha do Livro Didático de Geografia. Quanto à importância do livro didático, foi perguntado se o livro didático é um recurso dispensável ou indispensável, todos foram unânimes no posicionamento que considera o livro didático um instrumento fundamental e indispensável no processo de ensino aprendizagem. Mostrando assim a importância de se analisar esse material pedagógico. Já no que tange a utilização do livro didático de Geografia em sala de aula, vimos situações distintas, com algumas metodologias que nos pareciam adequadas, dado a variedade de atividades propostas e a qualidade destas. Mas algumas nos chamaram atenção por seu caráter tradicional e com influencia extremamente mnemônica que pouco contribui para o processo de aprendizagem dos estudantes.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqGeografiapt_BR
dc.titleLivro didático de Geografia: um olhar a partir dos professores da rede pública de Boa Vista - PB.pt_BR
dc.date.issued2015-03-20
dc.description.abstractIn the context of a society marked by technological advances, both in economic sectors, political as well as educational, if an analysis of the settings is necessary that education takes over and within this issue. Highlight the role of the textbook, as "teaching tool" in the process of teaching and learning, and this feature has been used in the classroom turns out the relevance of this in such a process. Therefore, this study aims to analyze the importance of the textbook of Geography in schools, and make an assessment of how this feature has been used. To do this we chose to cut out the geography teachers from two public schools in the city of Boa Vista - PB. We aim to diagnose whether the textbook (LD) in these schools is used as the only source of knowledge or as a helper application. To identify these objectives, we use the literature and questionnaires with geography teachers of schools Francisca Leite Vitorino and Teodósio Oliveira Ledo, both located in the city of Boa Vista - PB. Based on the data obtained from the questionnaires, we saw that the four teachers of the two schools, answered unanimously that the collegiate own school teachers who performed the choice of LD, jointly with colleagues of discipline. This is extremely positive, as it shows an accuracy the guidelines presented by PNLD to the selection process. Unfortunately, we had no further details on what points were taken into account in the process of choosing the Teaching of Geography Book. On the importance of the textbook, was asked if the textbook is an expendable resource or essential, all were unanimous in the position that considers the textbook a fundamental and indispensable tool in the teaching and learning process. Thus showing the importance of analyzing this educational material. Already regarding the use of the textbook of Geography in the classroom, we saw different situations, with some methodologies that we seemed appropriate, given the variety of proposed activities and their quality. But some have called our attention for its traditional character and extremely mnemonic that does little to influence the learning process of students.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22619
dc.date.accessioned2021-12-20T11:19:20Z
dc.date.available2021-12-20
dc.date.available2021-12-20T11:19:20Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEnsino de Geografia - Boa Vista - PBpt_BR
dc.subjectLivro didático de Geografiapt_BR
dc.subjectAulas de geografiapt_BR
dc.subjectBoa Vista - PB - ensino de Geografiapt_BR
dc.subjectLivro didático no Brasilpt_BR
dc.subjectTeaching Geography - Boa Vista - PBpt_BR
dc.subjectGeography textbookpt_BR
dc.subjectGeography classespt_BR
dc.subjectBoa Vista - PB - teaching Geographypt_BR
dc.subjectTextbook in Brazilpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorBARBOSA, Eronides Gomes.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeGeography textbook: a view from public school teachers in Boa Vista - PB.pt_BR
dc.identifier.citationBARBOSA, Eronides Gomes. Livro didático de Geografia: um olhar a partir dos professores da rede pública de Boa Vista - PB. 2015. 40f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em Geografia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22619pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Geografia CH - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ERONIDES GOMES BARBOSA - TCC MONOGRAFIA LIC GEOGRAFIA CH 2015.pdfErodines Gomes Barbosa - TCC Monografia Lic Geografia CH 2015.692.82 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.