Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22621
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDNOGUEIRA, G. K.pt_BR
dc.contributor.advisor1SILVA, Janaina Barbosa da.
dc.contributor.advisor1IDSILVA, J. B.pt_BR
dc.contributor.referee1DUARTE, Simone Mirtes Araújo.
dc.contributor.referee2LIRA, Sonia Maria de.
dc.description.resumoO presente trabalho intitulado – Recurso didático para séries iniciais: A cartografia na Conquista do Mundo – tem como objetivo principal analisar os conhecimentos das professoras no que diz respeito aos conceitos, conteúdos e recursos didáticos de cartografia, trabalhados nas aulas de Geografia das Séries Iniciais do Ensino Fundamental do Colégio 7 de Setembro LTDA, localizado no município de Alagoa Nova-PB. A utilização dos recursos didáticos nas aulas de cartografia pode despertar nos educandos um maior interesse nas aulas, uma vez que, o professor recorra a métodos que possa trabalhar de forma adequada. Esse trabalho tem como metodologia a abordagem qualitativa. Para obtenção dos resultados, foram primeiramente realizadas leituras bibliográficas que serviram como base para as argumentações apresentadas no decorrer do texto. Em seguida, foram analisados os capítulos relacionados à cartografia dos livros didáticos de Geografia utilizados na escola. Posteriormente às leituras e análises dos livros didáticos, deu-se início a efetivação do segundo objetivo desse trabalho, tendo como base os questionários formulados com 10 perguntas discursivas, aplicados a quatro professoras que lecionam o componente curricular de Geografia do 2º ao 5º ano do Colégio. E por fim, a criação e execução de um jogo educativo (Conquistando o Mundo) que foi idealizado para ajudar o aluno no desenvolvimento da sua capacidade de raciocínio, análise e compreensão do espaço geográfico. As análises dos capítulos dos livros didáticos mostraram que, quanto aos conteúdos cartográficos, esses atendem as propostas dos Parâmetros Curriculares Nacionais de Geografia, porém, são apresentados de forma bastante sucinta, chegando a ficar reunidos em um único capítulo. Os questionários aplicados nos permitiu verificar que as professoras lecionam a Geografia, e os temas relacionados à Cartografia, no modelo tradicional, basicamente pelo conteúdo que se encontra no livro didático, não utilizando diferentes didáticas, pois se justificam pelo fato de terem um tempo pedagógico bastante reduzido, tendo em vista que lecionam outras disciplinas. Dessa forma, foi possível notar que a criação e aplicação do jogo, promove em diversos âmbitos a aprendizagem, o que de fato o coloca como importante recurso didático para as aulas de Geografia.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqGeografiapt_BR
dc.titleRecurso didático para séries iniciais: a cartografia na conquista do mundo.pt_BR
dc.date.issued2016-05-06
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22621
dc.date.accessioned2021-12-20T11:30:12Z
dc.date.available2021-12-20
dc.date.available2021-12-20T11:30:12Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEnsino de Geografiapt_BR
dc.subjectRecurso didático cartografiapt_BR
dc.subjectCartografiapt_BR
dc.subjectJogo educativo - Conquistando o mundopt_BR
dc.subjectEnsino de cartografiapt_BR
dc.subjectLivro didático de Geografiapt_BR
dc.subjectColégio 7 de Setembro - Alagoa Nova - PBpt_BR
dc.subjectConquistando o mundo - jogo educativopt_BR
dc.subjectAnálise de livro didático - geografiapt_BR
dc.subjectTeaching geographypt_BR
dc.subjectCartography teaching resourcept_BR
dc.subjectCartographypt_BR
dc.subjectEducational Game - Conquering the Worldpt_BR
dc.subjectCartography teachingpt_BR
dc.subjectGeography textbookpt_BR
dc.subjectConquering the world - educational gamept_BR
dc.subjectTextbook Analysis - Geographypt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorNOGUEIRA, Gerliane Kelly.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeTeaching resource for early grades: cartography in conquering the world.pt_BR
dc.identifier.citationNOGUEIRA, Gerliane Kelly. Recurso didático para séries iniciais: a cartografia na conquista do mundo. 2016. 42f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em Geografia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22621pt_BR
dc.description.resumenEl presente trabajo intitulado – Recurso didáctico para series iniciales: la cartografia del Mundo _ tiene como objetivo principal analizar los conocimientos de los maestros en lo que respecta a los conceptos, contenidos y recursos didácticos de cartografia, trabajados en las clases de geografia de las séries iniciales de ensenãnza básica del Colégio 7 de Setembro LTDA, ubicado en Alagoa Nova- PB. La utilización de recursos didácticos en las clases de cartografia puede despertar en los alumnos un gran interés en el aula, una vez que, el professor recorr a métodos que pueden trabajar de manera adecuada. Este trabajo tiene como metodologia el enfoque cualitativo. Para obtención de los resultados, fueron primeramente realizadas lecturas bibliográficas que sirvieron para argumentaciones presentadas en el decorr del texto. Luego, fueron analizados los capitulos relacionados a la cartografía de los libros didácticos de geografia utilizados en la escuela, las lecturas y análisis de los libros didácticos tuvieram inicio com la actuación del segundo objetivo del trabajo, teniendo como base los cuestionamientos formulados com 10 preguntas discursivas, aplicadas con cuatro maestros que enseñan geografia del 2º al 5º año del Colegio. Por fin, la creación y ejecución de um juego educativo (Ganar el Mundo) que fue idealizado para ayudar al alumno em el desarrollo de su capadidad de raciocínio , análisis y compreensión del espacio geográfico . El análisis de los capítulos de los libros didácticos nos muestran que , encuanta los contenidos cartográficos, atenden las propuestas de los Parametros Cúriculares Nacionales de Geografía, por lo tanto son presentados de forma sencilla , llegando a ser reunidos en un único capítulo. Los cuestionarios aplicados nos permite constatar que los maestros leccionen la geografia, y los temas relacionados a la cartografía, en el modelo tradicional, basicamente por el contenido que se encuentren el libro didáctico, no utilizando distintas didácticas, pero se justifica por el hecho de teneren un tiempo pedagógico muy pequeño, teniendo en cuenta que leccionam otras matérias. De ese modo, fue posible observar que la creación y aplicacion del juego, promueven en distintos ámbitos el aprendizaje, lo que de hecho lo pone como importante recurso didácto para las clases de Geografía.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Geografia CH - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GERLIANE KELLY NOGUEIRA - TCC MONOGRAFIA LIC GEOGRAFIA CH 2016.pdfGerliane Kelly Nogueira - TCC Monografia Lic Geografia 2016.657.78 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.