Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22625
Title: Contribuição do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) para a formação docente: uma reflexão sobre o subprojeto Geografia da UFCG.
Other Titles: Contribution of the Institutional Program for Teaching Initiation Scholarships (PIBID) to teacher education: a reflection on the Geography subproject at UFCG.
???metadata.dc.creator???: FELIPE, Jardoniel Amaro.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: CARVALHO, Luiz Eugênio Pereira.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SANTOS, João Marcos Leitão.
???metadata.dc.contributor.referee2???: ARAÚJO, Sergio Murilo Santos de.
Keywords: Formação docente - Geografia;Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID;Cultura escolar;Valorização do Magistério;Bolsas de iniciação à docência - Geografia;Geografia - bolsas de iniciação à docência;PIBID - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência;Inovação no PIBID;Estágio supervisionado - Geografia - UFCG;Relação universidade x escola;Relação professor-aluno;Teacher training - Geography;Institutional Teaching Initiation Scholarship Program - PIBID;School culture;Appreciation of Teaching;Teaching Initiation Scholarships - Geography;Geography - teaching initiation grants;PIBID - Institutional Program for Teaching Initiation Scholarships;Innovation in PIBID;Supervised Internship - Geography - UFCG;University x school relationship;teacher-student relationship
Issue Date: 2-May-2016
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: FELIPE, Jardoniel Amaro. Contribuição do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) para a formação docente: uma reflexão sobre o subprojeto Geografia da UFCG. 2016. 55f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em Geografia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22625
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho tem por finalidade contribuir para uma reflexão quanto a importância do programa institucional de iniciação a docência (PIBID) na formação acadêmica do curso de Licenciatura em Geografia da UFCG. Para o desenvolvimento desta pesquisa utilizaremos inicialmente documentos da CAPES e relatórios anuais do subprojeto Geografia, artigos, livros e periódicos não acadêmicos como referencial teórico e discursivo. Para a pesquisa empírica, foram realizadas entrevistas abarcando oito perguntas objetivas e subjetivas aos participantes do Subprojeto PIBID Geografia da UFCG. Diante desse empenho, procuramos responder o questionamento: “Se a inovação do PIBID é capaz de transformar a formação docente nos cursos de licenciatura”. Sabendo que o PIBID introduz os graduandos nas escolas, prontamente no início do curso e assente disso possibilitar a participação no dia a dia dessas escolas parceiras, e desta maneira adquiram experiências significativas, conhecendo a cultura escolar, possuindo mais contato com o corpo docente, de modo que a Universidade permaneça mais presente no cotidiano escolar, à vista disso buscar sanar problemas teórico-metodológicos presentes no ensino básico. Além do mais, de preparar o bolsista ID para seu futuro campo de trabalho. Entretanto, ainda que distante do ideal, não há duvidas que a experiência do PIBID seja vista como primordial na formação docente, melhoria na educação e valorização do magistério.
Abstract: This work has since finality contributes to a reflection as for importance of the institutional program of initiation the teaching (PIBID) in the academic formation of the course of Degree course in Geography of the UFCG. For the development of this inquiry we will use initially documents of the CAPES and annual reports of the subproject Geography, articles, books and magazines not academic like theoretical and discursive referential system. For the empirical inquiry, interviews were carried out when Geography of the UFCG is comprising eight objective and subjective questions to the participants of the Subproject PIBID. Before this pledge, we try to answer the questionamento:“ If the innovation of the PIBID is able to turn the teaching formation into the degree course courses”. Knowing that the PIBID introduces the graduating students in the schools, prontamente in the beginning of the course and agrees of that to make possible the participation in day by day of these matching schools, and in this way acquire significant experiences, knowing the school culture, having more I contact with the faculty, so that the University remains more present in the school daily life, in view of that to look to cure present problems - metodológicos in the basic teaching. Besides more, of preparing the scholarship holder ID for his future work field. Meantime, still that distant of the ideal, there are no doubts that the experience of the PIBID is seen how primordial in the teaching formation, improvement in the education and increase in value of the teaching.
Keywords: Formação docente - Geografia
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID
Cultura escolar
Valorização do Magistério
Bolsas de iniciação à docência - Geografia
Geografia - bolsas de iniciação à docência
PIBID - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência
Inovação no PIBID
Estágio supervisionado - Geografia - UFCG
Relação universidade x escola
Relação professor-aluno
Teacher training - Geography
Institutional Teaching Initiation Scholarship Program - PIBID
School culture
Appreciation of Teaching
Teaching Initiation Scholarships - Geography
Geography - teaching initiation grants
PIBID - Institutional Program for Teaching Initiation Scholarships
Innovation in PIBID
Supervised Internship - Geography - UFCG
University x school relationship
teacher-student relationship
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22625
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Geografia CH - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JARDONIEL AMARO FELIPE - TCC MONOGRAFIA LIC GEOGRAFIA CH 2016.pdfJardoniel Amaro Felipe - TCC Monografia Lic Geografia 2016.728.69 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.