Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22626
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDNASCIMENTO, J. L.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9555546278067294pt_BR
dc.contributor.advisor1DIAS, Angélica Mara de Lima.
dc.contributor.advisor1IDDIAS, A. M. L.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7174712865881726pt_BR
dc.description.resumoA Geografia escolar vem ganhando espaço nas pesquisas acadêmicas devido à importância de se conhecer todas as etapas do processo de ensino e aprendizagem ao longo dos anos. Diante disso, as metodologias de ensino precisam ser estudadas, pois através dos diferentes tempos históricos notamos que as mesmas têm sofrido alterações. Sendo assim, esta pesquisa intitulada Metodologias de Ensino para a Geografia escolar a partir das Revistas de Ensino da Paraíba tem como objetivo analisar a importância das prescrições metodológicas do impresso pedagógico supracitado para a disciplina Geografia entre 1932- 1942, período de circulação da revista, tendo em vista que esse recorte temporal marca um período de entusiasmo pedagógico marcado pela Escola Nova no Brasil. Buscamos compreender como a Geografia escolar paraibana era ensinada e que rumos esta trilhou e vem trilhando ao longo do tempo. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de cunho histórico no qual a base teórica utilizada teve como principais autores: Dias (2013); Bittencourt (2011); Chervel (1990); Biccas (2001) e como fonte os impressos pedagógicos. Foi possível conhecer a história dessa disciplina e de como ela era utilizada para a divulgação de um sentimento de nacionalidade, os métodos de ensino priorizavam a mnemônica e as listas de nomenclaturas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqGeografiapt_BR
dc.titleMetodologias de ensino para a Geografia Escolar a partir das revistas de ensino da Paraíba (1932-1942).pt_BR
dc.date.issued2016
dc.description.abstractSchool Geography has been gaining space in academic research due to the importance of knowing all levels from teaching and learning process through the years. Because of that teaching methodologies need to be studied, through different historical times it can be noticed that it has been altered. Therefore, this research entitled School Geography Teaching Methodologies from the magazines Revista de Ensino da Paraíba aims to analyze the importance of methodological prescriptions from the pedagogical written abovementioned to Geography subject between the years of 1932-1942, period of circulation of the magazine, taking into consideration this time frame highlights a period of pedagogical enthusiasm marked by Escola Nova in Brazil. We seek to understand how school geography from Paraiba was taught and which direction it has been taking through time. It is a qualitative research ok historical nature in which the theoretical basis used has as main authors: Dias (2013); Bittencourt (2011); Chervel (1990); Biccas (2001) pedagogical written as source. It was possible to know the history of this discipline and how it was used for the dissemination of a sense of nationality, teaching methods prioritized mnemonic and the list of nomenclaturespt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22626
dc.date.accessioned2021-12-20T11:58:02Z
dc.date.available2021-12-20
dc.date.available2021-12-20T11:58:02Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEnsino de Geografiapt_BR
dc.subjectGeografia Escolarpt_BR
dc.subjectRevista do Ensino da Paraíba - 1932-1942pt_BR
dc.subjectMetodologias de ensino - Geografiapt_BR
dc.subjectPeriódico - Revista do Ensino da Paraíba - 1932-1942pt_BR
dc.subjectImpressos pedagógicospt_BR
dc.subjectEscola Novapt_BR
dc.subjectTeaching geographypt_BR
dc.subjectSchool geographypt_BR
dc.subjectJournal of Education of Paraíba - 1932-1942pt_BR
dc.subjectTeaching methodologies - Geographypt_BR
dc.subjectJournal - Journal of Education of Paraíba - 1932-1942pt_BR
dc.subjectPedagogical Printspt_BR
dc.subjectNew schoolpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorNASCIMENTO, Josseane Lopes do.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeTeaching methodologies for School Geography from the teaching journals of Paraíba (1932-1942).pt_BR
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Josseane Lopes do. Metodologias de ensino para a Geografia Escolar a partir das revistas de ensino da Paraíba (1932-1942). 2016. 58f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em Geografia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22626pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Geografia CH - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JOSSEANE LOPES DO NASCIMENTO - TCC MONOGRAFIA LIC GEOGRAFIA CH 2016.pdfJosseane Lopes do Nascimento - TCC Monografia Lic Geografia CH 2016.753.06 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.