Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22629
Title: Questões hídricas na Região Nordeste e o livro didático: um olhar sobre a construção do conhecimento geográfico.
Other Titles: Water issues in the Northeast Region and the textbook: a look at the construction of geographic knowledge.
???metadata.dc.creator???: ALVES, Kellyane Rodrigues de Araújo.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: LIRA, Sonia Maria de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: RAMOS, Anna Raquel Dionísio.
Keywords: Ensino de Geografia;Livro didático de geografia;Questão hídrica no Nordeste;Nordeste - questão hídrica;Conhecimento geográfico;Sistemas atmosféricos - Nordeste Brasileiro;Hidrologia;Convivência com o semiárido;Políticas para a convivência com o semiárido;Teaching geography;Geography textbook;Water issue in the Northeast;Northeast - water issue;Geographic knowledge;Atmospheric systems - Northeast Brazil;Hydrology;Coexistence with the semiarid;Policies for living with the semiarid region
Issue Date: 2016
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: ALVES, Kellyane Rodrigues de Araújo. Questões hídricas na Região Nordeste e o livro didático: um olhar sobre a construção do conhecimento geográfico. 2016. 37f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em Geografia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22629
???metadata.dc.description.resumo???: Diante das dificuldades que a população nordestina enfrenta com as questões hídricas e a importância dessa temática para a Geografia, surgiram as seguintes indagações: este tema vem sendo discutido nas escolas? De que forma é abordado nos livros didáticos de Geografia? Desta forma, tem-se como objetivo verificar a temática das questões hídricas é trabalhada em dois livros, a pesquisa é de caráter qualitativo, através de uma aproximação da análise de conteúdo (BARDIN, 1977) utiliza citações das fontes, através de indicadores construídos ao longo da pesquisa. Como resultados identificamos que os livros didáticos abordam sobre as questões hídricas, e especificamente, sobre a região Nordeste, contudo o fazem de forma fragmentada, muitas vezes dicotomizando os aspectos naturais e humanos. Como também, encontramos estereótipos construídos sobre a figura do nordestino. Por isso, constatamos que este material não deve ser o único a ser utilizado para trabalhar esta temática no ensino de Geografia. Assim, tem-se como alternativa o uso da pedagogia de projetos para que haja possibilidade de uma construção do conhecimento geográfico menos fragmentada e mais crítica sobre a realidade nordestina.
Abstract: Given the difficulties that the Northeastern population faces with water issues and the importance of this theme for Geography, emerged the following questions: this topic has been discussed in schools? How is discussed in textbooks of Geography? Thus, it has as objective to verify the theme of water issues is crafted in two books, the research is qualitative, through an approach of content analysis (Bardin, 1977) uses quotes from sources, through indicators built to during the research. The results identified that textbooks deal on water issues, and specifically on the Northeast, but do so in a fragmented way, often dichotomizes natural and human aspects. As well, we find stereotypes built on the northeastern figure. So, we found that it should not be the one to be used to work this theme in teaching geography. Thus, we have an alternative use of the pedagogy of projects so that there is possibility of construction of geographical knowledge less fragmented and more critical on the northeastern reality.
Keywords: Ensino de Geografia
Livro didático de geografia
Questão hídrica no Nordeste
Nordeste - questão hídrica
Conhecimento geográfico
Sistemas atmosféricos - Nordeste Brasileiro
Hidrologia
Convivência com o semiárido
Políticas para a convivência com o semiárido
Teaching geography
Geography textbook
Water issue in the Northeast
Northeast - water issue
Geographic knowledge
Atmospheric systems - Northeast Brazil
Hydrology
Coexistence with the semiarid
Policies for living with the semiarid region
???metadata.dc.subject.cnpq???: Geografia
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22629
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Geografia CH - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
KELLYANE RODRIGUES DE ARAÚJO ALVES - TCC MONOGRAFIA LIC GEOGRAFIA CH 2016.pdfKellyane Rodrigues de Araújo Alves - TCC Monografia Lic Geografia CH 2016.598.26 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.