Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22630
Title: A alfabetização geográfica nos anos iniciais de ensino fundamental: o caso de uma escola urbana da rede pública municipal de Alagoa Nova - PB.
Other Titles: Geographical literacy in the early years of elementary school: the case of an urban school in the municipal public network of Alagoa Nova - PB.
???metadata.dc.creator???: SANTOS, Letícia Miguel dos.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: FARIAS, Paulo Sérgio Cunha.
???metadata.dc.contributor.referee1???: LIRA, Sonia Maria de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: AZEVEDO, Sérgio Luiz Malta de.
Keywords: Alfabetização geográfica;Ensino de Geografia;Alagoa Nova - PB - ensino de geografia;Professores de Geografia;Séries iniciais - ensino de Geografia;Geographic literacy;Teaching geography;Alagoa Nova - PB - teaching geography;Geography Teachers;Early Grades - Teaching Geography
Issue Date: 19-Mar-2015
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SANTOS, Letícia Miguel dos. A alfabetização geográfica nos anos iniciais de ensino fundamental: o caso de uma escola urbana da rede pública municipal de Alagoa Nova - PB. 2015. 56f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em Geografia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22630
???metadata.dc.description.resumo???: O presente trabalho monográfico analisa o processo de alfabetização geográfica de alunos do 4º e 5º anos da Escola Municipal Santa Ana- Alagoa Nova-PB. Para seu desenvolvimento, fundamentou-se em pesquisas bibliográficas em autores do campo da Geografia e da Educação. Por outro lado, constituiu-se um estudo de caso que se baseou nos fundamentos da pesquisa qualitativa. Para obtenção dos dados empíricos, utilizou-se questionários; observações em in loco e aplicação de atividades-testes junto aos alunos das duas séries supracitadas. Foi possível comprovar que os professores que ensinam Geografia nessas séries de ensino do Fundamental I não demostram clareza sobre a importância da alfabetização espacial. No que se refere aos alunos, evidenciou-se que pouco dominam as noções conceituais e procedimentais básicas que denotam a alfabetização geográfica nesse nível de ensino.
Abstract: This monograph analyses the geographic literacy process in students from 4th and 5th grades in Escola Municipal Santa Ana – Alagoa Nova – PB. To its developments, it was based in bibliographical researches of authors from Geography and Educational field. On the other hand, it was constituted a case study that was based on the foundations of qualitative research. To obtain the empirical data, it was used questionnaires, in loco observations and the enforcement of activities-tests to the students from the both of the grades already mentioned. It was possible to prove that the geography teachers from these grades in elementary school are not clear about the spatial literacy. In what concerns the students, it was evident that few of them dominate the conceptual notions and the basic procedures that denote the geographic literacy in this level of teaching.
Keywords: Alfabetização geográfica
Ensino de Geografia
Alagoa Nova - PB - ensino de geografia
Professores de Geografia
Séries iniciais - ensino de Geografia
Geographic literacy
Teaching geography
Alagoa Nova - PB - teaching geography
Geography Teachers
Early Grades - Teaching Geography
???metadata.dc.subject.cnpq???: Geografia
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22630
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Geografia CH - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LETÍCIA MIGUEL DOS SANTOS - TCC MONOGRAFIA LIC GEOGRAFIA CH 2015.pdfLetícia Miguel dos Santos - TCC Monografia Lic Geografia CH 2015.691.26 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.