Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22631
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDDONATO, A. J.pt_BR
dc.contributor.advisor1LIRA, Sônia Maria de.-
dc.contributor.advisor1IDLIRA, S. M.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1745920526512067pt_BR
dc.description.resumoA cidade de Campina Grande-PB teve sua origem a partir de inúmeras transformações socioespaciais, envolvendo as dinâmicas comerciais provenientes dos tropeiros, contribuindo assim para o surgimento das primeiras feiras-livres. Estas proporcionaram à cidade destaque regional na mesorregião do Agreste Paraibano, ampliando o leque de sua influência. Mas, será que estas inter-relações espaciais das feiras, tão próximas do cotidiano dos estudantes paraibanos, estão sendo trabalhadas no ensino de geografia? Diante deste questionamento, esta pesquisa tem como objetivo geral analisar as dinâmicas socioespaciais a partir das feiras de Campina Grande, especificamente a do Mercado Público das Malvinas, verificando como os jovens escolares interagem com este lugar através do trabalho de campo, na construção dos conhecimentos geográficos. Para a realização da mesma utilizamos a pesquisa participante, na qual os sujeitos e objeto se relacionavam mutuamente, porque alunos e investigador foram agentes ativos na realização do trabalho. Neste contexto, o trabalho de campo foi muito importante para o processo de conceituação geográfica dos alunos, podendo ser destacados os conceitos de paisagem, lugar e espaço. Dessa forma, este instrumento contribuiu tanto para a investigação empírica quanto para a construção dos conhecimentos pelos estudantes.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqGeografiapt_BR
dc.titleO estudo de campo como proposta metodológica para o ensino de Geografia: o olhar sobre o Mercado Público das Mavinas.pt_BR
dc.date.issued2016-
dc.description.abstractCampina Grande City has been originated from several sociospatial transformations, including commercial dynamics from the ranchers, evolving to the firsts public trading markets. These places has given to the city some regional highlight at Paraíba’s agreste, and maximized its influence. But, we wonder if these spatial interrelations, so close to Paraíba’s students daily life, has been properly studied at Geography teaching. Facing the question, this work proposed the assessment of sociospatial dynamics from public trading markets at Campina Grande City, specifically at Malvinas Public Market, checking how young school students interact with it through fieldwork, when they study geography. To perform the work, we used participatory research, where the subject and the object were mutually related, because students and researcher were active agents in the process. At this context, the fieldwork became quite important to students geographic conceptualization, featuring the perception of landscape, place and space. Thus, this tool has helped out as much empirical research as construction of knowledge of students.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22631-
dc.date.accessioned2021-12-20T12:34:09Z-
dc.date.available2021-12-20-
dc.date.available2021-12-20T12:34:09Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEnsino de Geografiapt_BR
dc.subjectMercado Público das Malvinas - Campina Grande - PBpt_BR
dc.subjectProposta metodológica - ensino de Geografiapt_BR
dc.subjectEstudo de campo - proposta metodológicapt_BR
dc.subjectCampina Grande - PB - Mercado das Malvinaspt_BR
dc.subjectFeiras livrespt_BR
dc.subjectFeiras de Campina Grande - PBpt_BR
dc.subjectDinâmicas socioespaciaispt_BR
dc.subjectPesquisa participantept_BR
dc.subjectPaisagempt_BR
dc.subjectLugarpt_BR
dc.subjectEspaçopt_BR
dc.subjectFotos - feira do Mercado das Malvinas - Campina Grande - PBpt_BR
dc.subjectTeaching geographypt_BR
dc.subjectMalvinas Public Market - Campina Grande - PBpt_BR
dc.subjectMethodological proposal - teaching Geographypt_BR
dc.subjectField study - methodological proposalpt_BR
dc.subjectCampina Grande - PB - Malvinas Marketpt_BR
dc.subjectFree fairspt_BR
dc.subjectCampina Grande - PB Trade Showspt_BR
dc.subjectSocio-spatial dynamicspt_BR
dc.subjectParticipant researchpt_BR
dc.subjectLandscapept_BR
dc.subjectPlacept_BR
dc.subjectSpacept_BR
dc.subjectPhotos - Malvinas Market fair - Campina Grande - PBpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorDONATO, Alex Junior.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeField study as a methodological proposal for teaching Geography: a look at the Public Market in Mavinas.pt_BR
dc.identifier.citationDONATO, Alex Junior. O estudo de campo como proposta metodológica para o ensino de Geografia: o olhar sobre o Mercado Público das Mavinas. 2016. 36f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em Geografia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22631pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Geografia CH - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ALEX JUNIOR DONATO - TCC MONOGRAFIA LIC GEOGRAFIA CH 2016.pdfAlex Junior Donato - TCC Monografia LIC. Geografia CH 20161.22 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.