Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22636
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDCÂNDIDA, M. A.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8417837828327024pt_BR
dc.contributor.advisor1SILVA, Janaina Barbosa da.
dc.contributor.advisor1IDSILVA, J. B.pt_BR
dc.contributor.referee1DUARTE, Simone Mirtes Araújo.
dc.contributor.referee1IDDUARTE, S. M. A.pt_BR
dc.contributor.referee2LIRA, Sonia Maria de.
dc.contributor.referee2IDLIRA, S. M.pt_BR
dc.description.resumoApesar de vivermos uma era tecnológica, o ensino de Geografia em particular, ainda tem como características métodos mnemônicos que são desenvolvidos por professores em sala de aula. Esse no geral deve ser pensado para o aluno de modo que sejam inseridos novos meios didáticos a proporcionarem qualidades ao ensino. Conteúdos que são considerados de difícil aprendizagem como Sensoriamento Remoto deve ser desenvolvido com meios metodológicos que favoreçam a aprendizagem ao mesmo tempo estimulem o interesse. A utilização de recursos didáticos pedagógicos no Ensino de Geografia são exemplos de métodos inovadores, pois estes são auxiliadores no processo de aprendizagem, no qual pode ser desenvolvido visando às diferentes capacidades e habilidades que proporcione o conhecimento, a aprendizagem e principalmente o senso crítico do aluno. Dessa forma se fez necessário, analisar na perspectiva dos professores quanto à importância de recursos pedagógicos voltados ao ensino de Sensoriamento Remoto, considerando o déficit do ensino de Geografia na educação básica. Objetivando a elaboração de um Recurso Pedagógico baseado no modelo Norte americano do “Super Trunfo”, voltado para compreensão sobre os conceitos, as funcionalidades e a importância de Sensoriamento Remoto Extraterrestres, para alunos da 1ª série da Educação Básica do Ensino Médio, tendo como intuito auxiliar no conhecimento dessa ciência e ao mesmo tempo demonstrar como um recurso didático pode contribuir no desenvolvimento do Ensino de Geografia. Tendo como resultado proporcionar a interação do desenvolvimento da aprendizagem do aluno.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqGeografiapt_BR
dc.titleSuper Carta: uma jogada espacial (sensoriamento remoto extraterrestre como instrumento pedagógico para o ensino de Geografia).pt_BR
dc.date.issued2016-05-06
dc.description.abstractAlthough of live in a technological era, the Teaching of Geography in special, still takes as characteristics mnemonic methods that are developed by teachers in classroom, and the teaching on the whole must be thought for the pupil, so that there are inserted new educational ways that provide quality to the teaching. Contents that are considered of difficult apprenticeship how Remote Sensing, must be developed with ways methodological what make possible apprenticeship of the pupil. The use of pedagogic educational resources in the Teaching of Geography are examples of innovatory methods and development, so these are auxiliaries in the process of apprenticeship, in which it can be developed aiming for the different capacities and skills that the knowledge provides, the apprenticeship and mainly of the critical sense of the pupil. This inquiry had as I aim to analyse in the perspective of the teachers the importance of pedagogic resources turned to the teaching of Remote Sensing, considering the deficit of the teaching of Geography in the basic education. Objectifying the preparation of a Pedagogic Resource based on the American Northern model of "Super Trunfo", turned to understanding on the concepts, the features and the importance of Extraterrestrial Remote Sensing, for pupils of the 1st series of the Basic Education of the Secondary education having like auxiliary intention in the development of this science and at the same time that demonstrate like an educational resource it can help to contribute in the development of the Teaching of Geography. Having as a result provide the interaction of the development of the student learningpt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22636
dc.date.accessioned2021-12-20T13:12:23Z
dc.date.available2021-12-20
dc.date.available2021-12-20T13:12:23Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEnsino de Geografiapt_BR
dc.subjectSensoriamento remotopt_BR
dc.subjectSuper Carta - Jogopt_BR
dc.subjectInstrumento pedagógico - ensino de Geografiapt_BR
dc.subjectRecurso didático jogopt_BR
dc.subjectJogo didáticopt_BR
dc.subjectTeaching geographypt_BR
dc.subjectRemote sensingpt_BR
dc.subjectSuper Card - Gamept_BR
dc.subjectPedagogical tool - teaching Geographypt_BR
dc.subjectGame teaching resourcept_BR
dc.subjectEducational gamept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorCÂNDIDA, Maria Aline.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeSuper Card: a spatial move (extraterrestrial remote sensing as a pedagogical tool for teaching Geography).pt_BR
dc.identifier.citationCÂNDIDA, Maria Aline. Super Carta: uma jogada espacial (sensoriamento remoto extraterrestre como instrumento pedagógico para o ensino de Geografia). 2016. 47f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em Geografia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22636pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Geografia CH - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARIA ALINE CÂNDIDA - TCC MONOGRAFIA LIC GEOGRAFIA CH 2016.pdfMaria Aline Cândida - TCC Monografia Lic Geografia CH 2016.1.98 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.