Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22643
Title: O Programa de Iniciação à Docência - PIBID e a formação do professor de Geografia.
Other Titles: The Teaching Initiation Program - PIBID and the training of the Geography teacher.
???metadata.dc.creator???: SANTOS, Rosana Cadé.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: CARVALHO, Luiz Eugênio Pereira.
???metadata.dc.contributor.referee1???: FERREIRA, Denise Cristina.
???metadata.dc.contributor.referee2???: FARIAS, Paulo Sérgio Cunha.
Keywords: Formação docente - Geografia;Formação de professores - Geografia;Professores de Geografia - formação;Ensino de Geografia;Iniciação à docência;PIBID;Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID;Teacher training - Geography;Teacher training - Geography;Geography Teachers - training;Teaching geography;Teaching initiation;GDPID;Institutional Teaching Initiation Scholarship Program - PIBID
Issue Date: 19-Mar-2015
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SANTOS, Rozana Cadé. O Programa de Iniciação à Docência - PIBID e a formação do professor de Geografia. 2015. 40f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em Geografia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22643
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho tem como objetivo analisar as contribuições do Programa de Iniciação à Docência (PIBID) na formação dos licenciando em Geografia da Universidade de Campina Grande e sua importância para a formação docente. O programa do PIBID de Geografia UFCG tem como finalidade contribuir para melhoria das licenciaturas ao aproximar os graduandos da realidade da sala de aula como também estimular a reflexão sobre o ensino e aprendizagem, de maneira que os alunos possam colaborar com novas estratégias metodológicas para serem desenvolvidas no ambiente de escolas das redes públicas do Ensino Básico. Para a construção desse trabalho foram utilizados referencias teóricos como Callai (2013), Campos (2012), Abreu (2013), Khaoule (2012), Canan (2012) e documentos do CAPES, MEC que instituem o Programa em nível nacional, além dos projetos institucionais do PIBID da UFCG. Com o propósito de avaliar a contribuição desta iniciativa para formação inicial dos licenciados de Geografia foram lançados um roteiro de entrevista para que bolsistas e professores coordenadores pudessem responder sobre a experiências que o PIBID os proporcionou, tendo em vista que o programa insere esses alunos nas escolas logo no início do curso e dessa forma possibilitando participarem do dia a dia dessa escola e assim adquiram experiências significativas, de modo que, se identifique com o curso escolhido como também sintam-se mais preparados para o campo de trabalho. Mesmo assim ainda não podemos fazer uma avaliação qual tem sido o impacto desse programa para formação desses alunos, mas, podemos perceber que a ação do subprojeto tem permitido conhecimentos significativos para os participantes que sentem uma maior autoestima e mais preparados para o seu ambiente de trabalho e com isso mais valorizado.
Abstract: This work aims to analyze the contributions of the Initiation Program to Teaching (PIBID) in the training of graduates in Geography at the University of Campina Grande and its importance for teacher training. The PIBID program of UFCG to Geography aims to contribute to improving undergraduate education, in order to bring students to classroom reality and also stimulate reflection about teaching and learning for that students can collaborate with new methodological strategies to be developed in schools of public networks of basic education. For the construction of this work were used as theoretical basis Callai (2013), Campos (2012), Abreu (2013), Khaoule (2012), Canan (2012) and some documents from CAPES, MEC and PIBID UFCG. In order to evaluate the PIBID contribution for initial training of geography graduates was launched an interview script for that stock and coordinators of PIBID, could answer about the experiences that the PIBID provided, given that the program enters this students in schools at the beginning of the course and making it possible to participate in the daily life of the school and in this way earn significant experience so that identify with the chosen course, but also to feel more prepared for the work camp. Even so, we still can not make an assessment which has been the impact of this program for training these students, but we can see that the subproject action has lead to significant knowledge for participants who feel greater self-esteem and more prepared for your work environment and, thus, more valuable.
Keywords: Formação docente - Geografia
Formação de professores - Geografia
Professores de Geografia - formação
Ensino de Geografia
Iniciação à docência
PIBID
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID
Teacher training - Geography
Teacher training - Geography
Geography Teachers - training
Teaching geography
Teaching initiation
GDPID
Institutional Teaching Initiation Scholarship Program - PIBID
???metadata.dc.subject.cnpq???: Geografia
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22643
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Geografia CH - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ROSANA CADÉ SANTOS - TCC MONOGRAFIA LIC GEOGRAFIA CH 2015.pdfRozana Cadé Santos - TCC Monografia Lic Geografia CH 2015.335.13 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.