Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22643
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSANTOS, R. C.pt_BR
dc.contributor.advisor1CARVALHO, Luiz Eugênio Pereira.
dc.contributor.advisor1IDCARVALHO, L. E. P.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6289433533777830pt_BR
dc.contributor.referee1FERREIRA, Denise Cristina.
dc.contributor.referee1IDFERREIRA, D. C.pt_BR
dc.contributor.referee2FARIAS, Paulo Sérgio Cunha.
dc.contributor.referee2IDFARIAS, P. S. C.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo analisar as contribuições do Programa de Iniciação à Docência (PIBID) na formação dos licenciando em Geografia da Universidade de Campina Grande e sua importância para a formação docente. O programa do PIBID de Geografia UFCG tem como finalidade contribuir para melhoria das licenciaturas ao aproximar os graduandos da realidade da sala de aula como também estimular a reflexão sobre o ensino e aprendizagem, de maneira que os alunos possam colaborar com novas estratégias metodológicas para serem desenvolvidas no ambiente de escolas das redes públicas do Ensino Básico. Para a construção desse trabalho foram utilizados referencias teóricos como Callai (2013), Campos (2012), Abreu (2013), Khaoule (2012), Canan (2012) e documentos do CAPES, MEC que instituem o Programa em nível nacional, além dos projetos institucionais do PIBID da UFCG. Com o propósito de avaliar a contribuição desta iniciativa para formação inicial dos licenciados de Geografia foram lançados um roteiro de entrevista para que bolsistas e professores coordenadores pudessem responder sobre a experiências que o PIBID os proporcionou, tendo em vista que o programa insere esses alunos nas escolas logo no início do curso e dessa forma possibilitando participarem do dia a dia dessa escola e assim adquiram experiências significativas, de modo que, se identifique com o curso escolhido como também sintam-se mais preparados para o campo de trabalho. Mesmo assim ainda não podemos fazer uma avaliação qual tem sido o impacto desse programa para formação desses alunos, mas, podemos perceber que a ação do subprojeto tem permitido conhecimentos significativos para os participantes que sentem uma maior autoestima e mais preparados para o seu ambiente de trabalho e com isso mais valorizado.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqGeografiapt_BR
dc.titleO Programa de Iniciação à Docência - PIBID e a formação do professor de Geografia.pt_BR
dc.date.issued2015-03-19
dc.description.abstractThis work aims to analyze the contributions of the Initiation Program to Teaching (PIBID) in the training of graduates in Geography at the University of Campina Grande and its importance for teacher training. The PIBID program of UFCG to Geography aims to contribute to improving undergraduate education, in order to bring students to classroom reality and also stimulate reflection about teaching and learning for that students can collaborate with new methodological strategies to be developed in schools of public networks of basic education. For the construction of this work were used as theoretical basis Callai (2013), Campos (2012), Abreu (2013), Khaoule (2012), Canan (2012) and some documents from CAPES, MEC and PIBID UFCG. In order to evaluate the PIBID contribution for initial training of geography graduates was launched an interview script for that stock and coordinators of PIBID, could answer about the experiences that the PIBID provided, given that the program enters this students in schools at the beginning of the course and making it possible to participate in the daily life of the school and in this way earn significant experience so that identify with the chosen course, but also to feel more prepared for the work camp. Even so, we still can not make an assessment which has been the impact of this program for training these students, but we can see that the subproject action has lead to significant knowledge for participants who feel greater self-esteem and more prepared for your work environment and, thus, more valuable.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22643
dc.date.accessioned2021-12-20T13:55:18Z
dc.date.available2021-12-20
dc.date.available2021-12-20T13:55:18Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectFormação docente - Geografiapt_BR
dc.subjectFormação de professores - Geografiapt_BR
dc.subjectProfessores de Geografia - formaçãopt_BR
dc.subjectEnsino de Geografiapt_BR
dc.subjectIniciação à docênciapt_BR
dc.subjectPIBIDpt_BR
dc.subjectPrograma Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBIDpt_BR
dc.subjectTeacher training - Geographypt_BR
dc.subjectTeacher training - Geographypt_BR
dc.subjectGeography Teachers - trainingpt_BR
dc.subjectTeaching geographypt_BR
dc.subjectTeaching initiationpt_BR
dc.subjectGDPIDpt_BR
dc.subjectInstitutional Teaching Initiation Scholarship Program - PIBIDpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSANTOS, Rosana Cadé.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe Teaching Initiation Program - PIBID and the training of the Geography teacher.pt_BR
dc.identifier.citationSANTOS, Rozana Cadé. O Programa de Iniciação à Docência - PIBID e a formação do professor de Geografia. 2015. 40f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em Geografia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22643pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Geografia CH - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ROSANA CADÉ SANTOS - TCC MONOGRAFIA LIC GEOGRAFIA CH 2015.pdfRozana Cadé Santos - TCC Monografia Lic Geografia CH 2015.335.13 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.