Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22647
Title: Imagens no ensino de Geografia: leituras e propostas metodológicas.
Other Titles: Images in the teaching of Geography: readings and methodological proposals.
???metadata.dc.creator???: ARAÚJO, Gardênia Barbosa de Almeida.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: CARVALHO, Luiz Eugênio Pereira.
???metadata.dc.contributor.referee1???: LIRA, Sonia Maria de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: DIAS, Angélica Mara de Lima.
Keywords: Ensino de Geografia;Imagens e ensino de Geografia;Leitura de imagens;Propostas metodológicas - ensino de Geografia;Prática docente - ensino de Geografia;Recurso didático imagem - ensino de geografia;Didática do ensino de Geografia;Teaching geography;Images and Geography Teaching;Image reading;Methodological proposals - teaching Geography;Teaching practice - teaching geography;Image teaching resource - teaching geography;Didactics of teaching Geography
Issue Date: 5-May-2016
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: ARAÚJO, Gardênia Barbosa de Almeida. Imagens no ensino de Geografia: leituras e propostas metodológicas. 2016. 25f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo), Curso de Licenciatura em Geografia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22647
???metadata.dc.description.resumo???: Este artigo versa sobre as Imagens no Ensino de Geografia. Nossa abordagem tem por finalidade apontar para sua importância como instrumento auxiliar nas aulas por entendermos que as teorias isoladamente não cumprem a tarefa de aproximar os alunos do mundo concreto dos fenômenos que se apresentam em constante movimento e transformação. Nessa perspectiva, resgataremos a ideia mais ampla da noção de imagem em seus diversos significados, valendo-nos da metodologia de levantamento bibliográfico e exposição dos conteúdos neles encontrados, para evidenciar que as imagens, em seu sentido e aplicação mais lato, deve ocupar um lugar de relevo na didática do Ensino de Geografia sem nos abstermos das teorias. O resultado de nosso trabalho revelará que as imagens são aquela base de apoio pedagógico que, em uma ciência de característica empírica, não se pode abrir mão por razões de seu apelo ao sensível.
Abstract: This article deals with the Images in Geography Teaching. Our approach aims to point to its importance as an auxiliary instrument in class, since we understand that the theories alone do not fulfill the task of bringing to the students the concrete world of phenomena, which are in constant motion and change. In this perspective, we will redeem the broader idea of the image concept in its various meanings, using the bibliographical survey method and description of contents in them found to show that images, in its meaning and broader application, must occupy a prominent place in the teaching of Geography without abstain theories. The result of our work will reveal that the images are the pedagogical support, in a science of empirical characteristics, who we cannot give up on the grounds of his appeal to the sensible.
Keywords: Ensino de Geografia
Imagens e ensino de Geografia
Leitura de imagens
Propostas metodológicas - ensino de Geografia
Prática docente - ensino de Geografia
Recurso didático imagem - ensino de geografia
Didática do ensino de Geografia
Teaching geography
Images and Geography Teaching
Image reading
Methodological proposals - teaching Geography
Teaching practice - teaching geography
Image teaching resource - teaching geography
Didactics of teaching Geography
???metadata.dc.subject.cnpq???: Geografia
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22647
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Geografia CH - Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GARDÊNIA BARBOSA DE ALMEIDA ARAÚJO - TCC ARTIGO LIC GEOGRAFIA CH 2016.pdfGardênia Barbosa de Almeida Araújo - TCC Artigo Lic Geografia CH 2016. 337.82 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.