Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22658
Title: Exercitando uma educação ambiental crítica e contextualizada: o estudo de campo como proposta metodológica na Geografia Escolar.
Other Titles: Exercising a critical and contextualized environmental education: field study as a methodological proposal in School Geography.
???metadata.dc.creator???: CUNHA, Rick Cabral da.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: ARAÚJO, Sérgio Murilo Santos de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: RAMALHO, Maria do Socorro.
???metadata.dc.contributor.referee2???: LIRA, Sonia Maria de.
Keywords: Geografia Escolar;Ensino de Geografia;Educação ambiental;Educação ambiental contextualizada;Estudo de campo;Proposta metodológica - estudo de campo;Geografia ambiental;Meio ambiente;Escola Nossa Senhora do Rosário - Campina Grande - PB;Conscientização ambiental;Problemas ambientais;Relações harmônicas e desarmônicas - homem e natureza;Homem e natureza - relações harmônicas e desarmônicas;Ensino-aprendizagem - Geografia;Processo de ensino-aprendizagem - Geografia;Biomas paraibanos;Prática pedagógica - Geografia;Prática de ensino - Geografia;School geography;Teaching geography;Environmental education;Contextualized environmental education;Field study;Methodological proposal - field study;Environmental geography;Environment;Nossa Senhora do Rosário School - Campina Grande - PB;Environmental awareness;Environmental problems;Harmonic and disharmonious relations - man and nature;Man and nature - harmonic and disharmonious relationships;Teaching-learning - geography;Teaching-learning process - Geography;Biomes from Paraíba;Pedagogical practice - Geography;Teaching practice - geography
Issue Date: 4-May-2016
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: CUNHA, Rick Cabral. Exercitando uma educação ambiental crítica e contextualizada: o estudo de campo como proposta metodológica na Geografia Escolar. 2016. 29f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo), Curso de Licenciatura em Geografia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22658
???metadata.dc.description.resumo???: A Geografia como ciência que estuda o espaço e as relações entre homem e meio, torna-se um campo de conhecimento capaz de levar aos educandos as problemáticas ambientais, desenvolvendo a conscientização ambiental a partir do estudo de campo. Nesta perspectiva, esse estudo objetivou trabalhar as relações (harmônicas e desarmônicas) históricas entre homem e natureza nos biomas paraibanos (Caatinga e Mata Atlântica de brejo de altitudes). Metodologicamente, estruturou-se sob o tripé: pesquisa, planejamento e ação, com atividades realizadas nos 6° e 7° anos da E.E.E.F. N.Sra. do Rosário, Campina Grande, PB, no segundo semestre de 2015. A promoção do conhecimento sobre os biomas paraibanos se deu através de aulas expositivo-dialogadas como também a partir da utilização de pesquisas em gabinete pelos estudantes. Foi possível promover a conscientização dos alunos sobre as problemáticas dos biomas paraibanos, além de ter demonstrado a relevância da pesquisa supervisionada como ferramenta de aprendizagem no ensino básico. Conclui-se que o estudo do meio levou à maior compreensão dos conteúdos, tornando a disciplina mais dinâmica, configurando-se como uma tática importante para o êxito no processo de ensino-aprendizagem, facilitando o conhecimento e proporcionado novas experiências na relação consciente entre estudante e a natureza.
Abstract: Geography as a science that studies the space and the relationship between man and environment, becomes a field of knowledge able to take students with environmental problems, developing environmental awareness from, for example, the study of the environment. In this thought, this study aimed to work the historical relations between man and nature in Paraiba of biomes (Caatinga and Atlantic Forest swamp elevations) from the study of the environment. Methodologically, it was structured under three pillars: research, planning and action, with activities in the 6 and 7 years of E.E.E.F. N. S. Rosario, Campina Grande, PB, in the year 2014. The promotion of knowledge about Paraiba of biomes was through expository-dialogued classes as well as from the use of surveys in office by the students. It was possible to promote awareness of students about the problems Paraiba of biomes, and has demonstrated the relevance of research supervised as a learning tool in basic education. We conclude that the study of the environment has led to greater understanding of the content, making the dynamic discipline, configured as an important tactic for success in teaching-learning process, facilitating knowledge and provided new experiences in conscious relationship between student and the nature.
Keywords: Geografia Escolar
Ensino de Geografia
Educação ambiental
Educação ambiental contextualizada
Estudo de campo
Proposta metodológica - estudo de campo
Geografia ambiental
Meio ambiente
Escola Nossa Senhora do Rosário - Campina Grande - PB
Conscientização ambiental
Problemas ambientais
Relações harmônicas e desarmônicas - homem e natureza
Homem e natureza - relações harmônicas e desarmônicas
Ensino-aprendizagem - Geografia
Processo de ensino-aprendizagem - Geografia
Biomas paraibanos
Prática pedagógica - Geografia
Prática de ensino - Geografia
School geography
Teaching geography
Environmental education
Contextualized environmental education
Field study
Methodological proposal - field study
Environmental geography
Environment
Nossa Senhora do Rosário School - Campina Grande - PB
Environmental awareness
Environmental problems
Harmonic and disharmonious relations - man and nature
Man and nature - harmonic and disharmonious relationships
Teaching-learning - geography
Teaching-learning process - Geography
Biomes from Paraíba
Pedagogical practice - Geography
Teaching practice - geography
???metadata.dc.subject.cnpq???: Geografia
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22658
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Geografia CH - Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RICK CABRAL DA CUNHA - TCC ARTIGO LIC GEOGRAFIA CH 2016.pdfRick Cabral da Cunha - TCC Artigo Lic Geografia CH 2016.929.39 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.