Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22658
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDCUNHA, R. C.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5230307602853992pt_BR
dc.contributor.advisor1ARAÚJO, Sérgio Murilo Santos de.
dc.contributor.advisor1IDARAÚJO, S. M. S.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6693832655779279pt_BR
dc.contributor.referee1RAMALHO, Maria do Socorro.
dc.contributor.referee1IDRAMALHO, M. S.pt_BR
dc.contributor.referee2LIRA, Sonia Maria de.
dc.contributor.referee2IDLIRA, S. M.pt_BR
dc.description.resumoA Geografia como ciência que estuda o espaço e as relações entre homem e meio, torna-se um campo de conhecimento capaz de levar aos educandos as problemáticas ambientais, desenvolvendo a conscientização ambiental a partir do estudo de campo. Nesta perspectiva, esse estudo objetivou trabalhar as relações (harmônicas e desarmônicas) históricas entre homem e natureza nos biomas paraibanos (Caatinga e Mata Atlântica de brejo de altitudes). Metodologicamente, estruturou-se sob o tripé: pesquisa, planejamento e ação, com atividades realizadas nos 6° e 7° anos da E.E.E.F. N.Sra. do Rosário, Campina Grande, PB, no segundo semestre de 2015. A promoção do conhecimento sobre os biomas paraibanos se deu através de aulas expositivo-dialogadas como também a partir da utilização de pesquisas em gabinete pelos estudantes. Foi possível promover a conscientização dos alunos sobre as problemáticas dos biomas paraibanos, além de ter demonstrado a relevância da pesquisa supervisionada como ferramenta de aprendizagem no ensino básico. Conclui-se que o estudo do meio levou à maior compreensão dos conteúdos, tornando a disciplina mais dinâmica, configurando-se como uma tática importante para o êxito no processo de ensino-aprendizagem, facilitando o conhecimento e proporcionado novas experiências na relação consciente entre estudante e a natureza.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqGeografiapt_BR
dc.titleExercitando uma educação ambiental crítica e contextualizada: o estudo de campo como proposta metodológica na Geografia Escolar.pt_BR
dc.date.issued2016-05-04
dc.description.abstractGeography as a science that studies the space and the relationship between man and environment, becomes a field of knowledge able to take students with environmental problems, developing environmental awareness from, for example, the study of the environment. In this thought, this study aimed to work the historical relations between man and nature in Paraiba of biomes (Caatinga and Atlantic Forest swamp elevations) from the study of the environment. Methodologically, it was structured under three pillars: research, planning and action, with activities in the 6 and 7 years of E.E.E.F. N. S. Rosario, Campina Grande, PB, in the year 2014. The promotion of knowledge about Paraiba of biomes was through expository-dialogued classes as well as from the use of surveys in office by the students. It was possible to promote awareness of students about the problems Paraiba of biomes, and has demonstrated the relevance of research supervised as a learning tool in basic education. We conclude that the study of the environment has led to greater understanding of the content, making the dynamic discipline, configured as an important tactic for success in teaching-learning process, facilitating knowledge and provided new experiences in conscious relationship between student and the nature.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22658
dc.date.accessioned2021-12-20T17:34:07Z
dc.date.available2021-12-20
dc.date.available2021-12-20T17:34:07Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectGeografia Escolarpt_BR
dc.subjectEnsino de Geografiapt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectEducação ambiental contextualizadapt_BR
dc.subjectEstudo de campopt_BR
dc.subjectProposta metodológica - estudo de campopt_BR
dc.subjectGeografia ambientalpt_BR
dc.subjectMeio ambientept_BR
dc.subjectEscola Nossa Senhora do Rosário - Campina Grande - PBpt_BR
dc.subjectConscientização ambientalpt_BR
dc.subjectProblemas ambientaispt_BR
dc.subjectRelações harmônicas e desarmônicas - homem e naturezapt_BR
dc.subjectHomem e natureza - relações harmônicas e desarmônicaspt_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagem - Geografiapt_BR
dc.subjectProcesso de ensino-aprendizagem - Geografiapt_BR
dc.subjectBiomas paraibanospt_BR
dc.subjectPrática pedagógica - Geografiapt_BR
dc.subjectPrática de ensino - Geografiapt_BR
dc.subjectSchool geographypt_BR
dc.subjectTeaching geographypt_BR
dc.subjectEnvironmental educationpt_BR
dc.subjectContextualized environmental educationpt_BR
dc.subjectField studypt_BR
dc.subjectMethodological proposal - field studypt_BR
dc.subjectEnvironmental geographypt_BR
dc.subjectEnvironmentpt_BR
dc.subjectNossa Senhora do Rosário School - Campina Grande - PBpt_BR
dc.subjectEnvironmental awarenesspt_BR
dc.subjectEnvironmental problemspt_BR
dc.subjectHarmonic and disharmonious relations - man and naturept_BR
dc.subjectMan and nature - harmonic and disharmonious relationshipspt_BR
dc.subjectTeaching-learning - geographypt_BR
dc.subjectTeaching-learning process - Geographypt_BR
dc.subjectBiomes from Paraíbapt_BR
dc.subjectPedagogical practice - Geographypt_BR
dc.subjectTeaching practice - geographypt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorCUNHA, Rick Cabral da.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeExercising a critical and contextualized environmental education: field study as a methodological proposal in School Geography.pt_BR
dc.identifier.citationCUNHA, Rick Cabral. Exercitando uma educação ambiental crítica e contextualizada: o estudo de campo como proposta metodológica na Geografia Escolar. 2016. 29f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo), Curso de Licenciatura em Geografia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22658pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Geografia CH - Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RICK CABRAL DA CUNHA - TCC ARTIGO LIC GEOGRAFIA CH 2016.pdfRick Cabral da Cunha - TCC Artigo Lic Geografia CH 2016.929.39 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.