Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22661
Title: A questão étnico-racial e ensino de geografia: análise de livro didático e a formação dos professores.
Other Titles: The ethnic-racial issue and geography teaching: textbook analysis and teacher education.
???metadata.dc.creator???: ALMEIDA, Aline Souza de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: CARVALHO, Luiz Eugênio Pereira.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SOUZA, Thiago Romeu de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: LIRA, Sônia Maria de.
Keywords: Ensino de Geografia;Questões étnico-raciais - ensino de geografia;Formação de professores de Geografia;Formação docente;Livro didático de Geografia;Análise de livro didático - Geografia;Lei 10.639/03;Negro e Continente Africano;Estudos étnico-raciais;Relações étnico-raciais;África;Preconceito;Teaching geography;Ethnic-Racial Issues - Teaching Geography;Geography teacher training;Teacher training;Geography textbook;Textbook Analysis - Geography;Law 10.639/03;Black and African Continent;Ethnic-Racial Studies;Ethnic-racial relations;Africa;Prejudice
Issue Date: 17-Aug-2017
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: ALMEIDA, Aline Souza de. A questão étnico-racial e ensino de geografia: análise de livro didático e a formação dos professores. 2017. 49f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em Geografia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22661
???metadata.dc.description.resumo???: Nesse trabalho, abordamos a temática étnico-racial baseada na Lei Federal 10.639/03 que foi criada após muita luta dos movimentos negros. Essa Lei torna obrigatório o ensino da África e da contribuição do negro na construção da cultura brasileira e na organização e formação social do país, com a finalidade de construir uma nova visão sobre o negro e sobre o continente africano. Trataremos da importância desses temas na formação do professor de geografia analisando o currículo de cursos de geografia da Paraíba e a atual produção acadêmica sobre o tema, através da análise de anais de evento sobre ensino de geografia. Outro caminho para identificar como se dá a inserção desta temática e seus objetivos no ensino da geografia escolar foi feito a partir da leitura e análise de livros didáticos. Sabendo que o livro didático é um material essencial para se trabalhar em sala, foram analisados livros editados antes e depois da Lei citada com o objetivo de identificar se a temática étnico-racial e África são tratadas de forma a contribuir para a formação/manutenção de estereótipos sobre os negros e África. Após analisar os livros, projetos pedagógicos das licenciaturas e a Lei 10.639 verificou-se que as mudanças ocorridas ainda são suficientes para que se tenha um resultado satisfatório a respeito da construção de uma nova visão sobre a temática étnico-racial e África no ensino de Geografia.
Abstract: In this paper, we approached the ethnic-racial based on the federal law 10.639/03 that was created after a great deal of fighting from black people’s movements. Said law makes it mandatory teaching about Africa and black people in the brazilian culture construction and in the country’s organization and social formation, with the purpose of building a new vision about black people and the african continent. We will deal with these themes’s importance in the Geography teacher’s development process analysing the curriculum of Geography courses from Paraíba and the theme’s current academic production, through the analysis of event annals about Geography teaching. The other way to identify how this topic’s insertion takes place and their goals in geography teaching in schools came from the reading and analysis of textbooks. Knowing that the textbook is a necessary material to work with in the classroom, they were analysed before and after the law aforementioned with the intention to identify if the ethnic-racial theme and Africa were presented in a way that contributes to the creation/maintenance of stereotypes about black people and Africa. After analysing the books, pedagogical projects from the teaching graduations and the law 10.639, it was shown that the changes that have taken place are enough to obtain a satisfactory result about the development of a new vision about the ethnic-racial topic and Africa in Geography teaching.
Keywords: Ensino de Geografia
Questões étnico-raciais - ensino de geografia
Formação de professores de Geografia
Formação docente
Livro didático de Geografia
Análise de livro didático - Geografia
Lei 10.639/03
Negro e Continente Africano
Estudos étnico-raciais
Relações étnico-raciais
África
Preconceito
Teaching geography
Ethnic-Racial Issues - Teaching Geography
Geography teacher training
Teacher training
Geography textbook
Textbook Analysis - Geography
Law 10.639/03
Black and African Continent
Ethnic-Racial Studies
Ethnic-racial relations
Africa
Prejudice
???metadata.dc.subject.cnpq???: Geografia
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22661
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Geografia CH - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ALINE SOUZA DE ALMEIDA - TCC MONOGRAFIA LIC GEOGRAFIA CH 2017.pdfAline Souza de Almeida - TCC Monografia Lic Geografia 2017.1.18 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.