Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22665
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDLIMA. F. S.pt_BR
dc.contributor.advisor1LIRA, Sônia Maria de.-
dc.contributor.advisor1IDLIRA, S. M.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1745920526512067pt_BR
dc.description.resumoO distrito de Pão de Açúcar, pertencente ao município de Taquaritinga do Norte, faz parte do aglomerado produtivo de confecções do Agreste pernambucano e tem nas suas inter-relações socioespaciais amplas influências da referida atividade. Como o ensino de Geografia tem a preocupação de contribuir com a leitura do mundo, passamos a indagar como a disciplina geográfica está abordando estas questões em sala de aula. Por isso, esta pesquisa tem como objetivo geral verificar como a construção do conhecimento geográfico, de estudantes do Ensino Fundamental do 7º ano, ocorre a partir do uso de algumas linguagens, através do estudo de campo no distrito de Pão de Açúcar, Taquaritinga do Norte/PE. Para isso, utilizamos a pesquisa qualitativa que contempla uma interpretação mais aprofundada da realidade, mais especificamente através da observação participante, com a utilização de um estudo de campo, a partir de análises sobre as linguagens diversas usadas no ensino de Geografia. Nessa perspectiva, a construção dos conceitos de espaço e paisagem ocorreram de forma individual, conforme ressaltado por Vigotski (1988), e precisam de continuidade com o trabalho pedagógico para que o avanço da aprendizagem seja possível, pois o uso das linguagens e o estudo de campo não foram suficientes para garantir estas conceituações. Por isso, consideramos necessário ser efetuada uma atividade de extensão, operacionalizada após o término da pesquisa, para contribuir no avanço das referidas conceituações dos estudantes e na formação docente do professor de geografia.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqGeografiapt_BR
dc.titleA construção dos conceitos de espaço e paisagem no ensino de Geografia, a partir do estudo de campo no Distrito de Pão de Açúcar - Taquaritinga do Norte / PE.pt_BR
dc.date.issued2016-
dc.description.abstractThe Sugar Loaf district, in the municipality of Taquaritinga do Norte, is part of the productive cluster of clothing of Wasteland of Pernambuco and has in its socio-spatial interrelationships broad influences of that activity. As the teaching of Geography is concerned to contribute to the reading of the world, we began to ask how the geographic discipline is addressing these issues in the classroom. Therefore, this project has the main objective to verify how the construction of geographical knowledge of students in Elementary School 7th grade occurs from the use of some languages, through field study in Sugar Loaf district, Taquaritinga do Norte/ PE. For this, we use qualitative research, which includes further interpretation of reality, specifically through participant observation with the use of a field of study, from analysis of the various languages used in teaching geography. In this perspective, the construction of space and landscape concepts occurred individually, as pointed out by Vigotski (1988), and need to continue with the pedagogical work for the possibility of advancement of learning, as the use of languages and the field study were not sufficient to ensure these conceptualizations. Hence, we consider necessary an extension activity, operationalized after the end of the research, to contribute to the advancement of conceptualizations of the students and educational formation of geography teacher.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22665-
dc.date.accessioned2021-12-20T19:06:20Z-
dc.date.available2021-12-20-
dc.date.available2021-12-20T19:06:20Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEnsino de Geografiapt_BR
dc.subjectConceito de espaço - construçãopt_BR
dc.subjectConceito de paisagem - construçãopt_BR
dc.subjectEstudo de campopt_BR
dc.subjectDistrito de Pão de Açúcar - Taquaritinga do Norte - PEpt_BR
dc.subjectEspaçopt_BR
dc.subjectPaisagempt_BR
dc.subjectLinguagens geográficaspt_BR
dc.subjectAnálise socioespacialpt_BR
dc.subjectConhecimento geográficopt_BR
dc.subjectDisciplina geográficapt_BR
dc.subjectFotos - Distrito de Pão de Açúcar - Taquaritinga do Norte - PEpt_BR
dc.subjectTeaching geographypt_BR
dc.subjectSpace concept - constructionpt_BR
dc.subjectLandscape concept - constructionpt_BR
dc.subjectField studypt_BR
dc.subjectPão de Açúcar District - Taquaritinga do Norte - PEpt_BR
dc.subjectSpacept_BR
dc.subjectLandscapept_BR
dc.subjectGeographic languagespt_BR
dc.subjectSociospatial analysispt_BR
dc.subjectGeographic knowledgept_BR
dc.subjectGeographic disciplinept_BR
dc.subjectPhotos - Pão de Açúcar District - Taquaritinga do Norte - PEpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorLIMA, Fernando Santos de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe construction of the concepts of space and landscape in the teaching of Geography, from a field study in the District of Pão de Açúcar - Taquaritinga do Norte / PE.pt_BR
dc.identifier.citationLIMA, Felipe Santos. A construção dos conceitos de espaço e paisagem no ensino de Geografia, a partir do estudo de campo no Distrito de Pão de Açúcar - Taquaritinga do Norte / PE. 2016. 36f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em Geografia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22665pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Geografia CH - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FELIPE SANTOS DE LIMA - TCC MONOGRAFIA LIC GEOGRAFIA CH 2016.pdfFelipe Santos de Lima - TCC Monografia LIC. Geografia CH 20161.11 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.