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Title: A cartografia tátil para alunos com deficiência visual do 1o ano do ensino fundamental.
Other Titles: Tactile cartography for visually impaired students in the 1st year of elementary school.
???metadata.dc.creator???: SOUZA, Edileide Maria de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: FARIAS, Paulo Sérgio Cunha.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SERPA, Martha Helena Burity.
???metadata.dc.contributor.referee2???: LIRA, Sônia Maria de.
Keywords: Ensino de Geografia;Educação inclusiva;Educação especial;Cartografia tátil;Alunos cegos;Cegos e ensino de Geografia;Deficientes visuais - ensino de Geografia;Construção do conhecimento geográfico;Pessoa com deficiência;Criança com deficiência visual;Noções espaciais - crianças com deficiência visual;Espaço vivido;Espaço percebido;Teaching geography;Inclusive education;Special education;Tactile cartography;Blind students;Blind and Geography Teaching;Visually impaired - teaching Geography;Construction of geographic knowledge;Disabled person;Visually impaired child;Spatial notions - visually impaired children;Lived space;Perceived space
Issue Date: 7-Apr-2017
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SOUZA, Edileide Maria de. A cartografia tátil para alunos com deficiência visual do 1º ano do ensino fundamental. 2017. 54 f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em Geografia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2017. Disponível em:
???metadata.dc.description.resumo???: A presente pesquisa “A cartografia tátil para alunos com deficiência visual do 1º ano do Ensino Fundamental” parte da seguinte questão: como as crianças com deficiência visual (DV) podem adquirir os conhecimentos relativos à representação espacial? Para isso, tem como objetivo geral analisar de que forma o ensino de cartografia está sendo desenvolvido nas séries iniciais, focalizando as ações extensivas do projeto “Oficinas de Geografia para estudantes videntes e com deficiência visual”, desenvolvidas no âmbiro da Unidade Acadêmica de Geografia da Universidade Federal de Campina Grande- PB. Nesse sentido, visa investigar as possibilidades de aquisição do conhecimento cartográfico por parte das crianças com deficiência visual (DV) do anos iniciais do ensino de uma escola da rede pública municipal de Campina Grande-PB, enquanto inseridas no ambiente de inclusão a partir de sua apropriação do espaço concreto e representado. Em relação aos objetivos especificos, procurou-se analisar as formas de apreensão, compreensão e apropriação do espaço por parte dos alunos, identificando como se dá o ensino-aprendizagem da cartografia para os alunos com DV e verificar como as atividades propostas contribuiram para o desenvolvimento das noções espaciais e a aprendizagem da cartografia desses discentes. Para abordar o problema e alcançar os objetivos propostos pela pesquisa, recorreu-se a a tipologia do estudo de caso, amparada na abordagem qualitativa. Para coletar os dados empíricos, foi feita a observação e análise das atividades realizadas no âmbito do projeto de extensão supracitado. Por fim, as atividas desenvolvidas possibilitaram o envolvimento e a participação das crianças, porém, no inicio, as mesmas tiveram dificuldades acompanhar as atividades propostas, o que expressa ausência de experiências anteriores de reflexão sobre a construção e a representação das noções espaciais. O que ficou evidente é que se necessita de um trabalho efetivo com os alunos para que os mesmos compreendam e apreendam essas nosções espaciais, tanto no plano concreto quanto no representativo. Conclui-se que o recurso da cartográfia tátil é fundamental para superar as dificuldades e possibilitar a aprendizagem geográficas desse alunos.
Abstract: The current research entitled ‘Tactile cartography for visually impaired students’’ develops from the following question: How can visually impaired children acquire knowledge related to spatial representation? In order to do so, it goals to assess how is the approaching and practicing of cartography in the first degrees of school, focusing the actions of the project called ’Geography Workshops for seers and visually impaired students’ developed in the sphere of the Geography Academic Unit of Federal University of Campina Grande/PB. In this sense, it aims to investigate the possibilities of acquiring cartographic knowledge by children with visual impairments (VI) in the first degrees of a public school in Campina Grande/PB, while they are inserted in the environment of inclusion created from their appropriation of real and represented space. Regarding to specific goals, we sought to analyze the ways of apprehension, understanding and appropriation of space by students, identifying how cartography teachinglearning relation is taken for visually impaired students and how the activities proposed to them support the development of spatial understanding and the learning of cartography. To achieve the goals, it was used a case study report, supported by qualitative approach. For empirical data gathering, we observed and assessed the activities of the abovementioned project. Lastly, these activities made possible the involvement and participation of children, but at the beginning, they had difficulties following the proposed activities, which expresses the absence of previous experiences of reflection about the construction and representation of spatial understanding. What became clear with this work is that is needed an effective effort along the students in order to make them better interpret these spatial understanding, both on the real and the representative plane. Therefore, it is concluded that the use of tactile cartography is fundamental to VI students to overcome the difficulties and enable the geographical learning.
Keywords: Ensino de Geografia
Educação inclusiva
Educação especial
Cartografia tátil
Alunos cegos
Cegos e ensino de Geografia
Deficientes visuais - ensino de Geografia
Construção do conhecimento geográfico
Pessoa com deficiência
Criança com deficiência visual
Noções espaciais - crianças com deficiência visual
Espaço vivido
Espaço percebido
Teaching geography
Inclusive education
Special education
Tactile cartography
Blind students
Blind and Geography Teaching
Visually impaired - teaching Geography
Construction of geographic knowledge
Disabled person
Visually impaired child
Spatial notions - visually impaired children
Lived space
Perceived space
???metadata.dc.subject.cnpq???: Geografia
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22666
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