Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22666
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSOUZA, E. M.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0963405441516439pt_BR
dc.contributor.advisor1FARIAS, Paulo Sérgio Cunha.
dc.contributor.advisor1IDFARIAS, P. S. C.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1249728602117479pt_BR
dc.contributor.referee1SERPA, Martha Helena Burity.
dc.contributor.referee2LIRA, Sônia Maria de.
dc.description.resumoA presente pesquisa “A cartografia tátil para alunos com deficiência visual do 1º ano do Ensino Fundamental” parte da seguinte questão: como as crianças com deficiência visual (DV) podem adquirir os conhecimentos relativos à representação espacial? Para isso, tem como objetivo geral analisar de que forma o ensino de cartografia está sendo desenvolvido nas séries iniciais, focalizando as ações extensivas do projeto “Oficinas de Geografia para estudantes videntes e com deficiência visual”, desenvolvidas no âmbiro da Unidade Acadêmica de Geografia da Universidade Federal de Campina Grande- PB. Nesse sentido, visa investigar as possibilidades de aquisição do conhecimento cartográfico por parte das crianças com deficiência visual (DV) do anos iniciais do ensino de uma escola da rede pública municipal de Campina Grande-PB, enquanto inseridas no ambiente de inclusão a partir de sua apropriação do espaço concreto e representado. Em relação aos objetivos especificos, procurou-se analisar as formas de apreensão, compreensão e apropriação do espaço por parte dos alunos, identificando como se dá o ensino-aprendizagem da cartografia para os alunos com DV e verificar como as atividades propostas contribuiram para o desenvolvimento das noções espaciais e a aprendizagem da cartografia desses discentes. Para abordar o problema e alcançar os objetivos propostos pela pesquisa, recorreu-se a a tipologia do estudo de caso, amparada na abordagem qualitativa. Para coletar os dados empíricos, foi feita a observação e análise das atividades realizadas no âmbito do projeto de extensão supracitado. Por fim, as atividas desenvolvidas possibilitaram o envolvimento e a participação das crianças, porém, no inicio, as mesmas tiveram dificuldades acompanhar as atividades propostas, o que expressa ausência de experiências anteriores de reflexão sobre a construção e a representação das noções espaciais. O que ficou evidente é que se necessita de um trabalho efetivo com os alunos para que os mesmos compreendam e apreendam essas nosções espaciais, tanto no plano concreto quanto no representativo. Conclui-se que o recurso da cartográfia tátil é fundamental para superar as dificuldades e possibilitar a aprendizagem geográficas desse alunos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqGeografiapt_BR
dc.titleA cartografia tátil para alunos com deficiência visual do 1o ano do ensino fundamental.pt_BR
dc.date.issued2017-04-07
dc.description.abstractThe current research entitled ‘Tactile cartography for visually impaired students’’ develops from the following question: How can visually impaired children acquire knowledge related to spatial representation? In order to do so, it goals to assess how is the approaching and practicing of cartography in the first degrees of school, focusing the actions of the project called ’Geography Workshops for seers and visually impaired students’ developed in the sphere of the Geography Academic Unit of Federal University of Campina Grande/PB. In this sense, it aims to investigate the possibilities of acquiring cartographic knowledge by children with visual impairments (VI) in the first degrees of a public school in Campina Grande/PB, while they are inserted in the environment of inclusion created from their appropriation of real and represented space. Regarding to specific goals, we sought to analyze the ways of apprehension, understanding and appropriation of space by students, identifying how cartography teachinglearning relation is taken for visually impaired students and how the activities proposed to them support the development of spatial understanding and the learning of cartography. To achieve the goals, it was used a case study report, supported by qualitative approach. For empirical data gathering, we observed and assessed the activities of the abovementioned project. Lastly, these activities made possible the involvement and participation of children, but at the beginning, they had difficulties following the proposed activities, which expresses the absence of previous experiences of reflection about the construction and representation of spatial understanding. What became clear with this work is that is needed an effective effort along the students in order to make them better interpret these spatial understanding, both on the real and the representative plane. Therefore, it is concluded that the use of tactile cartography is fundamental to VI students to overcome the difficulties and enable the geographical learning.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22666
dc.date.accessioned2021-12-20T19:10:48Z
dc.date.available2021-12-20
dc.date.available2021-12-20T19:10:48Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEnsino de Geografiapt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.subjectCartografia tátilpt_BR
dc.subjectAlunos cegospt_BR
dc.subjectCegos e ensino de Geografiapt_BR
dc.subjectDeficientes visuais - ensino de Geografiapt_BR
dc.subjectConstrução do conhecimento geográficopt_BR
dc.subjectPessoa com deficiênciapt_BR
dc.subjectCriança com deficiência visualpt_BR
dc.subjectNoções espaciais - crianças com deficiência visualpt_BR
dc.subjectEspaço vividopt_BR
dc.subjectEspaço percebidopt_BR
dc.subjectTeaching geographypt_BR
dc.subjectInclusive educationpt_BR
dc.subjectSpecial educationpt_BR
dc.subjectTactile cartographypt_BR
dc.subjectBlind studentspt_BR
dc.subjectBlind and Geography Teachingpt_BR
dc.subjectVisually impaired - teaching Geographypt_BR
dc.subjectConstruction of geographic knowledgept_BR
dc.subjectDisabled personpt_BR
dc.subjectVisually impaired childpt_BR
dc.subjectSpatial notions - visually impaired childrenpt_BR
dc.subjectLived spacept_BR
dc.subjectPerceived spacept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSOUZA, Edileide Maria de.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeTactile cartography for visually impaired students in the 1st year of elementary school.pt_BR
dc.identifier.citationSOUZA, Edileide Maria de. A cartografia tátil para alunos com deficiência visual do 1º ano do ensino fundamental. 2017. 54 f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em Geografia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2017. Disponível em:pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Geografia CH - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EDILEIDE MARIA DE SOUZA - TCC MONOGRAFIA LIC GEOGRAFIA CH 2017.pdfEdileide Maria de Souza - TCC Monografia Lic Geografia 2017.1.04 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.