Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2267
Title: Pequenos produtores rurais: ideologias orgânicas.
Other Titles: Small farmers: organic ideologies.
???metadata.dc.creator???: MARQUES, Maria Sedy.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: POTENGY, Gisélia Franco.
???metadata.dc.contributor.referee1???: NOVAES, Regina Celia Reyes.
Keywords: Pequenos produtores rurais;Ideologias de trabalhadores rurais;Educação rural;Sociologia rural;Pesquisa Ação;Campesinato;Escola rural;Literatura de cordel e teatro
Issue Date: 1987
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: MARQUES, Maria Sedy. Pequenos produtores rurais: ideologias orgânicas. 1987. 166f. (Dissertação de Mestrado em Sociologia Rural), Curso de Mestrado em Sociologia Rural, Centro de Humanidades, Universidade Federal da Paraíba - Campina Grande - PB - Campus II - Brasil, 1987.
???metadata.dc.description.resumo???: Refletir sobre as ideologias dos trabalhadores em fases determinadas da evolução do capitalismo tem-se constituído motivo de estudos e de controvérsias, ao longo da história da divisão campo-cidade. Situar, dentre essas ideologias, aquelas que apresentam organicidade, vem, nos últimos tempos, particularmente a partir das proposições gramscianas, ocupando espaços cada vez maiores entre os educadores. Identificá-las no universo da cognição e da emocionalidade dos pequenos produtores rurais, parece se impor como desafio ã educação rural. São ideologias cujas especificidades exigem de qualquer estudioso — principalmente dos que se iniciam — um repensar sobre a totalidade social, o que significa dizer buscar na sociologia o instrumental teórico necessário à sua compreensão. AÍ, se situa presente trabalho que se desenvolve no pressuposto de que as visoes camponesas relativas ã terra, ao poder e ao mercado se caracterizam como orgânicas, isto é, como ideologias vinculadas a uma classe fundamental, historicamente necessárias às estruturas econômicas e com poder organizativo (Conf. GRAMSCI, 1978b : 65). Desta forma, são estas ideologias tomadas como constitutivas do objeto deste estudo. Do empenho, nele contido, em efetivar-se a pesquisa como serviço educacional resultou o uso do Teatro e do cordel (tradicional nordestinos) como recursos de apoio ã Pesquisa-Ação. Sobre tal processo e seus resultados, desenvolve-se a análise que objetiva, sobretudo, destacar espaços ou fenômenos ideológicos que possam servir, posteriormente, como vertentes ou matrizes na seleção de conteúdos educacionais dentro ou fora da escola rural.
Keywords: Pequenos produtores rurais
Ideologias de trabalhadores rurais
Educação rural
Sociologia rural
Pesquisa Ação
Campesinato
Escola rural
Literatura de cordel e teatro
???metadata.dc.subject.cnpq???: Ciências Sociais.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2267
Appears in Collections:Mestrado em Ciências Sociais.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARIA SEDY MARQUES - DISSERTAÇÃO PPGCS 1987..pdfMaria Sedy Marques - Dissertação PPGCS 1987.31.36 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.