Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22679
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDFERREIRA, L. S.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1207613652373767pt_BR
dc.contributor.advisor1LIRA, Sonia Maria de.
dc.contributor.advisor1IDLIRA, S. M.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1745920526512067pt_BR
dc.contributor.referee1SILVA, Janaína Barbosa da.
dc.contributor.referee2ALENCAR, Débora do Nascimento Fernandes de.
dc.description.resumoA cartografia é uma área da Geografia que requer uma atenção especial no ensino da disciplina escolar, pois ela é necessária em todos os temas geográficos. Sendo assim, aprender a ler os mapas e entendê-los é fundamental. No entanto, identificamos que os estudos cartográficos não ocorrem a contento no ensino da referida disciplina. Por isso, o objetivo deste trabalho é analisar a prática pedagógica de docentes de Geografia, no 6º ano do Ensino Fundamental, quanto ao ensino de cartografia na disciplina escolar. Utilizamos a metodologia qualitativa nessa análise com o uso de entrevistas semiestruturadas no processo. Identificamos que o livro didático é o principal instrumento utilizado para os estudos cartográficos e demais assuntos, como também que os mapas apresentados neste material para o 6º ano é de difícil assimilação. Ademais, o professor de História que ensina Geografia admitiu ter dificuldades de trabalhar este assunto. Além disso, os professores entrevistados afirmaram que os estudantes chegam ao 6º ano sem condições mínimas para desenvolver tais conceituações. Por isso são necessárias formações para os professores, além de condições de trabalho adequadas, para que assim a educação melhore, de fato. E para isso, as políticas públicas devem priorizar o processo educacional público.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqGeografiapt_BR
dc.titleO trabalho com cartografia no 6o ano: um olhar sobre a prática dos professores e o uso do livro didático em escola de Lagoa Seca / PB.pt_BR
dc.description.abstractCartography is a field of knowledge in Geography that requires special attention in its school modality, since it is necessary for all kinds of geographic themes. Therefore, knowing how to read maps and understand them is essential. However, we identified that cartographic studies do not properly occur in the teaching of Geography. For this reason, the goal of this work is to assess the pedagogical practices of Geography teachers of 6th grade of the elementary school related to the uses of the cartographic features in their classrooms. It has been used qualitative methodology by using semi structured interviews in the process. We realized that the main source of information utilized for cartographic studies and other subjects was the textbook. We also perceived that the maps featured in the textbook was hard for 6th grade students to understand. In addition, the History teacher who teaches Geography admitted having had difficulties to work on this subject. Additionally, the interviewed teachers claimed that students reach 6th grade with insufficient learning to develop such concepts. Thus, it is indispensable appropriate education to teachers, in addition to work condition, so education might improve. Thereunto, public policies must prioritize the public educational process.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22679
dc.date.accessioned2021-12-21T10:49:40Z
dc.date.available2021-12-21
dc.date.available2021-12-21T10:49:40Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEnsino de Geografiapt_BR
dc.subjectCartografia escolarpt_BR
dc.subjectProfessores de Geografiapt_BR
dc.subjectPrática docente - Geografiapt_BR
dc.subjectLivro didático de Geografiapt_BR
dc.subjectLagoa Seca - PB - ensino de Geografiapt_BR
dc.subjectEntrevistas semiestruturadaspt_BR
dc.subjectGeografia escolarpt_BR
dc.subjectTeaching geographypt_BR
dc.subjectSchool cartographypt_BR
dc.subjectGeography Teacherspt_BR
dc.subjectTeaching practice - geographypt_BR
dc.subjectGeography textbookpt_BR
dc.subjectLagoa Seca - PB - teaching Geographypt_BR
dc.subjectSemi-structured interviewspt_BR
dc.subjectSchool geographypt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorFERREIRA, Letícia dos Santos.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe work with cartography in the 6th year: a look at the practice of teachers and the use of textbooks in a school in Lagoa Seca / PB.pt_BR
dc.identifier.citationFERREIRA, Letícia dos Santos. O trabalho com cartografia no 6o ano: um olhar sobre a prática dos professores e o uso do livro didático em escola de Lagoa Seca / PB. 2017. 22f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo), Curso de Licenciatura em Geografia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22679pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Geografia CH - Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LETÍCIA DOS SANTOS FERREIRA - TCC ARTIGO LIC GEOGRAFIA CH 2017.pdfLetícia dos Santos Ferreira - TCC Artigo Lic Geografia 2017.208.22 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.