Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2268
Title: "A mulher na palha da cana": (estudo sobre as condições de vida, trabalho e participação sindical da mulher canavieira de Santa Rita-PB).
Other Titles: "The woman in the straw of the cane": ((Study on the conditions of life, work and union participation of the canavieira woman of Santa Rita - PB).
???metadata.dc.creator???: MIELE, Neide.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: GUILIANI, Paola Cappellin.
???metadata.dc.contributor.advisor-co1???: NOVAES, Regina Celia Reyes.
???metadata.dc.contributor.referee1???: KAMEYANA, Nobuco.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SIQUEIRA, Deis Elocy.
Keywords: Mulher Agricultora;Santa Rita - PB - História;Mulher Canavieira;Cana-de-Açúcar e Mulheres;Mulheres e Trabalho Rural;Divisão Sexual do Trabalho;Produção Canavieira e Mulheres;Mulher e Sindicalismo;Sociologia Rural
Issue Date: 1985
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: MIELE, Neide. "A mulher na palha da cana": (estudo sobre as condições de vida, trabalho e participação sindical da mulher canavieira de Santa Rita-PB). 1985. 205f. (Dissertação de Mestrado em Sociologia Rural), Curso de Mestrado em Sociologia Rural, Centro de Humanidades, Universidade Federal da Paraíba - Campina Grande - PB - Campus II - Brasil, 1985. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2268
???metadata.dc.description.resumo???: Esta dissertação tem por objetivo o estudo da mulher inserida na produção da monocultura da cana-de-açúcar. Como espaço geográfico para sua realização, escolhemos o município deSanta Rita, no Estado da Paraíba, pela sua particularidade em relação aos demais municípios produtores de cana no Estado.Por tanto, este estudo guarda suas especificidades, não devendo ser generalizado para o conjunto da zona canavieira paraibana. O fio condutor que pecorre esta análise é o de demonstrar que as discriminações contra a mulher trabalhadora são frutos da forma como o capital e a ideologia dominante numa sociedade burguesa procuram recriar a histórica divisão sexual do trabalho, dando-lhe nova roupagem. Procuraremos retraçar o perfil da mulher canavieira em três espaços distintos, porém, dialeticamente interrelacionados: na produção, na família e no seu órgão de classe. Nosso objetivo não ê o de reforçar as lu tas contra as discriminações sofridas pela mulher através da tese da "igualdade" entre os sexos, mas ao contrário, na tese de que o reconhecimento, pela sociedade, de que o papel de re produtora da força de trabalho e de responsável primeira no cuidado dos imaturos, hoje destinado exclusivamente a ela, não caberia somente à mulher, mas é um encargo que deveria ser as sumida pelo conjunto da sociedade.
Keywords: Mulher Agricultora
Santa Rita - PB - História
Mulher Canavieira
Cana-de-Açúcar e Mulheres
Mulheres e Trabalho Rural
Divisão Sexual do Trabalho
Produção Canavieira e Mulheres
Mulher e Sindicalismo
Sociologia Rural
???metadata.dc.subject.cnpq???: Ciências Sociais.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2268
Appears in Collections:Mestrado em Ciências Sociais.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
NEIDE MIELE - DISSERTAÇÃO PPGCS CH 1985.pdfNeide Miele - Dissertação PPGCS CH 1985.48.9 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.