Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22681
Title: HQ no livro didático de Geografia: entre a linguagem e a aprendizagem.
Other Titles: HQ in the Geography textbook: between language and learning.
???metadata.dc.creator???: SIQUEIRA, Vinicius Delfino.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: LIRA, Sonia Maria de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: AZEVEDO, Sérgio Luiz Malta de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: FARIAS, Paulo Sérgio Cunha.
Keywords: Ensino de Geografia;Livro didático de Geografia;HQ no livro didático de Geografia;Literatura em quadrinhos - Geografia;Histórias em quadrinhos - ensino de Geografia;Recurso didático - história em quadrinhos - Geografia;Conhecimentos espaciais;Análise de livros didáticos - Geografia;Conhecimento interdisciplinar;Interdisciplinaridade e Geografia;Teaching geography;Geography textbook;Comic book in geography textbook;Comic Literature - Geography;Comics - Teaching Geography;Teaching resource - comic book - Geography;Spatial knowledge;Textbook Analysis - Geography;Interdisciplinary knowledge;Interdisciplinarity and Geography
Issue Date: 14-Aug-2017
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SIQUEIRA, Vinicius Delfino. HQ no livro didático de Geografia: entre a linguagem e a aprendizagem. 2017. 52f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em Geografia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22681
???metadata.dc.description.resumo???: O ensino tradicional, o qual se utiliza de exposição de temáticas, resolução de exercícios e memorização de conteúdo, tem, historicamente, sido priorizado como método principal no ensino de Geografia. Tal prática tem proporcionado aulas enfadonhas e desinteressantes para os estudantes. Por isso, novas estratégias precisam ser pensadas para que a apropriação dos conhecimentos espaciais ocorra de forma produtiva e satisfatória. Deste modo, o objetivo central desta pesquisa é analisar se as histórias em quadrinhos estão presentes nos livros didáticos mais usados de Geografia, no Ensino Fundamental II de escolas públicas de Campina Grande, e se contribuem para aprofundar os conhecimentos geográficos. Isto, porque este é o principal instrumento pedagógico usado pelos docentes na disciplina escolar. O procedimento metodológico utilizado foi a pesquisa bibliográfica, a partir de autores como Cavalcanti, Pontuschka, Vygotsky, Tonini, Lira, entre outros. Como também, através da análise dos livros didáticos mais usados nas escolas públicas do referido município. Entre os resultados destacamos que as histórias em quadrinhos, em alguns livros, encontram-se descontextualizadas das temáticas dos capítulos daqueles livros, em outros aparece apenas na parte dos textos complementares e, em poucos livros, aparecem relacionados aos conteúdos dos capítulos.
Abstract: The traditional teaching method, in which the exposition of themes, exercise solving and content memorization, have, historically, been prioritized as the main teaching technique in Geography. Such practice have provided tiresome and uninteresting classes for the students. Therefore, new strategies must be considered so that the spatial knowledge appropriation occur in a productive and satisfactory way. Thus, this research’s main goal is to analyze strips from comic books that are found in the most used textbooks in Geography teaching, in Campina Grande’s public middle schools, and if they contribute to deepen the geographic knowledge. And that’s because it is the main pedagogical instrument used by teachers in this school subject. The methodological procedure used in the bibliographical research, came from authors such as Cavalcanti, Pontuschka, Vygotsky, Tonini, Lira, amongst others. As well as an analysis of the main textbooks used in public schools of the city previously mentioned. Amongst the the results we could point out that some of the comic strips, in some books, occur completely decontextualized from each of the textbook’s chapters’s themes, others are shown only the complementary texts and, in a few textbooks, they do relate to the chapter’s content.
Keywords: Ensino de Geografia
Livro didático de Geografia
HQ no livro didático de Geografia
Literatura em quadrinhos - Geografia
Histórias em quadrinhos - ensino de Geografia
Recurso didático - história em quadrinhos - Geografia
Conhecimentos espaciais
Análise de livros didáticos - Geografia
Conhecimento interdisciplinar
Interdisciplinaridade e Geografia
Teaching geography
Geography textbook
Comic book in geography textbook
Comic Literature - Geography
Comics - Teaching Geography
Teaching resource - comic book - Geography
Spatial knowledge
Textbook Analysis - Geography
Interdisciplinary knowledge
Interdisciplinarity and Geography
???metadata.dc.subject.cnpq???: Geografia
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22681
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Geografia CH - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
VINICIUS DELFINO SIQUEIRA - TCC MONOGRAFIA LIC GEOGRAFIA CH 2017.pdfVinicius Delfino Siqueira - TCC Monografia Lic Geografia 2017.3.06 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.