Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22682
Title: Percepção de meio ambiente e educação ambiental por alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Iolanda Tereza Chaves Lima - Cubati - PB.
Other Titles: Perception of the environment and environmental education by students at the Iolanda Tereza Chaves Lima State Elementary and High School - Cubati - PB.
???metadata.dc.creator???: MORAIS, Janicele França de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: ARAÚJO, Sérgio Murilo Santos de.
Keywords: Educação ambiental;Ensino de Geografia;Estudo de percepção;Escola estadual Tereza chaves Lima - Cubati - PB;Meio ambiente - percepção;Sustentabilidade;Impactos ambientais;Geografia escolar;Environmental education;Teaching geography;Perception study;Tereza Chaves Lima State School - Cubati - PB;Environment - perception;Sustainability;Environmental impacts;School geography
Issue Date: 2017
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: MORAIS, Janicele França de. Percepção de meio ambiente e educação ambiental por alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Iolanda Tereza Chaves Lima - Cubati - PB. 2017. 27f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo), Curso de Licenciatura em Geografia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22682
???metadata.dc.description.resumo???: A educação ambiental se tornou uma fonte transformadora, disposta a reagir às constantes alterações e impactos ambientais que ocorre no mundo. O avanço da degradação ocasionada pelas atividades humanas, constitui-se numa ameaça constante à biodiversidade e estão associadas ao nível de concepção e percepção da sociedade no que diz respeito a problemática ambiental. Assim esta pesquisa, teve por objetivo analisar a percepção sobre os termos meio ambiente e educação ambiental bem como o conhecimento sobre suas práticas, por alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Iolanda Tereza Chaves Lima, localizada no município de Cubati-PB. Com base no levantamento das concepções acerca de meio ambiente e educação ambiental dos grupos estudados, foi possível identificar o nível de conhecimento e a conscientização dos alunos em relação aos temas da área ambiental. Ainda foi feita a identificação de ferramentas possíveis para se trabalhar temas ambientais na sala de sala. A metodologia utilizada para a realização da pesquisa foi a coleta de dados através de questionário aplicados aos alunos. Os resultados obtidos ajudaram a concluir sobre a importância de se trabalhar a temática ambiental na sala de aula, voltada à formação socioambiental dos alunos, no sentido de despertar o habitual cuidado com o meio ambiente, promover o conhecimento voltado para ações concretas dentro e além do meio escolar. A pesquisa também teve a finalidade de provocar ainda que de forma inicial, mudanças de caráter ambiental no pensamento e nas atitudes de uma parcela significativa da população (alunos e sua comunidade), além de estimular o aluno a preservar o meio ambiente e promover a integração entre a escola e a comunidade, objetivando princípios de proteção ambiental em harmonia com o desenvolvimento sustentável.
Abstract: Environmental education has become a transformative source, willing to react to the constant changes and environmental impacts that occur in the world. The advance of degradation caused by human activities constitutes itself by a constant threat to biodiversity and is associated with the level of conception and perception of society with regard to environmental issues. Thus, this research aims to analyze the perception about the terms: environment and environmental education, as well as the knowledge about the practices of the students of the State School of Elementary and Secondary Education Iolanda Tereza Chaves Lima, located in the municipality of Cubati-PB. Based on the survey of the conceptions about the environment and environmental education of the groups studied, it was possible to identify the level of knowledge and an awareness of the students in relation to the themes of the environmental area. We also identified possible tools for working environmental themes in the classroom. The methodology used to realize the research was data collection with a questionnaire applied to the students. The results obtained with the research helped to conclude about the importance of a work with the environmental thematic in the classroom, focused on the socio-environmental formation of the students, in the sense of arousing the habitual care with the environment and promote knowledge directed to concrete actions within and beyond the school environment. The research also had the purpose of provoking, although initially, environmental changes in the thought and attitudes of a significant part of the population. Besides stimulating the student to preserve the environment and promote the integration between the school and the community, aiming principles of environmental protection in harmony with sustainable development.
Keywords: Educação ambiental
Ensino de Geografia
Estudo de percepção
Escola estadual Tereza chaves Lima - Cubati - PB
Meio ambiente - percepção
Sustentabilidade
Impactos ambientais
Geografia escolar
Environmental education
Teaching geography
Perception study
Tereza Chaves Lima State School - Cubati - PB
Environment - perception
Sustainability
Environmental impacts
School geography
???metadata.dc.subject.cnpq???: Geografia
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22682
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Geografia CH - Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JANICELE FRANÇA DE MORAIS - TCC ARTIGO LIC GEOGRAFIA CH 2017.pdfJanicele França de Morais - TCC Artigo Lic Geografia CH 2017.241.24 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.