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Title: A prática do ensino de Geografia em escolas do Município de Lagoa Seca - PB e a questão de gênero.
Other Titles: The practice of teaching Geography in schools in the municipality of Lagoa Seca - PB and the issue of gender.
???metadata.dc.creator???: NASCIMENTO, Lívia Silva do.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: LIRA, Sonia Maria de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SILVA, Keila Queiroz e.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SOUZA, Thiago Romeu de.
Keywords: Ensino de Geografia;Geografia e questão de gênero;Questão de gênero e ensino de Geografia;Geografia escolar;Lagoa Seca - PB - ensino de Geografia;Prática de ensino de Geografia;Prática docente - Geografia;Cidadania;Relações de gênero;Discussão de gênero;Gênero e ensino de Geografia;Parâmetros Curriculares Nacionais;Geografia crítica;Teaching geography;Geography and gender issue;Question of gender and teaching of geography;School geography;Lagoa Seca - PB - teaching Geography;Geography teaching practice;Teaching practice - geography;Citizenship;Gender relations;Gender discussion;Gender and Geography Teaching;National Curriculum Parameters;Critical geography
Issue Date: 23-Mar-2017
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: NASCIMENTO, Lívia Silva do. A prática do ensino de Geografia em escolas do Município de Lagoa Seca - PB e a questão de gênero. 2017. 57f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em Geografia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22685
???metadata.dc.description.resumo???: As relações de gênero no âmbito socioespacial se desenvolvem de maneira desigual e altamente discriminatória, pois partem de uma sociedade culturalmente machista, tradicional, burguesa e regida por doutrinações religiosas segregacionistas e preconceituosas que impõem, principalmente para as mulheres, regras sociais desequilibradas e ilógicas. Muitos são os que compreendem a necessidade de mudança mediante uma sociedade que é tão plural, quanto anti-plural e lutam para essas mudanças acontecerem. Mas, não podemos deixar de mencionar também, que como esperado de um tema que ainda é um tabu, mesmo diante de toda modificação ocorrida na sociedade, ainda acarreta preconceitos advindos da desinformação e que isso se aplica também ao espaço escolar e a(o)s profissionais da educação. Essas relações, por serem naturalizadas e relacionadas a outros fatores, trazem dentre outras consequências, violência psicológica e física para com a parcela da população que não atende aos padrões estabelecidos. Neste sentido, compreendendo a escola como um ambiente em que as inter-relações socioespaciais ocorrem e onde deveria haver a formação cidadã, destacamos a importância das análises e reflexões sobre as relações de gênero na sala de aula, principalmente pela Geografia escolar. Neste contexto, essa pesquisa buscou analisar como/se os professores de Geografia de duas escolas públicas do município de Lagoa Seca – PB, trabalham as questões de gênero, em sala de aula, a partir da Geografia escolar, além de fazer uma breve análise sobre as relações de gênero no decorrer das épocas e algumas considerações a espeito de legislações que abarcam essa temática. Para tal, utilizamos a metodologia qualitativa através do uso da entrevista semiestruturada a fim de investigar junto ao corpo docente de Geografia nestas escolas, bem como de sua administração, se os mesmos já utilizaram essas discussões em sala ou no ambiente escolar. Desse modo, identificamos que muitas mudanças existiram no ambiente escolar acerca das discussões que abrangem as minorias e os temas que abordam a diversidade, e no que diz respeito às questões de gênero isso não poderia ser diferente. No entanto, existem aquele(a)s que defendem que este é um papel da escola e outros que dizem que esta é função da família. Além disso, os comentários machistas e preconceituosos feitos por outros segmentos da escola ao saberem da pesquisa demonstram como o espaço escolar é permeado por misoginia, homofobia e exclusões. Por isso, mais do que nunca, a Geografia e, especificamente, a Geografia escolar, não podem se furtar a ampliar esse debate, em busca da construção de uma sociedade menos discriminatória e excludente.
Abstract: Gender relations develop highly unevenly and discriminatory in socio-spatial perspective, because they arise from a sexist, conservative, bourgeois and segregationist religion-based society that imposes, mainly for women, unbalanced and illogical rules. Many individuals understand the need of change in such plural and anti-plural society, and fight for these changes to happen. However, we must mention that, as expected from a theme that is still a taboo, even with all changes society has been through, there are still prejudices arising from misinformation and this is also applied to school space and educators. From these relations, usually naturalized and related to others factors, result psychological and physical violence to the part of population that do not attend these preconceived standards. In this sense, taking school as an environment where socio-spatial relationships take place and where should have citizen training available, we highlight the importance of the existence of assessments and reflections on gender relations inside classroom, specially in School geography. In this context, this research sought to analyze how/if Geography teachers from two public schools of Lagoa Seca/PB work such issues in their classes, based on School geography, and also make a brief analysis on gender relations in the course of time and the legal aspects about this theme. To achieve it, it has been used qualitative methodology by using semi structured interview of Geography academic staff, and its administration, aiming to know if they had already made room for discussions about this matter in their classes or in school environment. This way, we recognized many changes in school environment about themes that approaches minorities and diversity, and it could not be different about gender relations. However, there are those who argue that this is a role of the school and others who say that this is a family function. In addition, sexist and prejudiced comments made by others segments of school when they know upon the research exposes how much school space is still permeated with misogyny, homophobia and segregation. Therefore, more than ever, Geography and, specifically, School geography cannot shy away from maximizing this debate, in search of building a less discriminatory and exclusionary society.
Keywords: Ensino de Geografia
Geografia e questão de gênero
Questão de gênero e ensino de Geografia
Geografia escolar
Lagoa Seca - PB - ensino de Geografia
Prática de ensino de Geografia
Prática docente - Geografia
Cidadania
Relações de gênero
Discussão de gênero
Gênero e ensino de Geografia
Parâmetros Curriculares Nacionais
Geografia crítica
Teaching geography
Geography and gender issue
Question of gender and teaching of geography
School geography
Lagoa Seca - PB - teaching Geography
Geography teaching practice
Teaching practice - geography
Citizenship
Gender relations
Gender discussion
Gender and Geography Teaching
National Curriculum Parameters
Critical geography
???metadata.dc.subject.cnpq???: Geografia
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22685
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