Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22685
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDNASCIMENTO, L. S.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3512078180531868pt_BR
dc.contributor.advisor1LIRA, Sonia Maria de.
dc.contributor.advisor1IDLIRA, S. M.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1745920526512067pt_BR
dc.contributor.referee1SILVA, Keila Queiroz e.
dc.contributor.referee1IDSILVA, K. Q.pt_BR
dc.contributor.referee2SOUZA, Thiago Romeu de.
dc.contributor.referee2IDSOUZA, T. R.pt_BR
dc.description.resumoAs relações de gênero no âmbito socioespacial se desenvolvem de maneira desigual e altamente discriminatória, pois partem de uma sociedade culturalmente machista, tradicional, burguesa e regida por doutrinações religiosas segregacionistas e preconceituosas que impõem, principalmente para as mulheres, regras sociais desequilibradas e ilógicas. Muitos são os que compreendem a necessidade de mudança mediante uma sociedade que é tão plural, quanto anti-plural e lutam para essas mudanças acontecerem. Mas, não podemos deixar de mencionar também, que como esperado de um tema que ainda é um tabu, mesmo diante de toda modificação ocorrida na sociedade, ainda acarreta preconceitos advindos da desinformação e que isso se aplica também ao espaço escolar e a(o)s profissionais da educação. Essas relações, por serem naturalizadas e relacionadas a outros fatores, trazem dentre outras consequências, violência psicológica e física para com a parcela da população que não atende aos padrões estabelecidos. Neste sentido, compreendendo a escola como um ambiente em que as inter-relações socioespaciais ocorrem e onde deveria haver a formação cidadã, destacamos a importância das análises e reflexões sobre as relações de gênero na sala de aula, principalmente pela Geografia escolar. Neste contexto, essa pesquisa buscou analisar como/se os professores de Geografia de duas escolas públicas do município de Lagoa Seca – PB, trabalham as questões de gênero, em sala de aula, a partir da Geografia escolar, além de fazer uma breve análise sobre as relações de gênero no decorrer das épocas e algumas considerações a espeito de legislações que abarcam essa temática. Para tal, utilizamos a metodologia qualitativa através do uso da entrevista semiestruturada a fim de investigar junto ao corpo docente de Geografia nestas escolas, bem como de sua administração, se os mesmos já utilizaram essas discussões em sala ou no ambiente escolar. Desse modo, identificamos que muitas mudanças existiram no ambiente escolar acerca das discussões que abrangem as minorias e os temas que abordam a diversidade, e no que diz respeito às questões de gênero isso não poderia ser diferente. No entanto, existem aquele(a)s que defendem que este é um papel da escola e outros que dizem que esta é função da família. Além disso, os comentários machistas e preconceituosos feitos por outros segmentos da escola ao saberem da pesquisa demonstram como o espaço escolar é permeado por misoginia, homofobia e exclusões. Por isso, mais do que nunca, a Geografia e, especificamente, a Geografia escolar, não podem se furtar a ampliar esse debate, em busca da construção de uma sociedade menos discriminatória e excludente.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqGeografiapt_BR
dc.titleA prática do ensino de Geografia em escolas do Município de Lagoa Seca - PB e a questão de gênero.pt_BR
dc.date.issued2017-03-23
dc.description.abstractGender relations develop highly unevenly and discriminatory in socio-spatial perspective, because they arise from a sexist, conservative, bourgeois and segregationist religion-based society that imposes, mainly for women, unbalanced and illogical rules. Many individuals understand the need of change in such plural and anti-plural society, and fight for these changes to happen. However, we must mention that, as expected from a theme that is still a taboo, even with all changes society has been through, there are still prejudices arising from misinformation and this is also applied to school space and educators. From these relations, usually naturalized and related to others factors, result psychological and physical violence to the part of population that do not attend these preconceived standards. In this sense, taking school as an environment where socio-spatial relationships take place and where should have citizen training available, we highlight the importance of the existence of assessments and reflections on gender relations inside classroom, specially in School geography. In this context, this research sought to analyze how/if Geography teachers from two public schools of Lagoa Seca/PB work such issues in their classes, based on School geography, and also make a brief analysis on gender relations in the course of time and the legal aspects about this theme. To achieve it, it has been used qualitative methodology by using semi structured interview of Geography academic staff, and its administration, aiming to know if they had already made room for discussions about this matter in their classes or in school environment. This way, we recognized many changes in school environment about themes that approaches minorities and diversity, and it could not be different about gender relations. However, there are those who argue that this is a role of the school and others who say that this is a family function. In addition, sexist and prejudiced comments made by others segments of school when they know upon the research exposes how much school space is still permeated with misogyny, homophobia and segregation. Therefore, more than ever, Geography and, specifically, School geography cannot shy away from maximizing this debate, in search of building a less discriminatory and exclusionary society.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22685
dc.date.accessioned2021-12-21T11:21:26Z
dc.date.available2021-12-21
dc.date.available2021-12-21T11:21:26Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEnsino de Geografiapt_BR
dc.subjectGeografia e questão de gêneropt_BR
dc.subjectQuestão de gênero e ensino de Geografiapt_BR
dc.subjectGeografia escolarpt_BR
dc.subjectLagoa Seca - PB - ensino de Geografiapt_BR
dc.subjectPrática de ensino de Geografiapt_BR
dc.subjectPrática docente - Geografiapt_BR
dc.subjectCidadaniapt_BR
dc.subjectRelações de gêneropt_BR
dc.subjectDiscussão de gêneropt_BR
dc.subjectGênero e ensino de Geografiapt_BR
dc.subjectParâmetros Curriculares Nacionaispt_BR
dc.subjectGeografia críticapt_BR
dc.subjectTeaching geographypt_BR
dc.subjectGeography and gender issuept_BR
dc.subjectQuestion of gender and teaching of geographypt_BR
dc.subjectSchool geographypt_BR
dc.subjectLagoa Seca - PB - teaching Geographypt_BR
dc.subjectGeography teaching practicept_BR
dc.subjectTeaching practice - geographypt_BR
dc.subjectCitizenshippt_BR
dc.subjectGender relationspt_BR
dc.subjectGender discussionpt_BR
dc.subjectGender and Geography Teachingpt_BR
dc.subjectNational Curriculum Parameterspt_BR
dc.subjectCritical geographypt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorNASCIMENTO, Lívia Silva do.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe practice of teaching Geography in schools in the municipality of Lagoa Seca - PB and the issue of gender.pt_BR
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Lívia Silva do. A prática do ensino de Geografia em escolas do Município de Lagoa Seca - PB e a questão de gênero. 2017. 57f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em Geografia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22685pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Geografia CH - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LÍVIA SILVA DO NASCIMENTO - TCC MONOGRAFIA LIC GEOGRAFIA CH 2017.pdfLívia Silva do Nascimento - TCC Monografia Lic Geografia CH 2017.666.16 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.