Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22693
Title: O espaço comercial da Feira de Areia - PB: formas comerciais, consumo e persistências.
Other Titles: The commercial space of Feira de Areia - PB: commercial forms, consumption and persistence.
???metadata.dc.creator???: NERI, Ulisses Dornelas Belmont.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: DINIZ, Lincoln da Silva.
Keywords: Feiras livres;Feiras livres da Paraíba;Feira de Areia - PB;Feira livre de Areia - PB;Formas comerciais;Consumo;Feirantes;Dinâmica do espaço - feira livre de Areia - PB;Espaço urbano - feira livre;Espaço urbano - feira livre;Free fairs in Paraíba;Sand Fair - PB;Sand open market - PB;Commercial forms;Consumption;Marketers;Dynamics of space - open fair in Sand - PB;Urban space - open market
Issue Date: 2016
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: NERI, Ulisses Dornelas Belmont. O espaço comercial da Feira de Areia - PB: formas comerciais, consumo e persistências. 1996. 26f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo), Curso de Licenciatura em Geografia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22693
???metadata.dc.description.resumo???: A feira livre é configurada como um espaço onde pessoas se reúnem periodicamente para promover a economia de um município, no qual agricultores vendem seus produtos de caráter rural. Além disso, a mesma promove diversas alterações no que diz respeito à dinâmica da cidade. Diante disso, objetivou-se com o presente trabalho compreender a dinâmica no espaço da Feira Livre de Areia-PB a partir do conhecimento das origens da feira e sua relação com a formação da cidade, verificando sua posição geográfica, identificando as formas comerciais existentes na referida feira e investigando sua importância para seus usuários e trabalhadores, não só no âmbito econômico, mas também no social. Para atingir os objetivos propostos, foram realizadas entrevistas com feirantes, buscando conhecer suas histórias de vida, e com os consumidores por meio de questionários quali-quantitativos. Foi feito o levantamento da quantidade de feirantes, levantamento bibliográfico e interpretação dos dados. Percebeu-se que a feira local exerceu importância regional, contribuindo para a formação e consolidação da cidade. Porém, ao longo das décadas a modernização do comércio fez com que surgissem supermercados cada vez maiores e mais higiênicos, panificadoras oferecendo não só o pão, mas também outros produtos. Assim, a feira não tem conseguido manter todos os seus consumidores, causando perdas para a economia dos feirantes.
Abstract: The commercial space of Feira de Areia - PB: commercial forms, consumption and persistence. The street market is shaped as a space where people periodically gather to promote the town’s economy, in which agriculturalists sell their rural character products. Furthermore, it foments several changes with respect to the dynamics of the city. Thus, was aimed with this work to comprehend the dynamics within the Areia-PB’s Street Market from the knowledge of the origins of the fair and its relation with the town´s establishment, verifying its geographical position, identifying the existing commercial forms in the said fair and investigating its importance for users and workers, not only in the economic context, but in social as well. To achieve the proposed goals, interviews were conducted with the fair dealers, searching to know their life stories, and with the consumers through qualitative and quantitative questionnaires; Survey of the quantity of fair dealers, bibliographical survey and data interpretation was done. It was perceived that the local fair exerted regional importance for the formation and consolidation of the town. However, over the decades the modernization of the commerce has made supermarkets come to emerge even bigger and more hygienic, bakeries offering not only bread, but also other products. Like this, the fair has not been able to hold consumers, causing a loss in the fairground economy.
Keywords: Feiras livres
Feiras livres da Paraíba
Feira de Areia - PB
Feira livre de Areia - PB
Formas comerciais
Consumo
Feirantes
Dinâmica do espaço - feira livre de Areia - PB
Espaço urbano - feira livre
Espaço urbano - feira livre
Free fairs in Paraíba
Sand Fair - PB
Sand open market - PB
Commercial forms
Consumption
Marketers
Dynamics of space - open fair in Sand - PB
Urban space - open market
???metadata.dc.subject.cnpq???: Geografia
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22693
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Geografia CH - Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ULISSES DORNELAS BELMONT NERI - TCC ARTIGO LIC GEOGRAFIA CH 2016.pdfUlisses Dornelas Belmont Neri - TCC Artigo LIC. Geografia CH 2016635.44 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.