Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22699
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSOUSA, I. A. L.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2637448173161548pt_BR
dc.contributor.advisor1LIRA, Sônia Maria de.-
dc.contributor.advisor1IDLIRA, S. M.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1745920526512067pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho versa sobre a formação do professor de geografia e a inclusão das pessoas com deficiência visual na sala de aula. A inclusão das referidas pessoas no espaço escolar depende de ambiente e materiais pedagógico adaptados, mas principalmente de profissionais capacitados. Neste sentido, partimos dos seguintes questionamentos, os profissionais da rede regular de ensino estão preparados para este atendimento? O estado tem qualificado estes profissionais? E os professores de geografia estão preparados para atender estes segmentos? A partir desta problematização, tomou-se como objetivo geral analisar sobre a formação dos professores de Geografia a partir da escola inclusiva Senador Argemiro de Figueiredo, em Campina Grande-PB, especificamente com o ensino desta disciplina para pessoas com deficiência visual; e como objetivos específicos: entender como a educação especial foi se consolidando ao longo do tempo; verificar como têm se posicionado as legislações e os poderes públicos quanto à formação inicial e continuada dos professores em relação a inclusão das pessoas com deficiências visuais e, especificamente os docentes de Geografia, e finamente, identificar se os professores de geografia possuem qualificação para trabalhar com os referidos alunos. A metodologia utilizada foi a qualitativa, utilizando-se da análise de conteúdo de documentos oficiais e legislações que tratam da educação especial, como também de entrevistas com funcionários de órgãos do Estado responsáveis pela formação dos professores, e profissionais da escola supracitada, tendo como principal mecanismo a técnica de triangulação, conforme Triviños (2006). A partir da análise dos resultados, percebe-se que os setores governamentais estão tentando disponibilizar cursos de formação para atender a inclusão, a partir de parcerias com outras instituições, mas ainda são esforços insuficientes para a demanda existente. Em relação à formação dos professores de geografia para a inclusão das pessoas com deficiência visual, identificamos que ainda é inexistente. Além disso, faltam ainda materiais de auxilio pedagógico para estes profissionais e o apoio ao atendimento educacional especializado tem sido mínimo, em virtude das exigências para estes profissionais. Por fim, faltam recursos para garantir as condições mínimas estruturais, de formação e de acompanhamento necessários para uma inclusão de fato, atendendo assim os aspectos legais previstos de acesso destes estudantes a uma educação de qualidade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqGeografiapt_BR
dc.titleA formação do professor de Geografia e a inclusão de pessoas com deficiência visual: os desafios da prática docente.pt_BR
dc.date.issued2017-
dc.description.abstractThis work deals with the Geography teacher education and the inclusion of students with visual impairments in the classroom. The inclusion of those people in school space depends on an adapted environment and pedagogical material, but mainly on trained teachers. In this sense, based on the following questions, are teachers of regular network of education prepared for this special service? Do government properly qualify them? Are Geography teachers ready to fully meet the requirements of this segment? From this problematization, the general goal of this work is to assess the education of Geography teachers of Senador Argemiro de Figueiredo Inclusive School, located at Campina Grande/PB, specifically the teaching of this subject to visually impaired students; and as specific goals: to understand how education for people with disabilities has improved over time; to check how has authorities and legislation positioned in relation to the graduation of teachers and its features according to the needs of visually impaired students, specifically at Geography teaching area; and finally, to identify if those teachers are, now, qualified to work for such students. It was used qualitative methodology, by assessing the content of official documents and legislation that deals with special education, as well as the conduction of interviews with employees of government organs responsible for teachers education, and with professionals from abovementioned school, presenting as the main mechanism the triangulation technique, according to Triviños (2006). When assessing the outcomes, it is noticed that some sectors of the government are trying to turn available updating courses to meet inclusion requirements, but there are still insufficient efforts for the existing demand. About the education of Geography teachers aimed to include visually impaired students, we identified that it is still inexistent. In addition, there is still a lack of pedagogical features for these professionals and the support for specialized educational service has been minimal, given the requirements for these professionals. Lastly, there is a lack of resources to guarantee the minimum structural, training and follow-up conditions needed to a real inclusion, thus not meeting the legal policy and not granting these students the access to a qualified education.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22699-
dc.date.accessioned2021-12-21T18:16:31Z-
dc.date.available2021-12-21-
dc.date.available2021-12-21T18:16:31Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEnsino de Geografiapt_BR
dc.subjectFormação docente - Geografiapt_BR
dc.subjectProfessores de Geografiapt_BR
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.subjectEducação de cegospt_BR
dc.subjectPessoa com deficiência visualpt_BR
dc.subjectDeficientes visuais - educaçãopt_BR
dc.subjectPrática docente - Geografiapt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectInclusão - alunos com deficiência visualpt_BR
dc.subjectAlunos com deficiência visualpt_BR
dc.subjectTeaching geographypt_BR
dc.subjectTeacher training - Geographypt_BR
dc.subjectGeography Teacherspt_BR
dc.subjectSpecial educationpt_BR
dc.subjectBlind educationpt_BR
dc.subjectVisually impaired personpt_BR
dc.subjectVisually impaired - educationpt_BR
dc.subjectTeaching practice - geographypt_BR
dc.subjectInclusive educationpt_BR
dc.subjectInclusion - students with visual impairmentspt_BR
dc.subjectStudents with visual impairmentpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSOUSA, Iranildo Anibal de Lima.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeGeography teacher education and the inclusion of people with visual impairment: the challenges of teaching practice.pt_BR
dc.identifier.citationSOUSA, Iranildo Anibal de Lima. A formação do professor de Geografia e a inclusão de pessoas com deficiência visual: os desafios da prática docente. 2014. 59f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em Geografia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22699pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Geografia CH - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
IRANILDO ANIBAL DE LIMA SOUSA - TCC MONOGRAFIA LIC GEOGRAFIA CH 2017.pdfIranildo Anibal de Lima Sousa - TCC Monografia LIC. Geografia CH 2017678.47 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.