Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22705
Title: A questão etnorracial no ensino de Geografia, em escolas localizadas no Bairro das Malvinas, Campina Grande - PB.
Other Titles: The ethnoracial issue in the teaching of Geography, in schools located in Bairro das Malvinas, Campina Grande - PB.
???metadata.dc.creator???: SILVA, José Dinaldo Martins da.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: LIRA, Sônia Maria de.
Keywords: Questão etnorracial;Ensino de Geografia;Discriminação racial - espaço escolar;Preconceito racial;Racismo;Espaço escolar e racismo;Relações etnorraciais - escola;Entrevista semiestruturada;Escola - Bairro das Malvinas - Campina Grande - PB;Ethnoracial question;Teaching geography;Racial discrimination - school space;Racial prejudice;Racism;School space and racism;Ethno-racial relations - school;Semi structured interview;School - Bairro das Malvinas - Campina Grande - PB
Issue Date: 2018
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SILVA, José Dinaldo Martins da. A questão etnorracial no ensino de Geografia, em escolas localizadas no Bairro das Malvinas, Campina Grande - PB. 2018. 19f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo), Curso de Licenciatura em Geografia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22705
???metadata.dc.description.resumo???: O ensino de Geografia, muitas vezes, trabalha com realidades distantes dos alunos, contudo é necessário discutir as questões cotidianas que se realizam nos espaços vividos. Ademais, é preciso analisar sobre as inter-relações que ocorrem nos espaços escolares, inclusive aquelas que trazem discriminações, entre elas as etnorraciais. Por isso, esse trabalho tem como objetivo analisar sobre as questões etnorraciais, enfatizando sobre o racismo no espaço escolar e como os professores vêm abordando esta questão na educação geográfica, em escolas do bairro das Malvinas, Campina Grande/PB. Neste contexto, trabalhamos com a metodologia qualitativa, utilizando a entrevista semi-estruturada e a análise de conteúdo das falas de docentes de Geografia. Verificamos que alguns docentes ressaltam trabalhar a temática etnorracial, de forma pontual, a partir dos estudos sobre a África. Como também, que os livros didáticos trazem aspectos estereotipados a respeito dos negros e do continente africano. E embora seja constatado que existem ações preconceituosas que ocorrem na escola através de brincadeiras e xingamentos dos estudantes, apenas uma professora de História desenvolve projeto com ações permanentes contra o racismo no espaço escolar. Sendo assim, o ensino de Geografia ainda precisa ampliar suas ações educativas no tocante ao combate ao racismo.
Abstract: Geography students often acquire knowledge using distant realities; however, it is necessary to bring it to their daily questions that take place in their real spaces. In addition, it is imperative to analyze the interrelationships that happen in school spaces, including those that result in discrimination, including ethnoracial. Therefore, this study aims to analyze ethnoracial issues - especially those associated with racism in school space - and investigate how Geography teachers are handling such problem in their lectures in Malvinas neighborhood schools, in Campina Grande/PB. The methodology we worked was qualitative, utilizing semi-structured interviews and the content analysis of lectures of Geography teachers. We verified that some of them bring up ethnoracial issues in their classes, by using studies about Africa, as well as, that textbooks bring stereotyped aspects of black people and the African continent. Though prejudiced attitudes occur in school through jokes and curses of students, only one History teacher develops a project with permanent actions against racism in school space. Thus, the teaching of Geography still needs to expand its educational actions to properly fight racism.
Keywords: Questão etnorracial
Ensino de Geografia
Discriminação racial - espaço escolar
Preconceito racial
Racismo
Espaço escolar e racismo
Relações etnorraciais - escola
Entrevista semiestruturada
Escola - Bairro das Malvinas - Campina Grande - PB
Ethnoracial question
Teaching geography
Racial discrimination - school space
Racial prejudice
Racism
School space and racism
Ethno-racial relations - school
Semi structured interview
School - Bairro das Malvinas - Campina Grande - PB
???metadata.dc.subject.cnpq???: Geografia
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22705
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Geografia CH - Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JOSÉ DINALDO MARTINS DA SILVA - TCC ARTIGO LIC GEOGRAFIA CH 2018.pdfJosé Dinaldo Martins da Silva - TCC Artigo LIC. Geografia CH 2018445.18 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.