Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22705
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSILVA, J. D. M.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7996678802647029pt_BR
dc.contributor.advisor1LIRA, Sônia Maria de.-
dc.contributor.advisor1IDLIRA, S. M.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1745920526512067pt_BR
dc.description.resumoO ensino de Geografia, muitas vezes, trabalha com realidades distantes dos alunos, contudo é necessário discutir as questões cotidianas que se realizam nos espaços vividos. Ademais, é preciso analisar sobre as inter-relações que ocorrem nos espaços escolares, inclusive aquelas que trazem discriminações, entre elas as etnorraciais. Por isso, esse trabalho tem como objetivo analisar sobre as questões etnorraciais, enfatizando sobre o racismo no espaço escolar e como os professores vêm abordando esta questão na educação geográfica, em escolas do bairro das Malvinas, Campina Grande/PB. Neste contexto, trabalhamos com a metodologia qualitativa, utilizando a entrevista semi-estruturada e a análise de conteúdo das falas de docentes de Geografia. Verificamos que alguns docentes ressaltam trabalhar a temática etnorracial, de forma pontual, a partir dos estudos sobre a África. Como também, que os livros didáticos trazem aspectos estereotipados a respeito dos negros e do continente africano. E embora seja constatado que existem ações preconceituosas que ocorrem na escola através de brincadeiras e xingamentos dos estudantes, apenas uma professora de História desenvolve projeto com ações permanentes contra o racismo no espaço escolar. Sendo assim, o ensino de Geografia ainda precisa ampliar suas ações educativas no tocante ao combate ao racismo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqGeografiapt_BR
dc.titleA questão etnorracial no ensino de Geografia, em escolas localizadas no Bairro das Malvinas, Campina Grande - PB.pt_BR
dc.date.issued2018-
dc.description.abstractGeography students often acquire knowledge using distant realities; however, it is necessary to bring it to their daily questions that take place in their real spaces. In addition, it is imperative to analyze the interrelationships that happen in school spaces, including those that result in discrimination, including ethnoracial. Therefore, this study aims to analyze ethnoracial issues - especially those associated with racism in school space - and investigate how Geography teachers are handling such problem in their lectures in Malvinas neighborhood schools, in Campina Grande/PB. The methodology we worked was qualitative, utilizing semi-structured interviews and the content analysis of lectures of Geography teachers. We verified that some of them bring up ethnoracial issues in their classes, by using studies about Africa, as well as, that textbooks bring stereotyped aspects of black people and the African continent. Though prejudiced attitudes occur in school through jokes and curses of students, only one History teacher develops a project with permanent actions against racism in school space. Thus, the teaching of Geography still needs to expand its educational actions to properly fight racism.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22705-
dc.date.accessioned2021-12-21T20:08:14Z-
dc.date.available2021-12-21-
dc.date.available2021-12-21T20:08:14Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectQuestão etnorracialpt_BR
dc.subjectEnsino de Geografiapt_BR
dc.subjectDiscriminação racial - espaço escolarpt_BR
dc.subjectPreconceito racialpt_BR
dc.subjectRacismopt_BR
dc.subjectEspaço escolar e racismopt_BR
dc.subjectRelações etnorraciais - escolapt_BR
dc.subjectEntrevista semiestruturadapt_BR
dc.subjectEscola - Bairro das Malvinas - Campina Grande - PBpt_BR
dc.subjectEthnoracial questionpt_BR
dc.subjectTeaching geographypt_BR
dc.subjectRacial discrimination - school spacept_BR
dc.subjectRacial prejudicept_BR
dc.subjectRacismpt_BR
dc.subjectSchool space and racismpt_BR
dc.subjectEthno-racial relations - schoolpt_BR
dc.subjectSemi structured interviewpt_BR
dc.subjectSchool - Bairro das Malvinas - Campina Grande - PBpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSILVA, José Dinaldo Martins da.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe ethnoracial issue in the teaching of Geography, in schools located in Bairro das Malvinas, Campina Grande - PB.pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, José Dinaldo Martins da. A questão etnorracial no ensino de Geografia, em escolas localizadas no Bairro das Malvinas, Campina Grande - PB. 2018. 19f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo), Curso de Licenciatura em Geografia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22705pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Geografia CH - Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JOSÉ DINALDO MARTINS DA SILVA - TCC ARTIGO LIC GEOGRAFIA CH 2018.pdfJosé Dinaldo Martins da Silva - TCC Artigo LIC. Geografia CH 2018445.18 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.