Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22708
Title: Impactos da segregação socioespacial em alunos que moram na Vila dos Teimosos em Campina Grande - PB.
Other Titles: Impacts of socio-spatial segregation in students who live in Vila dos Teimosos in Campina Grande - PB.
???metadata.dc.creator???: REIS, Macielle Maria dos.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: COSTA, Kátia Cristina Ribeiro.
Keywords: Ensino de Geografia;Segregação socioespacial;Vila dos Teimosos - Campina Grande - PB;Especulação imobiliária;Educação;Pesquisa de campo;Entrevistas com moradores;Formação socioespacial - Vila dos Teimosos - Campina Grande - PB;Fotos - urbanização do Açude de Bodocongó - aérea;Teaching geography;Socio-spatial segregation;Vila dos Teimosos - Campina Grande - PB;Real estate speculation;Education;Field research;Interviews with residents;Socio-spatial training - Vila dos Teimosos - Campina Grande - PB;Photos - urbanization of the Bodocongó Dam - aerial
Issue Date: Mar-2018
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: REIS, Macielle Maria dos. Impactos da segregação socioespacial em alunos que moram na Vila dos Teimosos em Campina Grande - PB. 2018. 22f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo), Curso de Licenciatura em Geografia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22708
???metadata.dc.description.resumo???: O presente trabalho corresponde a uma pesquisa realizada na Vila dos Teimosos em Campina Grande – PB, com o objetivo de compreender os processos de formação da comunidade que acarretaram e mantêm sua segregação com relação ao bairro onde ela está localizada. Também buscamos discutir como a segregação interfere na vida dos moradores da Vila dos Teimosos, em especial na dos estudantes. Para este fim foi feito um levantamento bibliográfico acerca dos conceitos geográficos que podem explicar o caso desta comunidade. Também foi feita pesquisa de campo para realizar entrevistas com moradores antigos do bairro e com estudantes, onde pudemos constatar que a comunidade sofre com a escassez de direitos básicos, desde a sua formação até os dias atuais. Os órgãos públicos e privados ameaçam fortemente a permanência da comunidade no local, tratando a terra como mercadoria, moradores das áreas que circundam a comunidade também fazem pressão para que esta seja retirada, culpando-a pela violência do bairro. Estes fatos atingem os mais jovens, fazendo-os desacreditar no poder da educação, em entrevista 69% deles relataram que não se esforçam para ir bem nos estudos. Pelo menos 9 dos jovens entrevistados creem no uso da força policial como solução para a violência, outros 3 não se sentem pertencentes a comunidade e sonham em se mudar para outro local. Projetos escolares voltados ao cotidiano destes estudantes, bem como ideias que atraiam as famílias deles para a escola, podem instruir estas pessoas sobre como lidar com as pressões externas e lutar pela terra.
Abstract: The present work corresponds to a research carried out at. In order to understand the processes of community formation that led to and maintained its segregation in relation to the neighborhood where it is located. We also sought to discuss how segregation interferes with the lives of residents of the Village of Stubborns, especially those of students. For this purpose we have made a bibliographical survey about the geographical concepts that can explain the case of this community. We also went to the field to conduct interviews with residents of the neighborhood and students, where we could see that the community suffers from the shortage of basic rights, from its formation to the present day. Public and private agencies strongly threaten the permanence of the community in the area, treating the land as a commodity, residents of the areas surrounding the community also press for it to be withdrawn, blaming it for the violence of the neighborhood. These facts hit the younger, making them discredit the power of education, in an interview 69% of them reported that they do not strive to do well in school. At least nine of the young people interviewed believe in using the police force as a solution to violence, another three do not feel they belong to the community and dream of moving to another location. School-based school projects, as well as ideas that draw their families to school, can instruct these people on how to deal with external pressures and fight for land.
Keywords: Ensino de Geografia
Segregação socioespacial
Vila dos Teimosos - Campina Grande - PB
Especulação imobiliária
Educação
Pesquisa de campo
Entrevistas com moradores
Formação socioespacial - Vila dos Teimosos - Campina Grande - PB
Fotos - urbanização do Açude de Bodocongó - aérea
Teaching geography
Socio-spatial segregation
Vila dos Teimosos - Campina Grande - PB
Real estate speculation
Education
Field research
Interviews with residents
Socio-spatial training - Vila dos Teimosos - Campina Grande - PB
Photos - urbanization of the Bodocongó Dam - aerial
???metadata.dc.subject.cnpq???: Geografia
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22708
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Geografia CH - Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MACIELLE MARIA DOS REIS - TCC ARTIGO LIC GEOGRAFIA CH 2018.pdfMacielle Maria dos Reis - TCC Artigo Lic Geografia CH 2018.605.32 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.