Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22721
Title: Atratividade e expectativas dos alunos do curso de licenciatura em química da UFCG em relação á profissão docente em tempos de pandemia.
Other Titles: Attractiveness and expectations of UFCG chemistry degree students in relation to the teaching profession in times of pandemic.
Atractivo y expectativas de los estudiantes de grado de química de la UFCG en relación con la profesión docente en tiempos de pandemia.
???metadata.dc.creator???: SANTOS, Évany Silva dos.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SANTOS, José Carlos Oliveira.
???metadata.dc.contributor.referee1???: COSTA, Kiara Tatianny Santos da.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SANTOS, Claudia Patrícia Fernandes dos.
Keywords: Emsino de química;Formação de professores - química;Química - profissão docente;Química - pandemia - profissão;Chemistry school;Chemistry - teaching profession;Teacher Training - Chemistry;Chemistry - pandemic - profession;Escuela de quimica;Química - profesión docente;Formación de profesores - Química;Química - pandemia - profesión
Issue Date: 4-Oct-2021
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SANTOS, Évany Silva dos. Atratividade e expectativas dos alunos do curso de licenciatura em química da UFCG em relação á profissão docente em tempos de pandemia. 2021. 48 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Química, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2021.
???metadata.dc.description.resumo???: A formação de professores no Brasil é uma problemática que ainda é evidente nos cursos de licenciatura, em especial os cursos da área de exatas e natureza. E diante da situação pandêmica a profissão docente tornou-se ainda mais difícil como também a atratividade por esta só faz cada vez diminuir, baixos salários, jornada de trabalho árdua, planos de carreira e desvalorização são um dos motivos que colaboram para desistência e abandono da profissão docente, e por esta razão faz-se necessário a realização de mais estudos acerca desta temática. Sendo assim, a pesquisa teve o objetivo de realizar um estudo sobre as perspectivas dos alunos do curso de Licenciatura em Química do Centro de Educação e Saúde – CES da Universidade Federal de Campina Grande – UFCG, em relação a profissão docente, desafios e motivos que colaboram para sua desistência, além disso identificar as dificuldades encontradas nos estágios durante a pandemia do Covid-19 como também saber as perspectivas dos alunos que participam em programas que incentivam a docência, pibid e residência pedagógica.
Abstract: The training of teachers in Brazil is a problem that is still evident in courses in degree, in particular courses in the exact sciences and nature. And given the situation pandemic the teaching profession has become even more difficult as well as the attractiveness for this is only decreasing, low wages, hard working hours, career plans and devaluation are one of the reasons that contribute to giving up and abandoning the profession. teacher, and for this reason it is necessary to carry out more studies on this subject. Therefore, the research aimed to carry out a study on the perspectives of students of the Licentiate Degree in Chemistry at the Center for Education and Health – CES da Federal University of Campina Grande - UFCG, in relation to the teaching profession, challenges and reasons that contribute to their withdrawal, in addition to identifying the difficulties found in the stages during the Covid-19 pandemic as well as knowing the perspectives of students participating in programs that encourage teaching, pibid and pedagogical residence.
???metadata.dc.description.resumen???: La formación de docentes en Brasil es un problema que aún se manifiesta en los cursos de grado, en particular cursos de ciencias exactas y naturaleza. Y dada la situación pandemia, la profesión docente se ha vuelto aún más difícil, así como el atractivo para esto es solo una disminución, salarios bajos, horas de trabajo arduas, planes de carrera y La devaluación es uno de los motivos que contribuyen a renunciar y abandonar la profesión. docente, por lo que es necesario realizar más estudios sobre este tema. Por tanto, la investigación tuvo como objetivo realizar un estudio sobre las perspectivas de Alumnos de la Licenciatura en Química del Centro de Educación y Salud - CES da Universidad Federal de Campina Grande - UFCG, en relación a la profesión docente, desafíos y motivos que contribuyen a su retirada, además de identificar las dificultades encontrados en las etapas durante la pandemia de Covid-19, así como conocer el perspectivas de los estudiantes que participan en programas que fomentan la enseñanza, pibid y residencia pedagógica.
Keywords: Emsino de química
Formação de professores - química
Química - profissão docente
Química - pandemia - profissão
Chemistry school
Chemistry - teaching profession
Teacher Training - Chemistry
Chemistry - pandemic - profession
Escuela de quimica
Química - profesión docente
Formación de profesores - Química
Química - pandemia - profesión
???metadata.dc.subject.cnpq???: Química
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22721
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Química - CES - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ÉVANY SILVA DOS SANTOS - TCC LICENCIATURA EM QUÍMICA CES 2021.pdfÉvany Silva dos Santos - TCC Licenciatura em Química CES 20211.08 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.