Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22721
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSANTOS, É. S.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0868041575610986pt_BR
dc.contributor.advisor1SANTOS, José Carlos Oliveira.-
dc.contributor.advisor1IDSANTOS, J.C.O.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1930225459216232pt_BR
dc.contributor.referee1COSTA, Kiara Tatianny Santos da.-
dc.contributor.referee1IDCOSTA, K. T.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3387759380349526pt_BR
dc.contributor.referee2SANTOS, Claudia Patrícia Fernandes dos.-
dc.contributor.referee2IDSANTOS, CLÁUDIA P.F.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1061754959515693pt_BR
dc.description.resumoA formação de professores no Brasil é uma problemática que ainda é evidente nos cursos de licenciatura, em especial os cursos da área de exatas e natureza. E diante da situação pandêmica a profissão docente tornou-se ainda mais difícil como também a atratividade por esta só faz cada vez diminuir, baixos salários, jornada de trabalho árdua, planos de carreira e desvalorização são um dos motivos que colaboram para desistência e abandono da profissão docente, e por esta razão faz-se necessário a realização de mais estudos acerca desta temática. Sendo assim, a pesquisa teve o objetivo de realizar um estudo sobre as perspectivas dos alunos do curso de Licenciatura em Química do Centro de Educação e Saúde – CES da Universidade Federal de Campina Grande – UFCG, em relação a profissão docente, desafios e motivos que colaboram para sua desistência, além disso identificar as dificuldades encontradas nos estágios durante a pandemia do Covid-19 como também saber as perspectivas dos alunos que participam em programas que incentivam a docência, pibid e residência pedagógica.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Educação e Saúde - CESpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqQuímicapt_BR
dc.titleAtratividade e expectativas dos alunos do curso de licenciatura em química da UFCG em relação á profissão docente em tempos de pandemia.pt_BR
dc.date.issued2021-10-04-
dc.description.abstractThe training of teachers in Brazil is a problem that is still evident in courses in degree, in particular courses in the exact sciences and nature. And given the situation pandemic the teaching profession has become even more difficult as well as the attractiveness for this is only decreasing, low wages, hard working hours, career plans and devaluation are one of the reasons that contribute to giving up and abandoning the profession. teacher, and for this reason it is necessary to carry out more studies on this subject. Therefore, the research aimed to carry out a study on the perspectives of students of the Licentiate Degree in Chemistry at the Center for Education and Health – CES da Federal University of Campina Grande - UFCG, in relation to the teaching profession, challenges and reasons that contribute to their withdrawal, in addition to identifying the difficulties found in the stages during the Covid-19 pandemic as well as knowing the perspectives of students participating in programs that encourage teaching, pibid and pedagogical residence.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22721-
dc.date.accessioned2021-12-22T14:34:14Z-
dc.date.available2021-12-22-
dc.date.available2021-12-22T14:34:14Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEmsino de químicapt_BR
dc.subjectFormação de professores - químicapt_BR
dc.subjectQuímica - profissão docentept_BR
dc.subjectQuímica - pandemia - profissãopt_BR
dc.subjectChemistry schoolpt_BR
dc.subjectChemistry - teaching professionpt_BR
dc.subjectTeacher Training - Chemistrypt_BR
dc.subjectChemistry - pandemic - professionpt_BR
dc.subjectEscuela de quimicapt_BR
dc.subjectQuímica - profesión docentept_BR
dc.subjectFormación de profesores - Químicapt_BR
dc.subjectQuímica - pandemia - profesiónpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSANTOS, Évany Silva dos.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeAttractiveness and expectations of UFCG chemistry degree students in relation to the teaching profession in times of pandemic.pt_BR
dc.title.alternativeAtractivo y expectativas de los estudiantes de grado de química de la UFCG en relación con la profesión docente en tiempos de pandemia.pt_BR
dc.identifier.citationSANTOS, Évany Silva dos. Atratividade e expectativas dos alunos do curso de licenciatura em química da UFCG em relação á profissão docente em tempos de pandemia. 2021. 48 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Química, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2021.pt_BR
dc.description.resumenLa formación de docentes en Brasil es un problema que aún se manifiesta en los cursos de grado, en particular cursos de ciencias exactas y naturaleza. Y dada la situación pandemia, la profesión docente se ha vuelto aún más difícil, así como el atractivo para esto es solo una disminución, salarios bajos, horas de trabajo arduas, planes de carrera y La devaluación es uno de los motivos que contribuyen a renunciar y abandonar la profesión. docente, por lo que es necesario realizar más estudios sobre este tema. Por tanto, la investigación tuvo como objetivo realizar un estudio sobre las perspectivas de Alumnos de la Licenciatura en Química del Centro de Educación y Salud - CES da Universidad Federal de Campina Grande - UFCG, en relación a la profesión docente, desafíos y motivos que contribuyen a su retirada, además de identificar las dificultades encontrados en las etapas durante la pandemia de Covid-19, así como conocer el perspectivas de los estudiantes que participan en programas que fomentan la enseñanza, pibid y residencia pedagógica.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Química - CES - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ÉVANY SILVA DOS SANTOS - TCC LICENCIATURA EM QUÍMICA CES 2021.pdfÉvany Silva dos Santos - TCC Licenciatura em Química CES 20211.08 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.