Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22728
Title: Da sociedade ao espaço escolar: discutindo a exclusão das mulheres lésbicas.
Other Titles: From society to the school space: discussing the exclusion of lesbian women.
???metadata.dc.creator???: CALUÊTE, Polyanna Nayanna de Brito
???metadata.dc.contributor.advisor1???: LIRA, Sonia Maria de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: DINIZ, Roseane Porto.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SOUZA, Thiago Romeu de.
Keywords: Lésbicas - espaço escolar;Exclusão no espaço escolar - lésbicas;Mulheres lésbicas;Homossexualidade feminina;Sexualidade;Preconceito sexual;Gênero na escola;Questões de gênero;Gays - mulheres;Discriminação e violência contra lésbicas;Exclusão de mulheres lésbicas;Movimento feminista;Feminismo;Lutas homossexuais;Currículo;Espaço escolar e gays;Comunidade gay no espaço escolar;Lesbians - school space;Exclusion in the school space - lesbians;Lesbian women;Female homosexuality;Sexuality;Sexual prejudice;Gender at school;Gender issues;Gays - women;Discrimination and violence against lesbians;Exclusion of Lesbian Women;Feminist movement;Feminism;Homosexual fights;Resume;School space and gays;gay community in the school space
Issue Date: 2-Aug-2018
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: CALUÊTE, Nayanna de Brito. Da sociedade ao espaço escolar: discutindo a exclusão das mulheres lésbicas. 2018. 52f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em Geografia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22728
???metadata.dc.description.resumo???: O espaço diz sobre a sociedade, uma vez que não existe espaço sem indivíduo, nem indivíduo sem espaço. Portanto, o espaço escolar é também uma instância da sociedade que diferencia e normatiza os sujeitos que a compõe através dos vários agentes que nela atuam: professores, gestores, funcionários, etc. O currículo também é usado para manter ou modificar tal realidade, conforme aqueles que o construírem. Ou seja, o espaço escolar vai reproduzir as construções sociais e uniformizar todos e todas a partir destas. Em se tratando de orientação sexual, uniformizará em torno da construída esfera hegemônica, a heteronormativa. Por consequência da padronização, faz com que todos os sujeitos que não se encaixem nessa norma, sofram discriminação, violência e/ou exclusão. Por isso, o objetivo do presente trabalho é analisar os fatores que contribuem para o processo de exclusão das mulheres lésbicas do espaço escolar e entender as questões de gênero situadas neste espaço. Além disso, verificar se a discriminação sofrida por essas mulheres influenciaram no seu nível de escolarização, como também identificar aspectos referentes ao percurso escolar dessas mulheres que sofreram discriminação ou afastamento da escola. Como caminho metodológico, utilizamos a pesquisa qualitativa. Nesta perspectiva, realizamos entrevistas semiestruturadas com mulheres lésbicas que ainda frequentam a escola e outras que já se afastaram dela, como também utilizamos analise de conteúdo para a análise estrutural da entrevista. Como resultado, foi identificado, através das entrevista, que a violência domiciliar se apresentou como fator determinante para o processo de exclusão educacional das mulheres lésbicas.
Abstract: Space says about society, since there is no space without an individual, or an individual without space. Therefore, the school space is also an instance of society that differentiates and normalizes the subjects that compose it through the various agents that work in it: teachers, managers, employees, etc. The curriculum is also used to maintain or modify such a reality, as those who build it. That is, the school space will reproduce the social constructions and standardize all and all from these. When it comes to sexual orientation, it will standardize around the constructed as hegemonic, the heteronormative. As a result of standardization, it causes all subjects who do not fit this norm to suffer discrimination, violence and / or exclusion. Therefore, the objective of the present study is to analyze the factors that contribute to the process of exclusion of lesbian women from the school space and to understand the gender issues located in the school space. In addition, to verify if the discrimination suffered by these women influenced their level of schooling, as well as to identify aspects related to the schooling of those women who suffered discrimination or withdrawal from school. As a methodological path, we use qualitative research. In this perspective, we conduct semi-structured interviews with lesbian women who still attend school and others who have already moved away from it, as well as using content analysis for the structural analysis of the interview. As a result, it was identified, through interviews, that domestic violence was a determining factor for the process of educational exclusion of lesbian women.
Keywords: Lésbicas - espaço escolar
Exclusão no espaço escolar - lésbicas
Mulheres lésbicas
Homossexualidade feminina
Sexualidade
Preconceito sexual
Gênero na escola
Questões de gênero
Gays - mulheres
Discriminação e violência contra lésbicas
Exclusão de mulheres lésbicas
Movimento feminista
Feminismo
Lutas homossexuais
Currículo
Espaço escolar e gays
Comunidade gay no espaço escolar
Lesbians - school space
Exclusion in the school space - lesbians
Lesbian women
Female homosexuality
Sexuality
Sexual prejudice
Gender at school
Gender issues
Gays - women
Discrimination and violence against lesbians
Exclusion of Lesbian Women
Feminist movement
Feminism
Homosexual fights
Resume
School space and gays
gay community in the school space
???metadata.dc.subject.cnpq???: Geografia
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22728
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Geografia CH - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
POLYANNA NAYANNA DE BRITO CALUÊTE - TCC MONOGRAFIA LIC GEOGRAFIA CH 2018.pdfPolyanna Nayanna de Brito Caluête - TCC Monografia Lic Geografia CH 2018.374.94 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.