Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22728
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDCALUÊTE, N. B.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5902024243808043pt_BR
dc.contributor.advisor1LIRA, Sonia Maria de.
dc.contributor.advisor1IDLIRA, S. M.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1745920526512067pt_BR
dc.contributor.referee1DINIZ, Roseane Porto.
dc.contributor.referee2SOUZA, Thiago Romeu de.
dc.description.resumoO espaço diz sobre a sociedade, uma vez que não existe espaço sem indivíduo, nem indivíduo sem espaço. Portanto, o espaço escolar é também uma instância da sociedade que diferencia e normatiza os sujeitos que a compõe através dos vários agentes que nela atuam: professores, gestores, funcionários, etc. O currículo também é usado para manter ou modificar tal realidade, conforme aqueles que o construírem. Ou seja, o espaço escolar vai reproduzir as construções sociais e uniformizar todos e todas a partir destas. Em se tratando de orientação sexual, uniformizará em torno da construída esfera hegemônica, a heteronormativa. Por consequência da padronização, faz com que todos os sujeitos que não se encaixem nessa norma, sofram discriminação, violência e/ou exclusão. Por isso, o objetivo do presente trabalho é analisar os fatores que contribuem para o processo de exclusão das mulheres lésbicas do espaço escolar e entender as questões de gênero situadas neste espaço. Além disso, verificar se a discriminação sofrida por essas mulheres influenciaram no seu nível de escolarização, como também identificar aspectos referentes ao percurso escolar dessas mulheres que sofreram discriminação ou afastamento da escola. Como caminho metodológico, utilizamos a pesquisa qualitativa. Nesta perspectiva, realizamos entrevistas semiestruturadas com mulheres lésbicas que ainda frequentam a escola e outras que já se afastaram dela, como também utilizamos analise de conteúdo para a análise estrutural da entrevista. Como resultado, foi identificado, através das entrevista, que a violência domiciliar se apresentou como fator determinante para o processo de exclusão educacional das mulheres lésbicas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqGeografiapt_BR
dc.titleDa sociedade ao espaço escolar: discutindo a exclusão das mulheres lésbicas.pt_BR
dc.date.issued2018-08-02
dc.description.abstractSpace says about society, since there is no space without an individual, or an individual without space. Therefore, the school space is also an instance of society that differentiates and normalizes the subjects that compose it through the various agents that work in it: teachers, managers, employees, etc. The curriculum is also used to maintain or modify such a reality, as those who build it. That is, the school space will reproduce the social constructions and standardize all and all from these. When it comes to sexual orientation, it will standardize around the constructed as hegemonic, the heteronormative. As a result of standardization, it causes all subjects who do not fit this norm to suffer discrimination, violence and / or exclusion. Therefore, the objective of the present study is to analyze the factors that contribute to the process of exclusion of lesbian women from the school space and to understand the gender issues located in the school space. In addition, to verify if the discrimination suffered by these women influenced their level of schooling, as well as to identify aspects related to the schooling of those women who suffered discrimination or withdrawal from school. As a methodological path, we use qualitative research. In this perspective, we conduct semi-structured interviews with lesbian women who still attend school and others who have already moved away from it, as well as using content analysis for the structural analysis of the interview. As a result, it was identified, through interviews, that domestic violence was a determining factor for the process of educational exclusion of lesbian women.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22728
dc.date.accessioned2021-12-22T18:04:01Z
dc.date.available2021-12-22
dc.date.available2021-12-22T18:04:01Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectLésbicas - espaço escolarpt_BR
dc.subjectExclusão no espaço escolar - lésbicaspt_BR
dc.subjectMulheres lésbicaspt_BR
dc.subjectHomossexualidade femininapt_BR
dc.subjectSexualidadept_BR
dc.subjectPreconceito sexualpt_BR
dc.subjectGênero na escolapt_BR
dc.subjectQuestões de gêneropt_BR
dc.subjectGays - mulherespt_BR
dc.subjectDiscriminação e violência contra lésbicaspt_BR
dc.subjectExclusão de mulheres lésbicaspt_BR
dc.subjectMovimento feministapt_BR
dc.subjectFeminismopt_BR
dc.subjectLutas homossexuaispt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectEspaço escolar e gayspt_BR
dc.subjectComunidade gay no espaço escolarpt_BR
dc.subjectLesbians - school spacept_BR
dc.subjectExclusion in the school space - lesbianspt_BR
dc.subjectLesbian womenpt_BR
dc.subjectFemale homosexualitypt_BR
dc.subjectSexualitypt_BR
dc.subjectSexual prejudicept_BR
dc.subjectGender at schoolpt_BR
dc.subjectGender issuespt_BR
dc.subjectGays - womenpt_BR
dc.subjectDiscrimination and violence against lesbianspt_BR
dc.subjectExclusion of Lesbian Womenpt_BR
dc.subjectFeminist movementpt_BR
dc.subjectFeminismpt_BR
dc.subjectHomosexual fightspt_BR
dc.subjectResumept_BR
dc.subjectSchool space and gayspt_BR
dc.subjectgay community in the school spacept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorCALUÊTE, Polyanna Nayanna de Brito
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeFrom society to the school space: discussing the exclusion of lesbian women.pt_BR
dc.identifier.citationCALUÊTE, Nayanna de Brito. Da sociedade ao espaço escolar: discutindo a exclusão das mulheres lésbicas. 2018. 52f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em Geografia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22728pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Geografia CH - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
POLYANNA NAYANNA DE BRITO CALUÊTE - TCC MONOGRAFIA LIC GEOGRAFIA CH 2018.pdfPolyanna Nayanna de Brito Caluête - TCC Monografia Lic Geografia CH 2018.374.94 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.