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Title: O ensino de Geografia e o uso de recursos táteis para estudantes com deficiência visual em escolas de Campina Grande.
Other Titles: Teaching Geography and the use of tactile resources for students with visual impairments in schools in Campina Grande.
???metadata.dc.creator???: ALVES, Naum Filipe Nicácio.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: LIRA, Sonia Maria de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: ONOFRE, Eduardo Gomes.
???metadata.dc.contributor.referee2???: AZEVEDO, Sérgio Luiz Malta de.
Keywords: Educação especial;Ensino de Geografia;Deficientes visuais - educação;Educação de deficientes visuais;Recursos táteis;Educação inclusiva;Adaptações curriculares;Prática docente - geografia;Cegos e educação;Inclusão educacional;Relações espaciais;Alfabetização cartográfica - deficientes visuais;Atendimento educacional especializado;Docentes de Geografia;Professores de Geografia;Special education;Teaching geography;Visually impaired - education;Visually impaired education;Tactile features;Inclusive education;Curriculum Adaptations;Teaching practice - geography;Blind and education;Educational inclusion;Spatial relationships;Cartographic literacy - visually impaired;Specialized educational service;Geography Teachers;Geography Teachers
Issue Date: 13-Mar-2018
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: ALVES, Naum Filipe Nicácio. O ensino de Geografia e o uso de recursos táteis para estudantes com deficiência visual em escolas de Campina Grande. 2018. 41f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em Geografia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22729
???metadata.dc.description.resumo???: A educação inclusiva não é respeitada nas escolas brasileiras, como também os estudos espaciais ocorrem de forma precária para aqueles com deficiência visual (DV). Através de projetos de extensão, no campo da educação geográfica, vivenciados em escolas de Campina Grande, para estudantes com DV, verificamos que a aquisição dos conhecimentos geográficos não ocorre a contento, inclusive com ausência de uso de materiais adaptados táteis para esta área, por isso despertou-se o interesse de entender as causas desta realidade educacional. Desta forma, o presente trabalho objetiva analisar sobre o ensino de Geografia para estudantes com deficiência visual através de recursos táteis em escolas de Campina Grande, PB. Utilizamos a pesquisa qualitativa, a partir da pesquisa bibliográfica e da entrevista semiestruturada. Neste contexto, foram entrevistados oito profissionais da educação, entre eles: três docentes de Geografia, dois Profissionais do Atendimento Educacional Especializado (AEE) e dois gestores das escolas. Com os resultados identificamos que um dos problemas mais sérios é a falta de formação dos docentes para o atendimento àqueles estudantes, não tendo recebido nenhuma qualificação para o trabalho com aqueles segmentos, como também as condições de trabalho com falta de tempo pedagógico e excesso de alunos por sala inviabilizam melhoria no processo educacional, mesmo havendo alguns materiais geográficos táteis nas escolas. Além disso, os profissionais do AEE não estão preparados para contribuir com a apropriação do espaço escolar para aqueles com DV e são sobrecarregados enquanto cuidadores. Sendo assim, para que haja a construção conceitual geográfica por estes segmentos são necessárias políticas que garantam mais profissionais para o AEE, formação adequada e melhores condições de trabalho docentes e investimentos em infraestrutura para as escolas que recebem estes estudantes.
Abstract: Most of Brazilian schools still do not respect inclusive education, as well as spatial studies do not happen properly for those with visual impairments (VI). By extension projects in the field of Geography education for visual impaired students of Campina Grande/PB, it was noticed that the construction of geographic knowledge do not happen satisfactorily, inclusive with a lack of adapted materials for the field – the reason that led us to understand the causes of this educational reality. Thus, the present work goals to assess how Geography teaching works for visual impaired students using the tactile material of the schools of Campina Grande, PB. Applying qualitative research, made from bibliographic research and semi structured interview. In this context, it were interviewed, eight education, between them: three Geography teachers, three Specialized Educational Services (SES) and the two schools’ managers. We found that one of the main problems is that teachers lack proper formation/qualification to deal with this segment, and their pedagogical time is not sufficient as well as the classes being too crowded do not make feasible the improvements even the schools having some geographic tactile materials. Besides it, the professionals of SES are not prepared to contribute with the appropriation of space by visual impaired students meanwhile are too much overloaded as caregivers. In such way, in order to improve the construction of geographic knowledge for this segment, policies that guarantee more SES professionals, proper qualifications and better working conditions for teachers are heavily necessary, as same as more investment and better infrastructure in the schools.
Keywords: Educação especial
Ensino de Geografia
Deficientes visuais - educação
Educação de deficientes visuais
Recursos táteis
Educação inclusiva
Adaptações curriculares
Prática docente - geografia
Cegos e educação
Inclusão educacional
Relações espaciais
Alfabetização cartográfica - deficientes visuais
Atendimento educacional especializado
Docentes de Geografia
Professores de Geografia
Special education
Teaching geography
Visually impaired - education
Visually impaired education
Tactile features
Inclusive education
Curriculum Adaptations
Teaching practice - geography
Blind and education
Educational inclusion
Spatial relationships
Cartographic literacy - visually impaired
Specialized educational service
Geography Teachers
Geography Teachers
???metadata.dc.subject.cnpq???: Geografia
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22729
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