Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22729
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDALVES, N. F. N.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6888286641258167pt_BR
dc.contributor.advisor1LIRA, Sonia Maria de.
dc.contributor.advisor1IDLIRA, S. M.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1745920526512067pt_BR
dc.contributor.referee1ONOFRE, Eduardo Gomes.
dc.contributor.referee1IDONOFRE, E. G.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5339741056906369pt_BR
dc.contributor.referee2AZEVEDO, Sérgio Luiz Malta de.
dc.contributor.referee2IDAZEVEDO, S. L. M.pt_BR
dc.description.resumoA educação inclusiva não é respeitada nas escolas brasileiras, como também os estudos espaciais ocorrem de forma precária para aqueles com deficiência visual (DV). Através de projetos de extensão, no campo da educação geográfica, vivenciados em escolas de Campina Grande, para estudantes com DV, verificamos que a aquisição dos conhecimentos geográficos não ocorre a contento, inclusive com ausência de uso de materiais adaptados táteis para esta área, por isso despertou-se o interesse de entender as causas desta realidade educacional. Desta forma, o presente trabalho objetiva analisar sobre o ensino de Geografia para estudantes com deficiência visual através de recursos táteis em escolas de Campina Grande, PB. Utilizamos a pesquisa qualitativa, a partir da pesquisa bibliográfica e da entrevista semiestruturada. Neste contexto, foram entrevistados oito profissionais da educação, entre eles: três docentes de Geografia, dois Profissionais do Atendimento Educacional Especializado (AEE) e dois gestores das escolas. Com os resultados identificamos que um dos problemas mais sérios é a falta de formação dos docentes para o atendimento àqueles estudantes, não tendo recebido nenhuma qualificação para o trabalho com aqueles segmentos, como também as condições de trabalho com falta de tempo pedagógico e excesso de alunos por sala inviabilizam melhoria no processo educacional, mesmo havendo alguns materiais geográficos táteis nas escolas. Além disso, os profissionais do AEE não estão preparados para contribuir com a apropriação do espaço escolar para aqueles com DV e são sobrecarregados enquanto cuidadores. Sendo assim, para que haja a construção conceitual geográfica por estes segmentos são necessárias políticas que garantam mais profissionais para o AEE, formação adequada e melhores condições de trabalho docentes e investimentos em infraestrutura para as escolas que recebem estes estudantes.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqGeografiapt_BR
dc.titleO ensino de Geografia e o uso de recursos táteis para estudantes com deficiência visual em escolas de Campina Grande.pt_BR
dc.date.issued2018-03-13
dc.description.abstractMost of Brazilian schools still do not respect inclusive education, as well as spatial studies do not happen properly for those with visual impairments (VI). By extension projects in the field of Geography education for visual impaired students of Campina Grande/PB, it was noticed that the construction of geographic knowledge do not happen satisfactorily, inclusive with a lack of adapted materials for the field – the reason that led us to understand the causes of this educational reality. Thus, the present work goals to assess how Geography teaching works for visual impaired students using the tactile material of the schools of Campina Grande, PB. Applying qualitative research, made from bibliographic research and semi structured interview. In this context, it were interviewed, eight education, between them: three Geography teachers, three Specialized Educational Services (SES) and the two schools’ managers. We found that one of the main problems is that teachers lack proper formation/qualification to deal with this segment, and their pedagogical time is not sufficient as well as the classes being too crowded do not make feasible the improvements even the schools having some geographic tactile materials. Besides it, the professionals of SES are not prepared to contribute with the appropriation of space by visual impaired students meanwhile are too much overloaded as caregivers. In such way, in order to improve the construction of geographic knowledge for this segment, policies that guarantee more SES professionals, proper qualifications and better working conditions for teachers are heavily necessary, as same as more investment and better infrastructure in the schools.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22729
dc.date.accessioned2021-12-22T18:04:44Z
dc.date.available2021-12-22
dc.date.available2021-12-22T18:04:44Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.subjectEnsino de Geografiapt_BR
dc.subjectDeficientes visuais - educaçãopt_BR
dc.subjectEducação de deficientes visuaispt_BR
dc.subjectRecursos táteispt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectAdaptações curricularespt_BR
dc.subjectPrática docente - geografiapt_BR
dc.subjectCegos e educaçãopt_BR
dc.subjectInclusão educacionalpt_BR
dc.subjectRelações espaciaispt_BR
dc.subjectAlfabetização cartográfica - deficientes visuaispt_BR
dc.subjectAtendimento educacional especializadopt_BR
dc.subjectDocentes de Geografiapt_BR
dc.subjectProfessores de Geografiapt_BR
dc.subjectSpecial educationpt_BR
dc.subjectTeaching geographypt_BR
dc.subjectVisually impaired - educationpt_BR
dc.subjectVisually impaired educationpt_BR
dc.subjectTactile featurespt_BR
dc.subjectInclusive educationpt_BR
dc.subjectCurriculum Adaptationspt_BR
dc.subjectTeaching practice - geographypt_BR
dc.subjectBlind and educationpt_BR
dc.subjectEducational inclusionpt_BR
dc.subjectSpatial relationshipspt_BR
dc.subjectCartographic literacy - visually impairedpt_BR
dc.subjectSpecialized educational servicept_BR
dc.subjectGeography Teacherspt_BR
dc.subjectGeography Teacherspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorALVES, Naum Filipe Nicácio.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeTeaching Geography and the use of tactile resources for students with visual impairments in schools in Campina Grande.pt_BR
dc.identifier.citationALVES, Naum Filipe Nicácio. O ensino de Geografia e o uso de recursos táteis para estudantes com deficiência visual em escolas de Campina Grande. 2018. 41f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em Geografia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22729pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Geografia CH - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
NAUM FELIPE NICÁCIO ALVES - TCC MONOGRAFIA LIC GEOGRAFIA CH 2018.pdfNaum Filipe Nicácio Alves - TCC Monografia Lic Geografia CH 2018.750.92 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.