Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22737
Title: O uso das tecnologias digitais e a formação docente em algumas Escolas Cidadãs Integrais da Paraíba.
Other Titles: The use of digital technologies and teacher training in some Integral Citizen Schools in Paraíba.
???metadata.dc.creator???: SILVA, Heverton Kayque da.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: LIRA, Sonia Maria de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: AZEVEDO, Sérgio Luiz Malta de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: ARAÚJO, Elânia Daniele Silva.
Keywords: Ensino de Geografia;Formação docente - Geografia;Tecnologias digitais e ensino de Geografia;Educação e tecnologias digitais;Escolas Cidadãs Integrais - Paraíba;Pandemia e ensino de Geografia;Regime especial de ensino;Teaching geography;Teacher training - Geography;Digital Technologies and Geography Education;Education and digital technologies;Integral Citizen Schools - Paraíba;Pandemic and geography teaching;Special teaching regime
Issue Date: 15-Oct-2021
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SILVA, Heverton Kayque da. O uso das tecnologias digitais e a formação docente em algumas Escolas Cidadãs Integrais da Paraíba. 2021. 28f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo), Curso de Licenciatura em Geografia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22737
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho tem como objetivo geral analisar o uso das tecnologias digitais neste período pandêmico nas aulas remotas em algumas Escolas Cidadãs Integrais (ECI) da Paraíba e a necessidade de formação docente para tal uso. A partir deste objetivo, derivam-se os seguintes objetivos específicos: identificar as desigualdades no uso das tecnologias digitais pelos brasileiros; verificar como os professores das ECI estão usando as tecnologias digitais no ensino remoto e entender como vem ocorrendo a formação para os professores das escolas estaduais da Paraíba no período pandêmico. Para isso, utilizamos tanto a metodologia qualitativa quanto quantitativa, através de questionários enviados aos docentes de forma online, através do Google Forms. Com isso, dialogou-se com 25 (vinte e cinco) professores (as) de escolas cidadãs integrais do Estado da Paraíba. Os dados obtidos demonstraram algumas dificuldades enfrentadas por eles no regime especial de ensino, como a falta de aparatos tecnológicos e a ausência de uma boa preparação para que conseguissem se adequar aos instrumentos de ensino. Boa parte dos docentes questionados classificaram as formações recebidas pela SEECT como insuficientes para abarcar as dificuldades geradas pelo ensino remoto. Sendo assim, percebeu-se a necessidade de maior investimento na política pública educacional em momentos formativos para os profissionais em educação, principalmente neste período emergencial.
Abstract: This work aims to analyze the use of digital technologies in this pandemic period in remote classes in some Integral Citizen Schools (ECI) in Paraíba and the need for teacher training for such use. From this objective, the following specific objectives unfold: to identify the inequalities in the use of digital technologies by Brazilians; verify how ECI teachers are using digital technologies in remote education and understand how training for teachers in state schools in Paraíba has been taking place during the pandemic period. For that, we use both qualitative and quantitative methodology, through questionnaires sent to teachers online through Google Forms. Thus, a dialogue was held with 25 (twenty-five) teachers from integral citizen schools in the State of Paraíba. The data obtained showed some difficulties faced by them in the special teaching regime, such as the lack of technological devices and the absence of a good preparation for them to be able to adapt to that form of teaching. Therefore, there is a need for greater investment in educational public policy in training moments for education professionals, especially in this emergency period.
Keywords: Ensino de Geografia
Formação docente - Geografia
Tecnologias digitais e ensino de Geografia
Educação e tecnologias digitais
Escolas Cidadãs Integrais - Paraíba
Pandemia e ensino de Geografia
Regime especial de ensino
Teaching geography
Teacher training - Geography
Digital Technologies and Geography Education
Education and digital technologies
Integral Citizen Schools - Paraíba
Pandemic and geography teaching
Special teaching regime
???metadata.dc.subject.cnpq???: Geografia
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22737
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Geografia CH - Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
HEVERTON KAYQUE DA SILVA - TCC ARTIGO LIC GEOGRAFIA CH 2021.pdfHeverton Kayque da Silva - TCC Artigo Lic Geografia CH 2021.269.71 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.