Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22737
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSILVA, H. K.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5938522098054950pt_BR
dc.contributor.advisor1LIRA, Sonia Maria de.
dc.contributor.advisor1IDLIRA, S. M.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1745920526512067pt_BR
dc.contributor.referee1AZEVEDO, Sérgio Luiz Malta de.
dc.contributor.referee1IDAZEVEDO, S. L. M.pt_BR
dc.contributor.referee2ARAÚJO, Elânia Daniele Silva.
dc.contributor.referee2IDARAÚJO, E. D. S.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo geral analisar o uso das tecnologias digitais neste período pandêmico nas aulas remotas em algumas Escolas Cidadãs Integrais (ECI) da Paraíba e a necessidade de formação docente para tal uso. A partir deste objetivo, derivam-se os seguintes objetivos específicos: identificar as desigualdades no uso das tecnologias digitais pelos brasileiros; verificar como os professores das ECI estão usando as tecnologias digitais no ensino remoto e entender como vem ocorrendo a formação para os professores das escolas estaduais da Paraíba no período pandêmico. Para isso, utilizamos tanto a metodologia qualitativa quanto quantitativa, através de questionários enviados aos docentes de forma online, através do Google Forms. Com isso, dialogou-se com 25 (vinte e cinco) professores (as) de escolas cidadãs integrais do Estado da Paraíba. Os dados obtidos demonstraram algumas dificuldades enfrentadas por eles no regime especial de ensino, como a falta de aparatos tecnológicos e a ausência de uma boa preparação para que conseguissem se adequar aos instrumentos de ensino. Boa parte dos docentes questionados classificaram as formações recebidas pela SEECT como insuficientes para abarcar as dificuldades geradas pelo ensino remoto. Sendo assim, percebeu-se a necessidade de maior investimento na política pública educacional em momentos formativos para os profissionais em educação, principalmente neste período emergencial.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqGeografiapt_BR
dc.titleO uso das tecnologias digitais e a formação docente em algumas Escolas Cidadãs Integrais da Paraíba.pt_BR
dc.date.issued2021-10-15
dc.description.abstractThis work aims to analyze the use of digital technologies in this pandemic period in remote classes in some Integral Citizen Schools (ECI) in Paraíba and the need for teacher training for such use. From this objective, the following specific objectives unfold: to identify the inequalities in the use of digital technologies by Brazilians; verify how ECI teachers are using digital technologies in remote education and understand how training for teachers in state schools in Paraíba has been taking place during the pandemic period. For that, we use both qualitative and quantitative methodology, through questionnaires sent to teachers online through Google Forms. Thus, a dialogue was held with 25 (twenty-five) teachers from integral citizen schools in the State of Paraíba. The data obtained showed some difficulties faced by them in the special teaching regime, such as the lack of technological devices and the absence of a good preparation for them to be able to adapt to that form of teaching. Therefore, there is a need for greater investment in educational public policy in training moments for education professionals, especially in this emergency period.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22737
dc.date.accessioned2021-12-22T20:18:28Z
dc.date.available2021-12-22
dc.date.available2021-12-22T20:18:28Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEnsino de Geografiapt_BR
dc.subjectFormação docente - Geografiapt_BR
dc.subjectTecnologias digitais e ensino de Geografiapt_BR
dc.subjectEducação e tecnologias digitaispt_BR
dc.subjectEscolas Cidadãs Integrais - Paraíbapt_BR
dc.subjectPandemia e ensino de Geografiapt_BR
dc.subjectRegime especial de ensinopt_BR
dc.subjectTeaching geographypt_BR
dc.subjectTeacher training - Geographypt_BR
dc.subjectDigital Technologies and Geography Educationpt_BR
dc.subjectEducation and digital technologiespt_BR
dc.subjectIntegral Citizen Schools - Paraíbapt_BR
dc.subjectPandemic and geography teachingpt_BR
dc.subjectSpecial teaching regimept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSILVA, Heverton Kayque da.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe use of digital technologies and teacher training in some Integral Citizen Schools in Paraíba.pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, Heverton Kayque da. O uso das tecnologias digitais e a formação docente em algumas Escolas Cidadãs Integrais da Paraíba. 2021. 28f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo), Curso de Licenciatura em Geografia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22737pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Geografia CH - Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
HEVERTON KAYQUE DA SILVA - TCC ARTIGO LIC GEOGRAFIA CH 2021.pdfHeverton Kayque da Silva - TCC Artigo Lic Geografia CH 2021.269.71 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.