Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22739
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDARAUJO, J. C.pt_BR
dc.contributor.advisor1LIRA, Sonia Maria de.
dc.contributor.advisor1IDLIRA, S. M.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1745920526512067pt_BR
dc.contributor.referee1DINIZ, Lincoln da Silva.
dc.contributor.referee2SOUZA, Crisólogo Vieira de.
dc.description.resumoO presente trabalho tem por objetivo analisar o acesso desigual tecnológico da população brasileira e as consequências desse processo no acesso às aulas, a partir do ensino remoto no período pandêmico. Assim, a pesquisa se utiliza da metodologia qualitativa e quantitativa, baseada em análise bibliográfica, usando autores que vêm trabalhando a temática da exclusão digital educacional e dados quantitativos. Nesta perspectiva, verificamos que as camadas populares da população não estão inseridas de forma ativa no processo informacional, havendo ausência de acesso a equipamentos digitais e conectividade, além de conhecimentos básicos para tal uso. Além disso, docentes e estudantes não estão universalmente familiarizados com a tecnologia como se era esperado para a garantia das aulas online, e isso também contribuiu para a intensificação do abandono escolar, demonstrando a necessidade de políticas públicas ativas, planejamento, recursos financeiros e qualificação para o uso das tecnologias digitais informacionais de maneira que possa contribuir para um desenvolvimento social menos desigual entre as classes, além da garantia do direito à educação.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqGeografiapt_BR
dc.titleA exclusão digital e educacional brasileira no período pandêmico.pt_BR
dc.date.issued2021-05
dc.description.abstractThe present work aims to analyze the inequalities in the access to digital technologies by Brazilian population, and the consequences to study accessibility, considering the remote schooling transition , promoted by the Pandemic containment measures. Meanwhile, this research utilized a qualitative methodology, based on a bibliographic analysis, and regarding authors that study the theme of digital exclusion in education. In that perspective, was verified that poor population are not actively integrated in the informational process, having absense of access to digital equipment and connectivity, also not having the basic knowledge of how to use such tools. Furthermore, students and teachers are not universally familiarized with the technologies, as it was expected to guarantee the effectiveness of remote classes, contributing to an intensification of school abandonment process, demonstrating the need for active public policies, strategies, financial support and qualification for the use of informational technologies in order to contribute for a social development with less inequalities between social classes, to guarantee the social right for education.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22739
dc.date.accessioned2021-12-22T20:29:43Z
dc.date.available2021-12-22
dc.date.available2021-12-22T20:29:43Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectExclusão digitalpt_BR
dc.subjectExclusão educacionalpt_BR
dc.subjectPandemia e exclusão digitalpt_BR
dc.subjectPeríodo pandêmico - exclusão educacionalpt_BR
dc.subjectEnsino remotopt_BR
dc.subjectEducação e pandemiapt_BR
dc.subjectConectividade e pandemiapt_BR
dc.subjectAulas online - pandemiapt_BR
dc.subjectLetramento digitalpt_BR
dc.subjectTecnologia e educaçãopt_BR
dc.subjectTecnologias digitais e pandemiapt_BR
dc.subjectTecnologias da informaçãopt_BR
dc.subjectDigital deletionpt_BR
dc.subjectEducational exclusionpt_BR
dc.subjectPandemic and digital dividept_BR
dc.subjectPandemic period - educational exclusionpt_BR
dc.subjectRemote teachingpt_BR
dc.subjectEducation and pandemicpt_BR
dc.subjectConnectivity and pandemicpt_BR
dc.subjectConnectivity and pandemicpt_BR
dc.subjectdigital literacypt_BR
dc.subjectTechnology and educationpt_BR
dc.subjectDigital technologies and pandemicpt_BR
dc.subjectInformation technologiespt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorARAUJO, Juberlânia Costa.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe Brazilian digital and educational exclusion in the pandemic period.pt_BR
dc.identifier.citationARAUJO, Juberlânia Costa. A exclusão digital e educacional brasileira no período pandêmico. 2021. 21f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo), Curso de Licenciatura em Geografia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22739pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Geografia CH - Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JUBERLÂNIA COSTA ARAUJO - TCC ARTIGO LIC GEOGRAFIA CH 2021.pdfJuberlânia Costa Araujo - TCC Artigo Lic Geografia CH 2021.179.75 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.