Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2275
Title: O conceito e o ensino de probabilidade nos 8º e 9º anos: análise e sugestões.
???metadata.dc.creator???: BEZERRA, Poliana Ribeiro dos Santos.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: MORAIS FILHO, Daniel Cordeiro de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: LOURÊDO, Aldo Trajano de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SOUZA, Francisco Antônio Morais de.
Keywords: Ensino da Probabilidade;Parâmetros Curriculares Nacionais;Base Nacional Curricular Comum;Aprendizagem;Probabilidade;Probability Teaching;National Curricular Parameters;Common National Curricular Base;Learning;Probability and Statistics
Issue Date: Dec-2016
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: BEZERRA, P. R. dos S. O conceito e o ensino de probabilidade nos 8º e 9º anos: análise e sugestões. 2016. 112 f. Dissertação (Mestrado profissional em Matemática) – Programa de Pós-Graduação em Matemática, Centro de Ciência e Tecnologia, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2016.
???metadata.dc.description.resumo???: O objetivo deste trabalho é contribuir para o processo de ensino-aprendizagem, em particular, o ensino de Probabilidade para os 8º e 9º anos do ensino fundamental. Para isto, a meta foi desenvolver uma proposta metodológica, que esteja de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN´s) e a Base nacional curricular comum (BNCC), sempre tendo como foco a produção de material adicional didático para o professor. A proposta de ensino apresentada nesta dissertação foi aplicada na Escola Municipal de Ensino Fundamental Erasmo de Araújo Souza - Montadas - PB e avaliada após ter sido aplicada. Ainda nesse trabalho foram analisados e apresentados os objetivos para o ensino de probabilidade, segundo os PCN's e a BNCC. Foi realizado um estudo de como três livros didáticos abordam o conteúdo de Probabilidade e se esta abordagem está em consonância com os PCN's e a BNCC. Espera-se que este trabalho tenha grande utilidade para os professores em sala de aula e que as atividades propostas despertem nos alunos o prazer pela disciplina e contribua com o ensino de a probabilidade.
Abstract: The aim of this work is to contribute to the teaching-learning process, in particular to the teaching of Probability at 8º and 9º grades. For this reason we proposed a methodology accordingly to the PCN's an to BNCC, always focusing the production of some didatic material to be used by the teacher. This methodology was applied at Escola Municipal de Ensino Fundamental Erasmo de Araújo Souza - Montadas - PB and was avaliated afterwards. In this work we also analysed the goals of Probability teaching accordly to PCN's and BNCC. We analvsed three books concerning how they introduce Probability and this introduction was made as proposed by the PCN's and BNCC. We hope that this work may be used by teachers in classroom and that our didatic proposals may enthusiasm the students to study probability.
Keywords: Ensino da Probabilidade
Parâmetros Curriculares Nacionais
Base Nacional Curricular Comum
Aprendizagem
Probabilidade
Probability Teaching
National Curricular Parameters
Common National Curricular Base
Learning
Probability and Statistics
???metadata.dc.subject.cnpq???: Matemática
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2275
Appears in Collections:Mestrado em Matemática em Rede PROFMAT

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
POLIANA RIBEIRO DOS SANTOS BEZERRA – DISSERTAÇÃO (PPGMAT) 2016.pdf6.01 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.